dc.contributor.advisor |
Machado, Maria Auxiliadora Delgado |
|
dc.contributor.author |
Sampaio, Leonardo Lima |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-20T14:59:45Z |
|
dc.date.available |
2023-12-20T14:59:45Z |
|
dc.date.issued |
2021-12-02 |
|
dc.identifier.citation |
SAMPAIO, Leonardo Lima. Um olhar freiriano sobre a jornada de um jovem professor: desde as heteronomias até o exercício da autonomia em busca da emancipação. 2021. 155 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13955 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Um olhar freiriano sobre a jornada de um jovem professor: desde as heteronomias até o exercício da autonomia em busca da emancipação. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A Freirean look at the journey of a young teacher: from heteronomy to the exercise of autonomy seeking for emancipation |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Machado, Maria Auxiliadora Delgado |
|
dc.contributor.referee |
Pralon, Lúcia Helena de Souza |
|
dc.contributor.referee |
Pontual, Pedro de Carvalho |
|
dc.contributor.referee |
Barbosa-Lima, Maria da Conceição |
|
dc.contributor.referee |
Fantinato, Maria Cecília |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Área: MULTIDISCIPLINAR. Subárea: INTERDISCIPLINAR. Sub Subárea: SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
autonomy |
pt_BR |
dc.subject.en |
emancipation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Paulo Freire |
pt_BR |
dc.subject.en |
Viable Unpublished |
pt_BR |
dc.subject.en |
teacher training |
pt_BR |
dc.subject.en |
teaching practice |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research investigates the categories of Autonomy and Emancipation through readings by Paulo Freire and Theodor W. Adorno in the context of observation of the developments regarding the teaching experiences of the Rio de Janeiro periphery, in public schools, in the period before and during the COVID-19 pandemic. Its main objective is to exemplify the constant need not only for a bibliographic rescue, but for a teacher education that has in Freire's readings about these two concepts - Autonomy and Emancipation - the heart for a teacher education suitable not only for this geographical context, but , also social. Methodologically organized around the semantic analysis of the discourses of these teachers when describing their practices, anxieties and hopes, this work has as its main feature the use of Freire's work to highlight the necessary powers for the training of these teachers to take place satisfactorily in the day by day. Another central objective of this research is to show how important the contributions of Freire's work to teacher training courses are, especially those that dialogue with the categories Autonomy and Emancipation and that bring all the richness of thought and Freire's humanity as a strategy for maturation and production of Viable Unpublished in contexts sometimes considered arid and disruptive to good teaching practice. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa investiga as categorias de Autonomia e Emancipação através das leituras em Paulo Freire e Theodor W. Adorno no contexto da observação dos desdobramentos acerca das experiências docentes da periferia carioca, em escolas públicas, no período pré e durante a pandemia de COVID-19. Tem como principal objetivo exemplificar a necessidade constante não só de um resgate bibliográfico, mas de uma formação docente que tenha nas leituras de Freire acerca destes dois conceitos – Autonomia e Emancipação – o coração para uma formação docente adequada não só a esse contexto geográfico, mas, também social. Metodologicamente organizada ao redor da análise semântica dos discursos destes docentes ao descreverem suas práticas, angústias e esperanças, este trabalho tem como característica principal utilizar-se da obra de Freire para evidenciar as potências necessárias para que a formação destes professores se dê de forma satisfatória no dia a dia. Um outro objetivo central nesta pesquisa, é o de evidenciar o quão importantes são as contribuições para os cursos de formação de professores, da obra de Freire, sobretudo as que dialogam com as categorias Autonomia e Emancipação e que tragam toda a riqueza do pensamento e da humanidade de Freire como estratégia de maturação e da produção de Inéditos Viáveis em contextos, por vezes, considerados áridos e disruptivos à uma boa prática docente. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Paulo Freire |
pt_BR |
dc.subject.pt |
emancipação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Inéditos Viáveis |
pt_BR |
dc.subject.pt |
formação docente |
pt_BR |
dc.subject.pt |
prática docente |
pt_BR |
dc.subject.pt |
autonomia |
pt_BR |