DSpace Repository

Currículo e democratização do conhecimento: a organização escolar em ciclos no município de Miguel Pereira-RJ

Show simple item record

dc.contributor.advisor Fetzner, Andréa Rosana
dc.contributor.author Silva, Vanderson de Sousa.
dc.date.accessioned 2023-12-19T17:39:23Z
dc.date.available 2023-12-19T17:39:23Z
dc.date.issued 2022-02-21
dc.identifier.citation SILVA, Vanderson de Sousa. Currículo e democratização do conhecimento: a organização escolar em ciclos no município de Miguel Pereira-RJ. Brasil. 2022. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13950
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Currículo e democratização do conhecimento: a organização escolar em ciclos no município de Miguel Pereira-RJ pt_BR
dc.title.alternative Curriculum and democratization of knowledge: school organization in cycles in the municipality of Miguel Pereira-RJ pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Fetzner, Andréa Rosana
dc.contributor.referee Pinheiro, Diógenes
dc.contributor.referee Cruz, Giseli Barreto da
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq Área: MULTIDISCIPLINAR. Subárea: INTERDISCIPLINAR. Sub Subárea: SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.es Democratización del Conocimiento pt_BR
dc.subject.es Organização Escolar em Ciclos pt_BR
dc.subject.es currículo pt_BR
dc.subject.es interculturalidade pt_BR
dc.description.abstractes Esta investigación, vinculada al Programa de Posgrado en Educación – PPGEdu- UNIRIO, busca contribuir a los estudios sobre la organización en ciclos en el país. Para ello, investiga los procesos de democratización escolar involucrados en la organización en ciclos en el municipio de Miguel Pereira, con el fin de identificar, en esta experiencia, sus orientaciones filosóficas y epistemológicas y cómo estas se presentan en los lineamientos curriculares del Ciclo de Alfabetización en la Municipalidad. Para lograr el objetivo, se presenta un estudio sobre diferentes aproximaciones filosóficas al concepto de conocimiento, y, para desarrollar el análisis, a través de los conceptos de educación popular e interculturalidad, los presupuestos de la investigación cualitativa, de carácter hermenéutico-dialéctico, identificando, en los discursos de directivos y docentes del Ciclo de Alfabetización, los vínculos entre democratización y saber. Se concluye que, en la red de Miguel Pereira, desde hace más de 16 años, hay consolidación de la organización escolar en ciclos (Ciclo de Alfabetización), aunque los desafíos en el campo curricular y la democratización del saber están presentes. Los siete entrevistados comprenden los supuestos de los ciclos, y los involucrados en la docencia identifican, en los ciclos, tanto los aspectos que contribuyen a la democratización de la escuela como los límites a superar. Entre estos se encuentran la falta de formación continua para fortalecer la propuesta, la falta de tiempo remunerado para la planificación colectiva entre los docentes que trabajan con los ciclos y, también, la superación de las prácticas de fracaso. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu-UNIRIO, busca contribuir com os estudos sobre a organização em ciclos no país. Para isto, investiga os processos de democratização escolar envolvidos na organização em ciclos no município de Miguel Pereira, a fim de identificar, nesta experiência, suas orientações filosóficas e epistemológicas e como estas se apresentam nas orientações curriculares do Ciclo de Alfabetização no município. Para realização do objetivo, apresenta-se um estudo sobre diferentes abordagens filosóficas do conceito de conhecimento, e, para desenvolver a análise, por meio dos conceitos de educação popular e interculturalidade, assumem-se metodologicamente os pressupostos da pesquisa qualitativa, de caráter hermenêutico-dialético, identificando-se, em falas de gestores e docentes do Ciclo de Alfabetização, os ligames entre democratização e conhecimento. Conclui-se que, na rede de Miguel Pereira, pelos mais de 16 anos, há consolidação da organização escolar em ciclos (Ciclo de Alfabetização), ainda que os desafios no campo curricular e de democratização do conhecimento se façam presentes. As sete pessoas entrevistadas compreendem os pressupostos dos ciclos, e aquelas envolvidas com a docência identificam, nos ciclos, tanto aspectos que contribuem com a democratização escolar quanto limites a serem superados. Entre estes, encontram-se a falta de formação continuada para o fortalecimento da proposta, a falta de tempo remunerado para o planejamento coletivo entre docentes que trabalham com os ciclos e, ainda, a superação de práticas de reprovação. pt_BR
dc.subject.pt Democratização do Conhecimento pt_BR
dc.subject.pt Organização Escolar em Ciclos pt_BR
dc.subject.pt interculturalidade pt_BR
dc.subject.pt currículo pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|