DSpace Repository

Metamorfoses do Corpo: Somática e Butô como caminhos poéticos para uma pedagogia sensível.

Show simple item record

dc.contributor.advisor Keiserman, Nara Waldermar
dc.contributor.author Edmundo, Caio Picarelli Figueiredo
dc.date.accessioned 2023-12-18T21:38:20Z
dc.date.available 2023-12-18T21:38:20Z
dc.date.issued 2023-04
dc.identifier.citation Edmundo, Caio Picarelli Figueiredo. Metamorfoses do Corpo: Somática e Butô como caminhos poéticos para uma pedagogia sensível. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, 2023 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13945
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Metamorfoses do Corpo: Somática e Butô como caminhos poéticos para uma pedagogia sensível. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Keiserman, Nara Waldermar
dc.contributor.referee Peretta, Eden Silva
dc.contributor.referee Felix, Tania Alice
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Butoh pt_BR
dc.subject.en Somatics pt_BR
dc.subject.en Angel Vianna’s Methodology pt_BR
dc.subject.en metamorphoses pt_BR
dc.subject.en Sensitive pedagogy pt_BR
dc.description.abstracten This research, developed partly during the COVID-19 pandemic period, and partly in the post-pandemic period, aims to create bridges of dialogue between the author’s artistic experience with Butoh Dance as proposed by its creator, the dancer Tatsumi Hijikata, in the lens the Angel Vianna’s Methodology to point about a sensitive pedagogy approach. To this end, the dissertation is divided into three fundamental chapters: 1) “Aura de Cristal”: somatic exercise of creation in arts; 2) the possible frictions between the legacy of Tatsumi Hijikata and artistic-pedagogical approaches of the Angel Vianna’s Methodology and the metamorphosis generated by such interwaving – Butoh and the Metamorphoses of the Body; 3) and the expositorypedagogical accounnt of the applicability of the research as práxis and pedagogical proccess – Metamorphoses of meeting: for a sensitive pedagogy. The final chapter follows in the form of considerations for the perspective of what will be from the research in the future. There will be moments of intervention and pauses throughout the text to ground the experience as a caress that the author calls “Somatic Breezes”. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A presente pesquisa, desenvolvida parte no período pandêmico da COVID-19, e parte no período pós-pandêmico, visa criar pontes de diálogo entre a experiênciavivência artística do autor com a Dança Butô como proposta por seu criador, o bailarino Tatsumi Hijikata e com a Somática sob a lente da Metodologia Angel Vianna no apontamento de uma pedagogia sensível. Para tal, a dissertação se divide em três capítulos fundamentadores: 1) “Aura de Cristal”: exercício somático de criação em arte; 2) as fricções possíveis entre o legado de Tatsumi Hijikata com as práticas artístico-pedagógicas da Metodologia Angel Vianna e as metamorfoses geradas por tal entremeamento – Butô e as Metamorfoses do Corpo; 3) e o relato expositivodocente da aplicabilidade da pesquisa como praxis e processo pedagógico – Metamorfoses do encontro: por uma pedagogia sensível. O capítulo final segue em formato de considerações para a perspectiva do que seguirá da pesquisa no futuro. Há momentos de intervenção e pausa ao longo do texto para aterrar a experiência como um acarinhamento que o autor chama de “Brisas Somáticas”. pt_BR
dc.subject.pt Butô pt_BR
dc.subject.pt Somática pt_BR
dc.subject.pt Metodologia Angel Vianna pt_BR
dc.subject.pt metamorfoses pt_BR
dc.subject.pt pedagogia sensível pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|