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Konnakol: uma proposta para a improvisação jazzística

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dc.contributor.advisor Korman, Clifford Hill
dc.contributor.author Lopes, Rogério
dc.date.accessioned 2023-12-14T21:22:38Z
dc.date.available 2023-12-14T21:22:38Z
dc.date.issued 2023-10
dc.identifier.citation Lopes, Rogério. Konnakol: uma proposta para a improvisação jazzística. 2023. Tese (Doutorado em Música) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2023 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13941
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Konnakol: uma proposta para a improvisação jazzística pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Korman, Clifford Hill
dc.contributor.referee Quaranta, Daniel Eduardo
dc.contributor.referee Lima, Marcelo Carneiro de
dc.contributor.referee Merlino, Julio Cesar Vieira
dc.contributor.referee Rocha, Fernando de Oliveira
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en improvisation pt_BR
dc.subject.en konnakol pt_BR
dc.subject.en korvai pt_BR
dc.subject.en Artistic Research pt_BR
dc.description.abstracten This text aims to analyze the use of konnakol, a syllable-based rhythmic language widely used in carnatic music (South Indian music), and its potential use for jazz improvisation. It has been found in recent years that konnakol has been used in rhythmic contexts of Western music by instrumentalists and in various musical genres (COTLER, 2019; DANIEL, 2019; EKHLUND, 2019; SCHIMPELSBERGER, 2019; TIESSEN, 2019). This research seeks to understand the konnakol rhythm as a creative tool for melodic improvisation. The concepts of "referent" and "knowledge base", proposed by PRESSING (1984, 1987) are used as the improvisation theoretical framework that supports this research. The analysis was initially developed from the elaboration of melodic studies based on the korvai, a type of rhythmic composition that is always present in the percussion solos of Carnatic music concerts (called tani avarthanam). Subsequently, we sought to observe the way in which the Indian-American artists Rudresh Mahanthappa and Vijay Iyer (two contemporary jazz artists very influenced by Indian music) use korvais in compositions and improvisations, with the intent for plan approaches based on the work of these artists in my own improvisations, The artistic result of this reflection was demonstrated through a recital, seeking to use Artistic Research as a methodology to dissect, map and document the entire process of construction and execution. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente texto propõe analisar o konnakol, uma silabação rítmica muito utilizada na música carnática (música do sul da Índia), e o potencial para seu uso na elaboração de uma improvisação jazzística. Verificou-se, nos últimos anos, que o konnakol tem sido usado em contextos rítmicos da música ocidental por instrumentistas e em gêneros musicais variados (COTLER, 2019; DANIEL, 2019; EKHLUND, 2019; SCHIMPELSBERGER, 2019; TIESSEN, 2019). O referencial teórico desta tese se divide em dois capítulos, nos quais se abordam os fundamentos do ritmo carnático (de onde o konnakol é originário) e a improvisação, com ênfase na maneira em que ocorre no gênero jazz. A compreensão da rítmica do konnakol utilizada nesta tese está baseada no uso desta linguagem rítmica como uma ferramenta de criação para um improviso melódico. Para o referencial teórico de improvisação que sustenta esta pesquisa, utilizou-se os conceitos de "referente" e "base de conhecimento", propostos por PRESSING (1984, 1987). A análise foi desenvolvida inicialmente a partir da elaboração de estudos melódicos baseados no korvai, um tipo de composição rítmica que está sempre presente nos solos de percussão dos concertos de música carnática (denominado tani avarthanam). Posteriormente buscou-se observar a maneira como os artistas indo-americanos Rudresh Mahanthappa e Vijay Iyer (dois artistas do jazz contemporâneo influenciados pela música indiana) utillizam os korvais em composições e improvisos, para planejar abordagens para meus próprios improvisos, baseada na prática destes artistas. O fruto desta reflexão foi demonstrado por meio de um recital, buscando-se utilizar a Pesquisa Artística como uma metodologia para se dissecar, mapear e documentar todo o processo de construção e execução. pt_BR
dc.subject.pt improvisação pt_BR
dc.subject.pt konnakol pt_BR
dc.subject.pt Pesquisa Artística pt_BR


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