dc.contributor.advisor |
Coelho, José Luiz Ligiéro |
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dc.contributor.author |
Santana, Gabriela Santos Cavalcante |
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dc.date.accessioned |
2023-12-18T21:37:41Z |
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dc.date.available |
2023-12-18T21:37:41Z |
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dc.date.issued |
2023-08 |
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dc.identifier.citation |
Santana, Gabriela Santos Cavalcante. A esgrima afrocolombiana: memórias, territórios e corporeidades. 2023. 202 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13942 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A esgrima afrocolombiana: memórias, territórios e corporeidades |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Espitia, Martha Esperanza Ospina |
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dc.contributor.referee |
Coelho, José Luiz Ligiéro |
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dc.contributor.referee |
Espitia, Martha Esperanza Ospina |
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dc.contributor.referee |
Silva, Renata de Lima |
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dc.contributor.referee |
Penoni, Isabel |
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dc.contributor.referee |
Castro, Mauricio Barros de |
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dc.contributor.referee |
Zenicola, Denise Mancebo |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Machete and Bordón fencing |
pt_BR |
dc.subject.en |
Afrodiasporic martialities |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memories |
pt_BR |
dc.subject.en |
Territories |
pt_BR |
dc.subject.en |
Corporeality |
pt_BR |
dc.subject.es |
Esgrima de Machete y Bordón |
pt_BR |
dc.subject.es |
Marcialidades afrodiaspóricas |
pt_BR |
dc.subject.es |
Memorias. |
pt_BR |
dc.subject.es |
Territorios |
pt_BR |
dc.subject.es |
Corporeidades |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Esta tese discorre a respeito de dois estilos de jogos afrocolombianos: Español Reformado y Remonte Relancino, praticados com facão e bastão (Machete y Bordón), ensinados nos municípios de Puerto Tejada, Mazamorrero e Bajo San Francisco, todos localizados na região pacífica da Colômbia. Os jogos são analisados desde três dimensões: mnemônica, territorial e corporal. Tal abordagem resulta em escritas autoetnográficas para a compreensão de aspectos pedagógicos e didáticos desta arte. Quanto aos jogos em sua dimensão performática, são propostas análises de elementos e propriedades de matrizes e motrizes negro-africanas para posterior discussão sobre a prática do testemunho pelo Movimento Autêntico, uma abordagem somático-relacional, para a investigação no e pelo corpo dos estados de corpo que emergem da experiência desses jogos. O propósito do estudo consiste em elaborar um pensamento estético e político sobre aspectos culturais, sociais e raciais que constituem a esgrima de Machete y Bordón como arte marcial afrodiaspórica expressiva e relevante no hall das tradições culturais da América do Sul, assim como no meio das artes performativas. Com isto, visamos favorecer a interface entre as marcialidades afrodiaspóricas, como a esgrima de Machete y Bordón, e o campo da Dança, impulsionando associações e relações pouco usuais no ambiente da Dança Cênica entre Brasil e Colômbia. Deste modo, pretendemos ampliar as percepções de formas expressivas que articulam danças e lutas de povos originários e diaspóricos pesquisados perifericamente no campo hegemônico da Dança Cênica ocidental. A pesquisa é mobilizada pelas seguintes perguntas: Quais as contribuições da abordagem proposta para os estudos já realizados sobre esta arte? E o que podemos aprender com os saberes corporais próprios do Machete y Bordón, sendo esta uma prática que resiste historicamente a práticas colonizatórias? |
pt_BR |
dc.description.abstractes |
Esta tesis desarrolla reflexiones al respecto de dos estilos de juegos afrocolombianos practicados con machetes y bordones, enseñados en los municipios de Puerto Tejada, Mazamorrero y Bajo San Francisco, todos ubicados en la región pacífica de Colombia. Los juegos son analizados desde tres dimensiones: mnemónica, territorial y corporal. El abordaje resulta en escrituras auto etnográficas para la comprensión de aspectos pedagógicos y didácticos de este arte. Para la dimensión performática son propuestas um análisis de elementos y propriedades matrices y motrices negro-africanas para el posterior discussion de la práctica del testemonio por el Movimento Autêntico, um abordage somático relacional, para la investigación em el y por el cuerpo de los estados corporales que emergen de la experiência de estes juegos. El propósito del estudio consiste en producir un pensamento estético y político sobre los aspectos culturales, sociales y raciales que constituem la esgrima de Machete y Bordón con un arte marcial afrodiaspórico expressivo y relevante en el rol de las tradiciones culturales de América del Sur, así como médio de las artes performativas. Creemos que el estudio contribuye para la interfaz entre las marcialidades afrodiaspóricas, tal como la esgrima de Machete y Bordón y el campo de la danza, estimulando asociaciones y relaciones poco usuales en el campo de la Dança Escénica entre Brasil y Colombia. De esta manera, pretendemos ampliar las percepciones de formas expresivas que articulan danzas y luchas de pueblos originarios y diaspóricos poco investigadas en el campo hegemónico de la danza escénica occidental. La investigación es movilizada por las preguntas: ¿Cuáles son las contribuciones del enfoque aquí propuesto a los estudios ya realizados sobre este arte? ¿Y qué podemos aprender del saber corporal de Machete y Bordón, siendo esta una práctica que resiste historicamente a las prácticas colonizadoras? |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta tese discorre a respeito de dois estilos de jogos afrocolombianos: Español Reformado y Remonte Relancino, praticados com facão e bastão (Machete y Bordón), ensinados nos municípios de Puerto Tejada, Mazamorrero e Bajo San Francisco, todos localizados na região pacífica da Colômbia. Os jogos são analisados desde três dimensões: mnemônica, territorial e corporal. Tal abordagem resulta em escritas autoetnográficas para a compreensão de aspectos pedagógicos e didáticos desta arte. Quanto aos jogos em sua dimensão performática, são propostas análises de elementos e propriedades de matrizes e motrizes negro-africanas para posterior discussão sobre a prática do testemunho pelo Movimento Autêntico, uma abordagem somático-relacional, para a investigação no e pelo corpo dos estados de corpo que emergem da experiência desses jogos. O propósito do estudo consiste em elaborar um pensamento estético e político sobre aspectos culturais, sociais e raciais que constituem a esgrima de Machete y Bordón como arte marcial afrodiaspórica expressiva e relevante no hall das tradições culturais da América do Sul, assim como no meio das artes performativas. Com isto, visamos favorecer a interface entre as marcialidades afrodiaspóricas, como a esgrima de Machete y Bordón, e o campo da Dança, impulsionando associações e relações pouco usuais no ambiente da Dança Cênica entre Brasil e Colômbia. Deste modo, pretendemos ampliar as percepções de formas expressivas que articulam danças e lutas de povos originários e diaspóricos pesquisados perifericamente no campo hegemônico da Dança Cênica ocidental. A pesquisa é mobilizada pelas seguintes perguntas: Quais as contribuições da abordagem proposta para os estudos já realizados sobre esta arte? E o que podemos aprender com os saberes corporais próprios do Machete y Bordón, sendo esta uma prática que resiste historicamente a práticas colonizatórias? |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Esgrima de Machete y Bordón |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Marcialidades afrodiaspóricas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memórias. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Territórios |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Corporeidades |
pt_BR |