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Jardim na escola e suas contribuições para o desemparedamento infantil

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dc.contributor.advisor Andrade, Daniel Fonseca de
dc.contributor.author Martins, Maria Emília Pereira Limeira
dc.date.accessioned 2024-01-02T18:06:23Z
dc.date.available 2024-01-02T18:06:23Z
dc.date.issued 2023-09-06
dc.identifier.citation MARTINS, Maria Emília Pereira Limeira. Jardim na escola e suas contribuições para o desemparedamento infantil. 2023. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2023 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13956
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Jardim na escola e suas contribuições para o desemparedamento infantil pt_BR
dc.title.alternative School garden and its contributions to children’s unwalling pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Andrade, Daniel Fonseca de
dc.contributor.referee Pereira, Celso Sánchez
dc.contributor.referee Carvalho, Levindo Diniz
dc.contributor.referee Tiriba, Léa Velocina Vargas
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq Área: MULTIDISCIPLINAR. Subárea: INTERDISCIPLINAR. Sub Subárea: SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en childhood pt_BR
dc.subject.en nature pt_BR
dc.subject.en outdoors pt_BR
dc.subject.en playing pt_BR
dc.subject.en school pt_BR
dc.description.abstracten Considering the expansion of large cities and the concept that it would afford better opportunities and conditions of life, most of the population lives in urban centers where natural environmental are suppressed frequently. As generations go by, especially in western mindset, humanity loss more and more contact with nature. Feeling apart of it, we found ourselves cloistered in enclosed private places most of the time. The lack of natural areas where children could have essential experiences and practice their senses have been perceived by many researchers and nowadays it is considered a major issue. Nature is even seen as a factor that can mitigate some health and development problems. Reclaiming nature and child’s play as a human right, this study is based on the term in doors children, coined by Tiriba (2005), seeking to understand in what ways this phenomenon has been affecting children in a school of the municipal network of Rio de Janeiro. Thinking about school and the places of residence of students as territories, using sociopoetic methodology from experiences in gardens in external areas of the institution, we could think of them as spaces that, by awakening senses beyond rationality, can be aggregators of a more integrative education with our biophilic capacities, contribute so that students feel less walled up in the school space. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Com a expansão das grandes cidades e a ideia de que elas proporcionariam melhores oportunidades e condições de vida, a maior parte da população brasileira, hoje, se encontra nos centros urbanos, onde os ambientes naturais são suprimidos em velocidade crescente. Conforme perpassam gerações, principalmente na lógica ocidental, os seres humanos perdem progressivamente o contato com o meio natural. Não nos sentindo parte dele, vimos nos enclausurando em ambientes privados e fechados na maior parte do tempo. A ausência de espaços naturais onde as crianças possam vivenciar experiências essenciais e exercitar seus sentidos vem sendo notada por muitos pesquisadores e é considerada um grande problema na atualidade, sendo a natureza vista inclusive como fator que possa amenizar alguns problemas de saúde e desenvolvimento. Reivindicando a natureza como um direito humano, e o brincar um direito das crianças, o presente estudo toma por base o conceito de emparedamento infantil, cunhado por Tiriba (2005), e busca entender de que maneiras esse fenômeno ocorre para crianças de uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro. Pensando na instituição e nos locais de moradia dos discentes enquanto territórios, a partir da metodologia sociopoética e de vivências em jardins nas áreas externas da instituição, pudemos vislumbrar espaços que, ao despertar sentidos para além da racionalidade, possam ser agregadores de uma educação mais integrativa com nossas capacidades biofílicas e, assim, contribuir para que os alunos sintam-se menos emparedados no espaço escolar. pt_BR
dc.subject.pt infância pt_BR
dc.subject.pt natureza pt_BR
dc.subject.pt desemparedamento pt_BR
dc.subject.pt brincar pt_BR
dc.subject.pt escola pt_BR


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