dc.contributor.advisor |
Keiserman, Nara Waldermar |
|
dc.contributor.author |
Edmundo, Caio Picarelli Figueiredo |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-18T21:38:20Z |
|
dc.date.available |
2023-12-18T21:38:20Z |
|
dc.date.issued |
2023-04 |
|
dc.identifier.citation |
Edmundo, Caio Picarelli Figueiredo. Metamorfoses do Corpo: Somática e Butô como caminhos poéticos para uma pedagogia sensível. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, 2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13945 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Metamorfoses do Corpo: Somática e Butô como caminhos poéticos para uma pedagogia sensível. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Keiserman, Nara Waldermar |
|
dc.contributor.referee |
Peretta, Eden Silva |
|
dc.contributor.referee |
Felix, Tania Alice |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Butoh |
pt_BR |
dc.subject.en |
Somatics |
pt_BR |
dc.subject.en |
Angel Vianna’s Methodology |
pt_BR |
dc.subject.en |
metamorphoses |
pt_BR |
dc.subject.en |
Sensitive pedagogy |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research, developed partly during the COVID-19 pandemic period, and partly in the post-pandemic period, aims to create bridges of dialogue between the author’s artistic experience with Butoh Dance as proposed by its creator, the dancer Tatsumi Hijikata, in the lens the Angel Vianna’s Methodology to point about a sensitive pedagogy approach. To this end, the dissertation is divided into three fundamental chapters: 1) “Aura de Cristal”: somatic exercise of creation in arts; 2) the possible frictions between the legacy of Tatsumi Hijikata and artistic-pedagogical approaches of the Angel Vianna’s Methodology and the metamorphosis generated by such interwaving – Butoh and the Metamorphoses of the Body; 3) and the expositorypedagogical accounnt of the applicability of the research as práxis and pedagogical proccess – Metamorphoses of meeting: for a sensitive pedagogy. The final chapter follows in the form of considerations for the perspective of what will be from the research in the future. There will be moments of intervention and pauses throughout the text to ground the experience as a caress that the author calls “Somatic Breezes”. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente pesquisa, desenvolvida parte no período pandêmico da COVID-19, e parte no período pós-pandêmico, visa criar pontes de diálogo entre a experiênciavivência artística do autor com a Dança Butô como proposta por seu criador, o bailarino Tatsumi Hijikata e com a Somática sob a lente da Metodologia Angel Vianna no apontamento de uma pedagogia sensível. Para tal, a dissertação se divide em três capítulos fundamentadores: 1) “Aura de Cristal”: exercício somático de criação em arte; 2) as fricções possíveis entre o legado de Tatsumi Hijikata com as práticas artístico-pedagógicas da Metodologia Angel Vianna e as metamorfoses geradas por tal entremeamento – Butô e as Metamorfoses do Corpo; 3) e o relato expositivodocente da aplicabilidade da pesquisa como praxis e processo pedagógico – Metamorfoses do encontro: por uma pedagogia sensível. O capítulo final segue em formato de considerações para a perspectiva do que seguirá da pesquisa no futuro. Há momentos de intervenção e pausa ao longo do texto para aterrar a experiência como um acarinhamento que o autor chama de “Brisas Somáticas”. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Butô |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Somática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Metodologia Angel Vianna |
pt_BR |
dc.subject.pt |
metamorfoses |
pt_BR |
dc.subject.pt |
pedagogia sensível |
pt_BR |