dc.contributor.advisor |
Lima, Marcelo Carneiro de |
|
dc.contributor.author |
Mesquita, Gabriel |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-14T21:22:24Z |
|
dc.date.available |
2023-12-14T21:22:24Z |
|
dc.date.issued |
2023-08 |
|
dc.identifier.citation |
Mesquita, Gabriel. ||: (À) Bússola Intertextual (é) O Estranho Retorno Infinito :|| Tese (Doutorado em Música) - Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13940 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
MESQUITA, Gabriel. ||: (À) Bússola Intertextual (é) O Estranho Retorno Infinito :|| Tese (Doutorado em Música) - Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Lima, Marcelo Carneiro de |
|
dc.contributor.referee |
Oliveira, Liduino José Pitombeira de |
|
dc.contributor.referee |
Barrenechea, Lucia Silva |
|
dc.contributor.referee |
Ribeiro, Erika Maria |
|
dc.contributor.referee |
Bezerra, Rafael Soares |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Intertextuality |
pt_BR |
dc.subject.en |
Intertextual Compass |
pt_BR |
dc.subject.en |
Infinite Monkey Theorem |
pt_BR |
dc.subject.en |
Eternal Return |
pt_BR |
dc.subject.en |
Strange Loops |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Intertextuality is a term that comes from Literature and means the creation of a work from another preexisting one, or the presence of a work in another, or the dialogue between two or more works. In The Acoustics of Influence: a recomposition of intertextuality in music, we created the Intertextual Compass, an instrument through which we elaborated an original proposal to classify and systematize intertextuality with the scope of music, carrying out a vast compilation and unification of intertextual typologies. Now, in this new work, we added a focus on the cyclical aspect of the phenomenon of intertextuality and emphasized its perception as a kind of Strange Infinite Return: a mathematical philosophical-poetic representation of constant, omnipresent and eternal intertextual recurrence. To compose such a representation, we will present our link between three theories from different authors, areas and times: Émile Borel's Infinite Monkey Theorem, Friedrich Nietzsche's Eternal Return, and Douglas Hofstadter's Strange Loops. Tracing a cycle entirely permeated and governed by the concept of intertextuality, we will reveal the intertextual antecedents and descendants of these three theories, which inspired the original proposal of linking them, which, in turn, unveiled in itself a metaphor of intertextuality and our Intertextual Compass. This metaphorical construction was reflected in the structure of the thesis itself, as well as in our musical analysis and composition — the Noturno After Wine, by Tim Rescala, and our piece entitled Metamorfoseanna, respectively. This entire circuit is, moreover, synthesized in the content and form of our title. As a result, ||: The Intertextual Compass and/(is) The Strange Infinite Return (to) :|| is a work about intertextuality and the Strange Infinite Return, created from intertextuality and written in a form of a strange infinite return. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A intertextualidade é um conceito que designa a criação de uma obra a partir de obras anteriores, a presença de uma obra em outras, ou, ainda, o diálogo entre diferentes obras. No trabalho A Acústica da Influência: uma recomposição da intertextualidade na música, criamos a chamada Bússola Intertextual, um instrumento por meio do qual elaboramos uma proposta original para classificar e sistematizar a intertextualidade no âmbito da música, realizando uma vasta compilação e unificação de tipologias intertextuais. Agora, neste novo trabalho, acrescentamos um enfoque no aspecto cíclico do fenômeno da intertextualidade e ressaltamos a sua percepção como uma espécie de Estranho Retorno Infinito: uma representação matemático-filosófico-poética da constante, onipresente e eterna recorrência intertextual. Para compor tal representação, apresentaremos nosso encadeamento entre três teorias de diferentes autores, áreas e épocas: o Teorema do Macaco Infinito de Émile Borel, o Eterno Retorno de Friedrich Nietzsche, e as Voltas Estranhas de Douglas Hofstadter. Traçando um ciclo inteiramente permeado e regido pelo conceito de intertextualidade, foram revelados antecedentes e descendentes intertextuais dessas três teorias abordadas, as quais inspiraram a proposta original de encadeamento entre elas, que, por sua vez, descortinou em si mesmo uma metáfora da intertextualidade e da nossa Bússola Intertextual. Essa construção metafórica ainda se refletiu na própria estrutura da tese, assim como nas nossas aplicações de análise e composição musical do trabalho — a obra de música cênica Noturno depois do vinho, de Tim Rescala, e a nossa peça intitulada Metamorfoseanna, respectivamente. Todo esse circuito está, ademais, sintetizado no conteúdo e na forma do nosso título. Como resultado, ||: ( À) Bússola Intertextual ( é) O Estranho Retorno Infinito :|| é um trabalho sobre a intertextualidade e o Estranho Retorno Infinito, criado a partir da intertextualidade e escrito em forma de um estranho retorno infinito. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Intertextualidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Bússola Intertextual |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teorema do Macaco Infinito |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Eterno Retorno |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Voltas Estranhas |
pt_BR |