dc.contributor.advisor |
Castro, Fernanda Santana Rabello de |
|
dc.contributor.author |
Xavier, Maurício Silva |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-12T21:32:18Z |
|
dc.date.available |
2023-12-12T21:32:18Z |
|
dc.date.issued |
2022-09-27 |
|
dc.identifier.citation |
Xavier, Maurício Silva. A Imagem da Capoeira em Livros Didáticos da Década de 2010. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13938 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A Imagem da Capoeira em Livros Didáticos da Década de 2010 |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Castro, Fernanda Santana Rabello de |
|
dc.contributor.referee |
Magalhães, Aline Montenegro |
|
dc.contributor.referee |
Pereira, Amilcar Araujo |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS.HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
History Teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
Heritage |
pt_BR |
dc.subject.en |
Capoeira |
pt_BR |
dc.subject.en |
Identity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Popular Culture |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research aims to analyze representations about capoeira and the
insertion of its practitioners in different periods of Brazilian history, present in
elementary school textbooks used in public schools in Rio de Janeiro. In
accordance with recent historiography on the subject and the educational
legislation, I propose an approach to the study of this cultural practice in school
education that seeks to contribute to the identity formation of students.
The final product is a textbook composed of narratives about the various
forms of resistance to slavery by these individuals and their social articulations
in the post-abolition context. The text features a brief history of this tradition and
short biographies of prominent capoeiristas, in order to contribute to discussions
on the study of this Afro-Brazilian cultural practice in basic education. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar representações sobre a
capoeira e a inserção de seus praticantes, em diferentes períodos da história
brasileira, presentes em livros didáticos do ensino fundamental utilizados na
rede pública do Rio de Janeiro. Em acordo com a historiografia recente sobre o
tema e com a legislação de ensino, proponho uma abordagem sobre o estudo
dessa prática cultural na educação escolar, que busque contribuir para a
formação identitária dos educandos.
O produto final é um livro paradidático composto por narrativas sobre as
variadas formas de resistência à escravidão desses indivíduos e suas
articulações sociais no contexto do pós-abolição. O texto conta com um breve
histórico dessa tradição e com pequenas biografias de capoeiristas de
destaque, com o intuito de colaborar para as discussões sobre o estudo dessa
prática cultural afro-brasileira na educação básica. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Capoeira |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cultura Popular |
pt_BR |