DSpace Repository

A esgrima afrocolombiana: memórias, territórios e corporeidades

Show simple item record

dc.contributor.advisor Coelho, José Luiz Ligiéro
dc.contributor.author Santana, Gabriela Santos Cavalcante
dc.date.accessioned 2023-12-18T21:37:41Z
dc.date.available 2023-12-18T21:37:41Z
dc.date.issued 2023-08
dc.identifier.citation Santana, Gabriela Santos Cavalcante. A esgrima afrocolombiana: memórias, territórios e corporeidades. 2023. 202 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13942
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A esgrima afrocolombiana: memórias, territórios e corporeidades pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Espitia, Martha Esperanza Ospina
dc.contributor.referee Coelho, José Luiz Ligiéro
dc.contributor.referee Espitia, Martha Esperanza Ospina
dc.contributor.referee Silva, Renata de Lima
dc.contributor.referee Penoni, Isabel
dc.contributor.referee Castro, Mauricio Barros de
dc.contributor.referee Zenicola, Denise Mancebo
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Machete and Bordón fencing pt_BR
dc.subject.en Afrodiasporic martialities pt_BR
dc.subject.en Memories pt_BR
dc.subject.en Territories pt_BR
dc.subject.en Corporeality pt_BR
dc.subject.es Esgrima de Machete y Bordón pt_BR
dc.subject.es Marcialidades afrodiaspóricas pt_BR
dc.subject.es Memorias. pt_BR
dc.subject.es Territorios pt_BR
dc.subject.es Corporeidades pt_BR
dc.description.abstracten Esta tese discorre a respeito de dois estilos de jogos afrocolombianos: Español Reformado y Remonte Relancino, praticados com facão e bastão (Machete y Bordón), ensinados nos municípios de Puerto Tejada, Mazamorrero e Bajo San Francisco, todos localizados na região pacífica da Colômbia. Os jogos são analisados desde três dimensões: mnemônica, territorial e corporal. Tal abordagem resulta em escritas autoetnográficas para a compreensão de aspectos pedagógicos e didáticos desta arte. Quanto aos jogos em sua dimensão performática, são propostas análises de elementos e propriedades de matrizes e motrizes negro-africanas para posterior discussão sobre a prática do testemunho pelo Movimento Autêntico, uma abordagem somático-relacional, para a investigação no e pelo corpo dos estados de corpo que emergem da experiência desses jogos. O propósito do estudo consiste em elaborar um pensamento estético e político sobre aspectos culturais, sociais e raciais que constituem a esgrima de Machete y Bordón como arte marcial afrodiaspórica expressiva e relevante no hall das tradições culturais da América do Sul, assim como no meio das artes performativas. Com isto, visamos favorecer a interface entre as marcialidades afrodiaspóricas, como a esgrima de Machete y Bordón, e o campo da Dança, impulsionando associações e relações pouco usuais no ambiente da Dança Cênica entre Brasil e Colômbia. Deste modo, pretendemos ampliar as percepções de formas expressivas que articulam danças e lutas de povos originários e diaspóricos pesquisados perifericamente no campo hegemônico da Dança Cênica ocidental. A pesquisa é mobilizada pelas seguintes perguntas: Quais as contribuições da abordagem proposta para os estudos já realizados sobre esta arte? E o que podemos aprender com os saberes corporais próprios do Machete y Bordón, sendo esta uma prática que resiste historicamente a práticas colonizatórias? pt_BR
dc.description.abstractes Esta tesis desarrolla reflexiones al respecto de dos estilos de juegos afrocolombianos practicados con machetes y bordones, enseñados en los municipios de Puerto Tejada, Mazamorrero y Bajo San Francisco, todos ubicados en la región pacífica de Colombia. Los juegos son analizados desde tres dimensiones: mnemónica, territorial y corporal. El abordaje resulta en escrituras auto etnográficas para la comprensión de aspectos pedagógicos y didácticos de este arte. Para la dimensión performática son propuestas um análisis de elementos y propriedades matrices y motrices negro-africanas para el posterior discussion de la práctica del testemonio por el Movimento Autêntico, um abordage somático relacional, para la investigación em el y por el cuerpo de los estados corporales que emergen de la experiência de estes juegos. El propósito del estudio consiste en producir un pensamento estético y político sobre los aspectos culturales, sociales y raciales que constituem la esgrima de Machete y Bordón con un arte marcial afrodiaspórico expressivo y relevante en el rol de las tradiciones culturales de América del Sur, así como médio de las artes performativas. Creemos que el estudio contribuye para la interfaz entre las marcialidades afrodiaspóricas, tal como la esgrima de Machete y Bordón y el campo de la danza, estimulando asociaciones y relaciones poco usuales en el campo de la Dança Escénica entre Brasil y Colombia. De esta manera, pretendemos ampliar las percepciones de formas expresivas que articulan danzas y luchas de pueblos originarios y diaspóricos poco investigadas en el campo hegemónico de la danza escénica occidental. La investigación es movilizada por las preguntas: ¿Cuáles son las contribuciones del enfoque aquí propuesto a los estudios ya realizados sobre este arte? ¿Y qué podemos aprender del saber corporal de Machete y Bordón, siendo esta una práctica que resiste historicamente a las prácticas colonizadoras? pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta tese discorre a respeito de dois estilos de jogos afrocolombianos: Español Reformado y Remonte Relancino, praticados com facão e bastão (Machete y Bordón), ensinados nos municípios de Puerto Tejada, Mazamorrero e Bajo San Francisco, todos localizados na região pacífica da Colômbia. Os jogos são analisados desde três dimensões: mnemônica, territorial e corporal. Tal abordagem resulta em escritas autoetnográficas para a compreensão de aspectos pedagógicos e didáticos desta arte. Quanto aos jogos em sua dimensão performática, são propostas análises de elementos e propriedades de matrizes e motrizes negro-africanas para posterior discussão sobre a prática do testemunho pelo Movimento Autêntico, uma abordagem somático-relacional, para a investigação no e pelo corpo dos estados de corpo que emergem da experiência desses jogos. O propósito do estudo consiste em elaborar um pensamento estético e político sobre aspectos culturais, sociais e raciais que constituem a esgrima de Machete y Bordón como arte marcial afrodiaspórica expressiva e relevante no hall das tradições culturais da América do Sul, assim como no meio das artes performativas. Com isto, visamos favorecer a interface entre as marcialidades afrodiaspóricas, como a esgrima de Machete y Bordón, e o campo da Dança, impulsionando associações e relações pouco usuais no ambiente da Dança Cênica entre Brasil e Colômbia. Deste modo, pretendemos ampliar as percepções de formas expressivas que articulam danças e lutas de povos originários e diaspóricos pesquisados perifericamente no campo hegemônico da Dança Cênica ocidental. A pesquisa é mobilizada pelas seguintes perguntas: Quais as contribuições da abordagem proposta para os estudos já realizados sobre esta arte? E o que podemos aprender com os saberes corporais próprios do Machete y Bordón, sendo esta uma prática que resiste historicamente a práticas colonizatórias? pt_BR
dc.subject.pt Esgrima de Machete y Bordón pt_BR
dc.subject.pt Marcialidades afrodiaspóricas pt_BR
dc.subject.pt Memórias. pt_BR
dc.subject.pt Territórios pt_BR
dc.subject.pt Corporeidades pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|