dc.contributor.advisor |
Merisio, Paulo Ricardo |
|
dc.contributor.author |
Martins, Carla Pires |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-18T21:37:56Z |
|
dc.date.available |
2023-12-18T21:37:56Z |
|
dc.date.issued |
2023-06 |
|
dc.identifier.citation |
Martins, Carla Pires. A História da Cigana dos Canaviais: Proposta Arqueocênica para Corp(es)-em-arte . 2023. 343 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13943 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A História da Cigana dos Canaviais: Proposta Arqueocênica para Corp(es)-em-arte |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Merisio, Paulo Ricardo |
|
dc.contributor.referee |
Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de |
|
dc.contributor.referee |
Haderchpek, Robson Carlos |
|
dc.contributor.referee |
Coelho, José Luiz Ligiéro |
|
dc.contributor.referee |
Oliveira, Roberto Charles Feitosa de |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
popular toys |
pt_BR |
dc.subject.en |
archaeocene procedures |
pt_BR |
dc.subject.en |
corp(s)-in-art |
pt_BR |
dc.subject.en |
scenic-dramaturgical composition |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Based on 'fabular' and 'playful' performance writing, this thesis – linked to the Graduate Program in Performing Arts at the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO) – promotes the 'unearthing' of the “Cigana dos Canaviais”, in order to link pedagogical and artistic procedures of 'Warming Up' and Composition, having as base the universe of popular games from Pernambuco. The researcher elaborated a complex for scenic creation, entitled “Archaeocenic Proposal for Corp(s)-in-art”. This complex was experienced by artists, under the guidance of the researcher, generating scenic dramaturgical composition “Under the Sun: The History of the Gypsy who swallowed the earth and dressed in the sun”, as a constituent part of the doctorate; that “together with” the processes “Cravo do Canavial” and “Tombo da Rainha”, in a trilogy, wove aesthetics of the extraordinary, from an Archaeocenic perspective. The Archaeocene 'Warming up' and Composition “Under the Sun: The History of the Gypsy who swallowed the earth and dressed in the sun”, as a constituent part of the doctorate; that “together with” the processes “Cravo do Canavial” and “Tombo da Rainha”, in a trilogy, wove aesthetics of the extraordinary, from an Archaeocenic perspective. The Archaeocene 'Warming up' and Composition procedures presuppose opening up to the mythologies of the original peoples and peoples who arrived from Africa(S), forces that intertwine on the floor of popular toys, having as a reference the Encruzilhada da Bringa (Nazaré da Mata-PE). The Earth-Feminine-Body trinomial composes the poetics of the processes, under the guidance of the “knowledge of the heart”, constituting itself, from elements of the Afro Amerindian motives present in Maracatus Rural and Nação, Cavalo Marinho, Frevo and Caboclinhos; moving away from a vertical transmission of knowledge. Reaching the personal and collective psyche, from the emergence of personal mythologies of the artists, the research establishes a dialogue between the arts and the fields of Anthropology of the Imaginary and Archetypal Psychology. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Partindo de escrita performática ‘fabular’ e ‘brincante’, essa tese – vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – promove o ‘desencave’ da “Cigana dos Canaviais”, a fim de enlaçar procedimentos pedagógicos e artísticos de ‘Esquentamento’ e Composição, tendo como chão o universo das brincadeiras populares pernambucanas. A pesquisadora elaborou um complexo para criação cênica, intitulado “Proposta Arqueocênica para Corp(es)-em-arte”. Este complexo foi vivenciado por artistas, sob a orientação da pesquisadora, gerando composição cênico-dramatúrgica “Sob o Sol: A História da Cigana que engoliu a terra e se vestiu de sol”, como parte constituinte do doutorado; que “junto com” os processos “Cravo do Canavial” e “Tombo da Rainha”, em trilogia, teceram estética do extraordinário, sob perspectiva Arqueocênica. Os procedimentos de ‘Esquentamento’ e Composição Arqueocênicos pressupõem, abrir-se para as mitologias dos povos originários e dos povos que chegaram de Africa(S), forças que se entrecruzam no chão dos brinquedos populares, tendo como referência a Encruzilhada da Bringa (Nazaré da Mata- PE). O trinômio Terra-Feminino-Corpo compõe a poética dos processos, sob guiança das “sabenças do coração”, enlaçando elementos das motrizes afro-ameríndias presentes nos Maracatus Rural e Nação, Cavalo Marinho, Frevo e Caboclinhos; distanciando-se, de uma transmissão vertical dos saberes. Atingindo a psique pessoal e coletiva, a partir da emersão de mitologias pessoais dos artistas, a pesquisa estabelece diálogo entre as artes e os campos da Antropologia do Imaginário e da Psicologia Arquetípica. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
brinquedos populares |
pt_BR |
dc.subject.pt |
procedimentos arqueocênicos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
corp(es)-em-arte |
pt_BR |
dc.subject.pt |
composição cênico-dramatúrgica |
pt_BR |