dc.contributor.advisor |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.author |
Marini, Franco Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-13T20:35:42Z |
|
dc.date.available |
2023-12-13T20:35:42Z |
|
dc.date.issued |
2023-10-13 |
|
dc.identifier.citation |
MARINI, Franco Rodrigues. Explorando o ensino de variáveis algébricas no 7° ano: uma análise de livros didáticos e uma proposta de atividades com o geogebra. 83f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13939 |
|
dc.description.sponsorship |
N/A |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Explorando o ensino de variáveis algébricas no 7° ano: uma análise de livros didáticos e uma proposta de atividades com o geogebra |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Exploring the teaching of algebra variables in the 7th grade: an analysis of textbooks and a proposal for activities with geogebra |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Silva, Aline Caetano Bernardes da |
|
dc.contributor.referee |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Aline Caetano Bernardes da |
|
dc.contributor.referee |
Corrêa, Bruna Moustapha |
|
dc.contributor.referee |
Rangel, Letícia Guimarães |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Variables |
pt_BR |
dc.subject.en |
Concepts of algebra |
pt_BR |
dc.subject.en |
Algebraic thinking |
pt_BR |
dc.subject.en |
Generalizations of patterns |
pt_BR |
dc.subject.en |
Geogebra |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The understanding and manipulation of algebraic variables have always been
highlighted by various scientific research as subjects that are difficult for elementary
school students to understand. One of the causes of this problem comes from an inherent
characteristic of algebra itself: the diversity of ways of conceiving a variable. In the
approaches of many teachers and textbooks, there is a tendency to privilege certain
conceptions – such as the variable as an unknown – to the detriment of others – such as
the formulation of expressions or formulas. Due to this imbalance, the student's
knowledge in algebra is incomplete and limited, thus causing difficulties in fully
understanding the content and no progress towards more advanced subjects. The research
objectives were to analyze how algebraic variations are introduced in the 7th year,
through textbooks, and to develop a proposal for activities that best contribute to the
development of algebraic thinking. This research sought, therefore, to carry out
documentary research in 7th year mathematics textbooks in which the ways of presenting
the concept of variable are proven. Note that the introduction of variables is done hastily,
quickly moving on to algebraic manipulations. A bibliographical research was also
carried out, evolving the elaboration of a little product with four didactic sequences,
novels in Geogebra, whose activities make reference to the development of algebra
concepts contemplated in the textbooks developed. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A compreensão e a manipulação de variáveis algébricas sempre foram apontadas
por diversas pesquisas científicas como assuntos de difícil compreensão por parte dos
alunos do Ensino Fundamental. Uma das causas desse problema parte de uma
característica inerente à própria álgebra: a diversidade de formas de se conceber uma
variável. Nas abordagens de muitos professores e livros didáticos, há a tendência em
privilegiar determinadas concepções – tais como a variável como incógnita – em
detrimento de outras – como a formulação de expressões ou fórmulas. Devido a este
desequilíbrio, o conhecimento do estudante em álgebra fica incompleto e limitado,
causando assim, dificuldades na compreensão plena do conteúdo e no progresso para
assuntos mais avançados. Os objetivos de pesquisa foram analisar como as variáveis
algébricas são introduzidas no 7° ano, por meio dos livros didáticos, e elaborar uma
proposta de atividades que melhor contribuam para o desenvolvimento do pensamento
algébrico. Esta pesquisa buscou, portanto, realizar uma pesquisa documental em livros
didáticos de matemática do 7° ano em que são analisadas as formas de apresentação do
conceito de variável. Observou-se que a introdução das variáveis é feita de forma
apressada, passando-se rapidamente para as manipulações algébricas. Buscou-se ainda
realizar uma pesquisa bibliográfica, visando a elaboração de um produto com quatro
sequências didáticas, implementadas no Geogebra, cujas atividades fazem referência ao
desenvolvimento de concepções da álgebra pouco contempladas nos livros didáticos
analisados. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Variáveis |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Concepções da álgebra |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pensamento algébrico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Generalizações de padrões |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Geogebra |
pt_BR |