dc.contributor.advisor |
Ferreira, Monica Dias Peregrino |
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dc.contributor.author |
Silva, Kelly Cristine Marques da |
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dc.date.accessioned |
2024-01-02T18:16:17Z |
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dc.date.available |
2024-01-02T18:16:17Z |
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dc.date.issued |
2023-08-04 |
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dc.identifier.citation |
SILVA. Kelly Cristine Marques da. Só quem já morreu na fogueira sabe o que é ser carvão: experiências de formação universitária de mulheres da Maré em tempos de pandemia COVID-19. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13959 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Só quem já morreu na fogueira sabe o que é ser carvão: experiências de formação universitária de mulheres da Maré em tempos de pandemia COVID-19. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Only those who have died at the stake know what it's like to be charcoal: university education experiences of women from Maré in times of the COVID-19 pandemic. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ferreira, Monica Dias Peregrino |
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dc.contributor.referee |
Costa, Nailda Marinho da |
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dc.contributor.referee |
Cunha, Marize Bastos da |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Área: MULTIDISCIPLINAR. Subárea: INTERDISCIPLINAR. Sub Subárea: SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
young women |
pt_BR |
dc.subject.en |
Covid-19 |
pt_BR |
dc.subject.en |
university education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Maré slum |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The research sought to identify possible impacts of the COVID-19 pandemic on the university education of young women living in the favelas of Maré. The research, with a qualitative approach, had as its first stage the study of the bibliography on gender and education, access and permanence of students from lower classes at the university. In the second phase, semi-structured interviews were applied. The interviewees were selected based on a previous approach with a group of young high school students who benefit from social projects and who went through a training process on gender. His analysis points out that the pandemic had an impact not only on access and permanence, but mainly on the quality of teaching offered remotely and on the mental health of the interviewees, causing significant changes in their medium and long-term plans. The results will be able to provide data that support the elaboration of new investigations, even more escalated and profound, that contribute to the creation of dialogues and mechanisms for expanding the voices of young female university students from the outskirts. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O pesquisa buscou identificar possíveis impactos da pandemia de COVID-19 na formação universitária de jovens mulheres moradoras do conjunto de favelas da Maré. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como primeira etapa o estudo de bibliografia sobre gênero e educação, acesso e permanência de estudantes de camadas populares na universidade. Na segunda fase foram aplicadas entrevistas semiestruturadas. As entrevistadas foram selecionadas a partir de uma aproximação anterior com um grupo de jovens estudantes do ensino médio beneficiárias de projetos sociais que passaram por um processo de formação sobre gênero. Sua análise aponta que a pandemia impactou não só no acesso e permanência, mas principalmente na qualidade do ensino ofertado de maneira remota e na saúde mental das entrevistadas, ocasionando mudanças significativas em seus planos de médio e longo prazo. Os resultados poderão fornecer dados que apoiem a elaboração de novas investigações, ainda mais escaladas e profundas, que contribuam para a criação de diálogos e mecanismos de ampliação das vozes de jovens universitárias periféricas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
jovens mulheres |
pt_BR |
dc.subject.pt |
formação universitária |
pt_BR |
dc.subject.pt |
favela da Maré |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Covid-19 |
pt_BR |