| dc.contributor.advisor | Gomes, Ana Paula Fernandes | |
| dc.contributor.author | Bernardo, Beatriz Alves | |
| dc.date.accessioned | 2024-01-16T15:34:25Z | |
| dc.date.available | 2024-01-16T15:34:25Z | |
| dc.date.issued | 2023-07-14 | |
| dc.identifier.citation | BERNARDO, Beatriz Alves. Elaboração, desenvolvimento e avaliação de material educativo para educadores e profissionais de saúde sobre comer transtornado e seus desdobramentos na adolescência. 2023. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/13968 | |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | restrictedAccess | pt_BR |
| dc.title | Elaboração, desenvolvimento e avaliação de material educativo para educadores e profissionais de saúde sobre comer transtornado e seus desdobramentos na adolescência | pt_BR |
| dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Gomes, Ana Paula Fernandes | |
| dc.contributor.referee | Ferreira, Marcelo Castanheira | |
| dc.contributor.referee | Serra, Giane Moliari do Amaral | |
| dc.degree.department | CCBS | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Nutrição | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | A adolescência compreende um período de grandes transformações, que podem ocasionar vulnerabilidades em relação à imagem corporal e comportamentos alimentares controversos e inadequados. Nesse cenário, profissionais de saúde e educadores podem desempenhar papéis preponderantes e, por isso, devem ser orientados quanto a discursos e atitudes que possam acarretar agravos na saúde dos adolescentes. Dessa forma, o presente trabalho objetivou elaborar, desenvolver e avaliar um material educativo para profissionais de saúde e educadores sobre suscetibilidade ao comer transtornado e seus desdobramentos na adolescência, a partir de três etapas: 1 - revisão narrativa da literatura científica; 2 - elaboração do material; 3 - desenvolvimento e avaliação do material por pareceristas de aparência (publicitários, profissionais de marketing e designers); pareceristas de conteúdo (psicólogos e nutricionistas, estes últimos especializados nas áreas de comportamento alimentar ou transtornos alimentares); e público (profissionais de saúde e educadores). Os dados foram coletados por meio do auto preenchimento de questionários semiestruturados, com perguntas sociodemográficas e de opinião. Para análise do nível de concordância expresso pela escala Likert foi calculado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de cada pergunta avaliativa e o IVC global, para cada grupo avaliador. Com base na avaliação dos pareceristas de aparência (IVC global 0,86±0,10) e conteúdo (IVC global 0,96±0,05), aprimorou-se o material educativo e realizou-se o encaminhamento para avaliação do público, onde alcançou um IVC global superior (0,98±0,04) e acima dos parâmetros mínimos recomendados, indicando efetividade no processo de desenvolvimento e adequação ao público. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Adolescente | pt_BR |
| dc.subject.pt | Desenvolvimento do adolescente | pt_BR |
| dc.subject.pt | Imagem corporal | pt_BR |
| dc.subject.pt | Insatisfação corporal | pt_BR |
| dc.subject.pt | Comportamento alimentar | pt_BR |
| dc.subject.pt | Comer transtornado | pt_BR |
| dc.subject.pt | Transtornos da alimentação e da ingestão de alimentos | pt_BR |
| dc.subject.pt | Prevenção primária | pt_BR |
| dc.subject.pt | Educação em saúde | pt_BR |
| dc.degree.course | Bacharelado em Nutrição | pt_BR |
| dc.degree.college | Escola de Nutrição | pt_BR |