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Zanzar entre currículos pensados/praticados: um mergulho nos cotidianos da educação musical do Colégio Pedro II – Campus Realengo II (2014-2018)

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dc.contributor.advisor Süssekind, Maria Luiza
dc.contributor.author Massena, Eduardo Prestes
dc.date.accessioned 2023-12-19T17:47:56Z
dc.date.available 2023-12-19T17:47:56Z
dc.date.issued 2021-07-05
dc.identifier.citation MASSENA, Eduardo Prestes. Zanzar entre currículos pensados/praticados: um mergulho nos cotidianos da educação musical do Colégio Pedro II – Campus Realengo II (2014-2018). 2021. 242 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13954
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Zanzar entre currículos pensados/praticados: um mergulho nos cotidianos da educação musical do Colégio Pedro II – Campus Realengo II (2014-2018) pt_BR
dc.title.alternative Going between thought/practiced curricula: a dive into the daily life of musical education at Colégio Pedro II – Campus Realengo II (2014-2018) pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Süssekind, Maria Luiza
dc.contributor.referee Oliveira, Inês Barbosa de
dc.contributor.referee Requião, Luciana Pires de Sá
dc.contributor.referee Noguera, Renato
dc.contributor.referee Costa, Nailda Marinho da
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq Área: MULTIDISCIPLINAR. Subárea: INTERDISCIPLINAR. Sub Subárea: SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Music Education pt_BR
dc.subject.en curriculum pt_BR
dc.subject.en school routine pt_BR
dc.subject.en Realengo pt_BR
dc.description.abstracten This research aims to investigate the practiced-thought curriculum in Music Education classes at Colégio Pedro II – Campus Realengo II during the period 2014-2018. Having as theoretical support the epistemologies of the south and watchful to the vestiges and the uses that the thinking practitioners make with what is given to them for consumption, we set out to make visible the daily curricular authorship. In this zanzante movement among historical texts and narratives that exalt the strength of traditions, we look for what is not cataloged and does not figure in curricular documents as a force of ritual and tradition. The Music Education curricular documents serve as a guide that marks the history of music teaching at the school, the traces left by these documents make us reflect about the set of procedures that are consolidated as school music education and how such knowledge negotiates with the idea of tradition. On the other hand, the daily curricular authorships, mainly in the student’s voices, point out other possible paths that go beyond the boundaries of what is foreseen for the curricular component ‘‘Music Education’’. It is the student voices that, inside the school but outside the expected curricula, occupy the classes and discuss racism, gender, police violence, urban mobility and so many other subjects that zanzam by our classes. Among the possibilities generated by these voices, the annual Kizomba and the 2016 student occupation stand out, events that fuel the debate about everyday curricular authorship and the abyssalities caused by the monoculture of Eurocentric scientific knowledge in school curricular documents. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A presente pesquisa visa investigar os currículos pensadospraticados nas aulas de Educação Musical do Colégio Pedro II - Campus Realengo II durante o período 2014- 2018. Tendo como aporte teórico as epistemologias do sul e atentos aos vestígios e aos usos que os praticantespensantes fazem com o que lhes é dado para consumo, nos propusemos a desinvisibilizar as autorias curriculares cotidianas. Nesse movimento zanzante entre os textos históricos e as narrativas que exaltam a força das tradições, buscamos o que não está catalogado e nem figura nos documentos curriculares como força de ritual e tradição. Os documentos curriculares da Educação Musical nos servem como um guia que marca a história do ensino de música na escola, os vestígios deixados por esses documentos nos fazem refletir sobre o conjunto de procedimentos que se consolidam como educação musical escolar e como tais conhecimentos negociam com a ideia de tradição. Por outro lado, as autorias curriculares cotidianas, principalmente nas vozes dos estudantes, apontam outros caminhos possíveis que extrapolam as fronteiras do que é previsto para o componente curricular “educação musical”. São as vozes estudantis que, dentro da escola mas fora dos currículos previstos, ocupam as aulas e discutem racismo, gênero, violência policial, mobilidade urbana e tantos outros assuntos que zanzam por nossas aulas. Das possibilidades geradas por essas vozes destacam-se a realização anual da Kizomba e a ocupação estudantil de 2016, eventos que alimentam o debate sobre as autorias curriculares cotidianas e as abissalidades provocadas pela monocultura do conhecimento científico eurocêntrico nos documentos curriculares escolares. pt_BR
dc.subject.pt Educação Musical pt_BR
dc.subject.pt Currículo pt_BR
dc.subject.pt Cotidiano escolar pt_BR
dc.subject.pt Realengo pt_BR


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