dc.contributor.advisor |
Manhães, Juliana Bittencourt |
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dc.contributor.author |
Foster, Matheus |
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dc.date.accessioned |
2023-12-18T21:39:05Z |
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dc.date.available |
2023-12-18T21:39:05Z |
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dc.date.issued |
2023-11-13 |
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dc.identifier.citation |
Foster, Matheus. O Corpo-Encruzilhada na performance de Exu. 2023. 105 Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas do Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13948 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
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dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O Corpo-Encruzilhada na performance de Exu |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Manhães, Juliana Bittencourt |
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dc.contributor.referee |
Santos, Laudemir |
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dc.contributor.referee |
Zenicola, Denise Mancebo |
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dc.degree.department |
CLA |
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dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
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dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
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dc.subject.en |
Exu |
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dc.subject.en |
Performance |
pt_BR |
dc.subject.en |
Body |
pt_BR |
dc.subject.en |
Enchantment |
pt_BR |
dc.subject.en |
Crossroads |
pt_BR |
dc.subject.en |
Terreiro |
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dc.subject.en |
Party |
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dc.description.abstracten |
Exu in schools! This paper presents a reflection on performance practice based on the theories/knowledge brought to bear on the representation of Exu, an Orisha from the Yoruba pantheon who is the guardian of the energies of the Body, Communication and Enchantment. These characteristics make Exu directly related to the practice of performance. So, through the practice of the rehearsal room and the classroom, using Samba and Umbanda as methodological practices, I reflect on the body that inhabits the performance read through Exu, which under the operation of enchantment transmutes into Crossroads Body, and its variations: Terreiro Body and Body Party. This reflection is based on three moments experienced during the master's degree process: the creation of the video-performance "Quando a senzala Virar Terreiro"; the Pedagogical Crossroads study group; and the teaching internship experience. |
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dc.degree.country |
Brasil |
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dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
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dc.description.abstractpt |
Exu nas escolas! Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a prática performativa a partir das teorias/saberes que são trazidos na representação de Exu, Orixá do panteão iorubano guardião das energias do Corpo da Comunicação e do Encantamento. Essas características de Exu, nesta pesquisa são estudadas e relacionadas com a prática da performance. Assim, através da prática da sala de ensaio e da sala de aula, utilizando o Samba e a Umbanda como práticas metodológicas, reflito sobre o corpo que habita a performance lida através de Exu, que sob a operação do encantamento transmuta em Corpo Encruzilhada, e suas variações: Corpo Terreiro e Corpo Festa. Esta reflexão parte de três momentos vivenciados no processo de mestrado: a criação da vídeo-performance “Quando a senzala Virar Terreiro”; o grupo de Estudos Encruzilhadas Pedagógicas; e a experiência no estágio docente. |
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dc.subject.pt |
Exu |
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dc.subject.pt |
Performance |
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dc.subject.pt |
Corpo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Encantamento |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Encruzilhada |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Terreiro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Festa |
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