DSpace Repository

A Imagem da Capoeira em Livros Didáticos da Década de 2010

Show simple item record

dc.contributor.advisor Castro, Fernanda Santana Rabello de
dc.contributor.author Xavier, Maurício Silva
dc.date.accessioned 2023-12-12T21:32:18Z
dc.date.available 2023-12-12T21:32:18Z
dc.date.issued 2022-09-27
dc.identifier.citation Xavier, Maurício Silva. A Imagem da Capoeira em Livros Didáticos da Década de 2010. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13938
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A Imagem da Capoeira em Livros Didáticos da Década de 2010 pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Castro, Fernanda Santana Rabello de
dc.contributor.referee Magalhães, Aline Montenegro
dc.contributor.referee Pereira, Amilcar Araujo
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Ensino de História pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS.HISTÓRIA pt_BR
dc.subject.en History Teaching pt_BR
dc.subject.en Heritage pt_BR
dc.subject.en Capoeira pt_BR
dc.subject.en Identity pt_BR
dc.subject.en Popular Culture pt_BR
dc.description.abstracten This research aims to analyze representations about capoeira and the insertion of its practitioners in different periods of Brazilian history, present in elementary school textbooks used in public schools in Rio de Janeiro. In accordance with recent historiography on the subject and the educational legislation, I propose an approach to the study of this cultural practice in school education that seeks to contribute to the identity formation of students. The final product is a textbook composed of narratives about the various forms of resistance to slavery by these individuals and their social articulations in the post-abolition context. The text features a brief history of this tradition and short biographies of prominent capoeiristas, in order to contribute to discussions on the study of this Afro-Brazilian cultural practice in basic education. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa tem como objetivo analisar representações sobre a capoeira e a inserção de seus praticantes, em diferentes períodos da história brasileira, presentes em livros didáticos do ensino fundamental utilizados na rede pública do Rio de Janeiro. Em acordo com a historiografia recente sobre o tema e com a legislação de ensino, proponho uma abordagem sobre o estudo dessa prática cultural na educação escolar, que busque contribuir para a formação identitária dos educandos. O produto final é um livro paradidático composto por narrativas sobre as variadas formas de resistência à escravidão desses indivíduos e suas articulações sociais no contexto do pós-abolição. O texto conta com um breve histórico dessa tradição e com pequenas biografias de capoeiristas de destaque, com o intuito de colaborar para as discussões sobre o estudo dessa prática cultural afro-brasileira na educação básica. pt_BR
dc.subject.pt Ensino de História pt_BR
dc.subject.pt Patrimônio pt_BR
dc.subject.pt Capoeira pt_BR
dc.subject.pt Identidade pt_BR
dc.subject.pt Cultura Popular pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|