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Agora é pessoal: ficções psicanalíticas sobre processos criativos em Música

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dc.contributor.advisor Feneric, Alexandre Sperandéo
dc.contributor.author SARPA, Rafael de Abreu Silva
dc.date.accessioned 2024-03-11T20:36:02Z
dc.date.available 2024-03-11T20:36:02Z
dc.date.issued 2023-09
dc.identifier.citation SARPA, Rafael de Abreu Silva. Agora é pessoal: ficções psicanalíticas sobre processos criativos em Música. 2023. 244 p. Tese de Doutorado em Processos Criativos em Música. Centro de Letras e Artes. Instituto Villa-Lobos. Programa de Pós-graduação em Música. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13983
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Agora é pessoal: ficções psicanalíticas sobre processos criativos em Música pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Feneric, Alexandre Sperandéo
dc.contributor.referee Korman, Clifford Hill
dc.contributor.referee Lima, Marcelo Carneiro
dc.contributor.referee Pereira, Dieison Marconi
dc.contributor.referee Rosa, Thiago Leite Cabrera Pereira da
dc.contributor.referee Costa, Valério Fiel da
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en creative processes pt_BR
dc.subject.en psychoanalysis pt_BR
dc.subject.en autobiography pt_BR
dc.subject.en music education pt_BR
dc.description.abstracten This thesis intends to analyze the artistic productions of the researcher ranging from the year 2006-8 to the present day, whether acting solo or in partnership. Starting from the assumption that a focus of these productions was on giving continuity to a process of psychoanalysis – and that such process in itself had partially the intention of making such artistic productions possible –, the research aimed to combine the concerns arising from the researcher's academic education in both fields of Psychology and Music. The thesis was divided in two sections. The first one aimed to discuss concerns arising from the main current educational model in several of the Musical Composition undergraduate programs and to what extent it continues to favor ideas based on the expectation of an autonomous musical language, dissociated from other life experiences. The reflections of Goehr, Born, Subotnik, Tagg, Nora, among others, were mobilized. In the second section, through the outline of a proposal for a “musical psycho-analysis”, we seek to take the author's artistic productions as a case study. The focus of analysis of these productions was shifted from the usual emphasis on “how” to make music to “why”. With this intent, we used the resource to build autobiographical stories that could operate as useful fictions capable of reconstructing intense life experiences of the musician-researcher, and from them, retrace his reasons for having preferred certain creative processes in music in detriment of others and help to foment future paths. By retelling his story, more than understanding the reasons for his path, what is aimed at is the possibility of changing his route, through a process of his “effective analysis”. For this endeavor, central concepts of psychoanalytic theory were presented, especially the proposals brought by the Brazilian MD Magno in the mid-1980s and ongoing until today. In addition, people were invited to watch his musical productions, through interviews, and help the researcher to continue their analysis and his analysis process. In this process, issues related to repairing traumatic situations, ideas of non-differentiation, among others, came to the fore as guides to the author's creative path in music. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta tese tem como tema analisar em conjunto as produções artísticas deste pesquisador realizadas desde o ano de 2006-8 até os dias de hoje, seja atuando solo quanto em parceria. Partindo da suposição de que um foco destas produções estivesse em dar continuidade a um processo de psicanálise – e o de que tal processo em si mesmo tivesse em parte o intuito de tornar tais produções artísticas possíveis –, a pesquisa visou agregar preocupações oriundas da dupla formação do pesquisador nos campos da Psicologia e da Música. A tese foi dividida em duas etapas. Na primeira parte, buscou-se discutir questões relativas ao modelo de ensino em vigor em diversas das graduações de Composição Musical e em que medida ele segue privilegiando ideias calcadas na expectativa de uma linguagem musical autônoma e dissociada das demais experiências de vida. Foram mobilizadas as reflexões de Goehr, Born, Subotnik, Tagg, de Nora, entre outros. Na segunda parte, através do esboço de uma proposta por uma “psic-análise musical”, buscou-se tomar as produções artísticas do autor como um estudo de caso. O foco de análise destas produções foi deslocado do acento usual do “como” fazer música para o “porquê”. Para tanto, foi utilizado o recurso à construção de histórias autobiográficas que pudessem operar como ficções úteis capazes de reconstruir experiências intensas de vida do músico-pesquisador, e a partir delas, retraçar seus motivos para ter preferido determinados processos criativos em música em detrimento de outros e auxiliar a fomentar caminhos futuros. Ao recontar sua história, mais do que compreender os motivos de seu percurso, o que é visado é a possibilidade de alterar sua rota, mediante um processo de sua “análise efetiva”. Para esta empreitada foram apresentados conceitos centrais da teoria psicanalítica, em especial a partir da sua reformatação iniciada pelo brasileiro MD Magno em meados da década de 1980 e em curso até os dias de hoje. Além disso, mediante o recurso à entrevista, convidou-se pessoas para assistir a suas produções musicais e auxiliar o pesquisador a continuar a análise delas e o seu processo de análise. Neste processo, questões relacionadas à reparação de situações traumáticas, ideias de indiferenciação, entre outras, vieram à tona como norteadoras do percurso criativo em música do autor. pt_BR
dc.subject.pt processos criativos pt_BR
dc.subject.pt psicanálise pt_BR
dc.subject.pt autobiografia pt_BR
dc.subject.pt formação musical pt_BR


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