dc.contributor.advisor |
Souza, Lucia Helena Pralon de |
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dc.contributor.author |
Rodrigues, José Luiz da Silva |
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dc.date.accessioned |
2023-12-19T17:38:29Z |
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dc.date.available |
2023-12-19T17:38:29Z |
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dc.date.issued |
2022-10-09 |
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dc.identifier.citation |
RODRIGUES, José Luiz da Silva. A retórica da imagem para a criança no Ensino de Ciências: para o quê educa a ilustração infantil? 2022. 60 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13949 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A retórica da imagem para a criança no ensino de ciências: para o quê educa a ilustração infantil? |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The rhetoric of the image for children in science teaching: what does children’s illustration educate for? |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Souza, Lucia Helena Pralon de |
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dc.contributor.referee |
Machado, Maria Auxiliadora Delgado |
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dc.contributor.referee |
Assumpção, Adriana Maria de |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Área: MULTIDISCIPLINAR. Subárea: INTERDISCIPLINAR. Sub Subárea: SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
imaginary |
pt_BR |
dc.subject.en |
image |
pt_BR |
dc.subject.en |
child education |
pt_BR |
dc.subject.en |
creativity |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Humankind's thirst for visual images, in search of immediate narratives that satisfy its day-to-day questions, has become a topic of growing interest in the field of Image Semiology – studies that explain the construction of images and the different messages that emanate from them. Although rare, the problematization of the image directed at children is extremely important. Therefore, in the light of the pedagogy of the imaginary, by Gilbert Durand – French anthropologist, disciple of Gaston Bachelard – we read and interpret the illustrations in a children’s paradidactic Science book. Widely used in schools and at home, this book aims to awaken interest in water conservation in young children. The studies presented here are based on the premise of the devaluation of the imaginary and the image by Western culture, and on the principles of a critical visual education. We provide an opportunity to understand the logic of the education of children's imagination under the bias of their own creativity, triggered by their observation of events in Nature and contemplation of Art in all its forms. In this study, we focus our attention on the contemporary image, showing how the guiding myths of the monotheistic and Cartesian orientation of Western civilization materialize in image icons that help to keep the child's imagination domesticated. In Brazil, and in Latin America in general, this process, originating from a historical discriminatory social pedagogy, breaks through school boundaries and insinuates itself into the illustrations in the first books offered to children. Researched with a descriptive qualitative approach, this case study collects and records data from the analyzed book and, finally, we offer our criticisms and propose alternatives consistent with the theories on the education of the imaginary which we advocate. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A sede do ser humano por imagens visuais, em busca de narrativas imediatas que satisfaçam suas questões do dia a dia, tornou-se tema de crescente interesse para o campo da Semiologia da Imagem, estudos que explicam a construção das imagens e as diferentes mensagens que emanam dessas composições. Embora rara, a problematização da imagem direcionada à criança é extremamente importante. Por isso, sob a luz da pedagogia do imaginário, de Gilbert Durand – antropólogo francês, discípulo de Gaston Bachelard – realizamos a leitura e a interpretação das ilustrações de Ciências que compõem um livro paradidático infantil. Amplamente utilizado nas escolas, e em casa, o referido livro objetiva despertar na criança pequena o interesse pela preservação da água. Fundamentados na premissa da desvalorização do imaginário e da imagem pela cultura ocidental, e nos princípios de uma educação visual crítica, os estudos aqui apresentados oportunizam a compreensão da lógica da educação do imaginário infantil sob o viés da criatividade da própria criança, desencadeada pela observação aos eventos da Natureza e na contemplação da Arte em todas as suas formas. Neste estudo, focamos nossa atenção à imagem contemporânea, mostrando de que maneira os mitos diretores da orientação monoteísta e cartesiana da civilização ocidental materializam-se em ícones imagéticos que ajudam a manter domesticada a imaginação infantil. No Brasil e, modo geral, na América Latina, esse processo, oriundo de uma pedagogia social discriminatória histórica, irrompe os limites da escola e se infiltra nas ilustrações dos primeiros livros oferecidos às crianças. Pesquisa de abordagem qualitativa descritiva, neste estudo de caso coletamos e registramos dados do livro analisado e, ao final, tecemos nossas críticas propondo alternativas condizentes com as teorias sobre a educação do imaginário que preconizamos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
imaginário |
pt_BR |
dc.subject.pt |
imagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
educação infantil |
pt_BR |
dc.subject.pt |
criatividade |
pt_BR |