dc.contributor.advisor |
Simon, Alba Valéria Santos |
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dc.contributor.author |
Alves, Gabriel Pires Gomes Nonato |
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dc.date.accessioned |
2024-03-14T21:09:06Z |
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dc.date.available |
2024-03-14T21:09:06Z |
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dc.date.issued |
2020-04-07 |
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dc.identifier.citation |
ALVES, Gabriel Pires Gomes Nonato. Turismo com protagonismo comunitário no Parque Estadual da Pedra Branca: uso público, memória e reafirmação territorial. 2020. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ecoturismo e Conservação) – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13988 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Turismo com protagonismo comunitário no Parque Estadual da Pedra Branca: uso público, memória e reafirmação territorial |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Simon, Alba Valéria Santos |
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dc.contributor.referee |
Fernandez, Annelise Caetano Fraga |
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dc.contributor.referee |
Botelho, Eloise Silveira |
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dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Ecoturismo e Conservação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ECOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ECOLOGIA APLICADA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Educational tourism |
pt_BR |
dc.subject.en |
Public use |
pt_BR |
dc.subject.en |
Community’s protagonism |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation aims to think over about the challenges and opportunities for the development of Tourism with Community Protagonism, as an affirmation of identity and territoriality by the quilombola Community CafundáAstrogilda, whose territory is in the limits of the Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB) in West Zone of Rio de Janeiro. The Tourism with Community Protagonism, named by a community leader, is a strategic and complementary activity to the assumptions of Public Use in Parks and Pedagogical Tourism developed within the scope of the school curriculum. The main objective of this research is to understand how the assumption of the interdisciplinary educational project developed in the CafundáAstrogilda community, led by the traditional community itself, in conflict with the State, which rescues tradition, memory and identity, inspired by an oral griot tradition, is configured as a process of resistance, since it dialogues and, at the same time, is opposed to traditional programs of public use, offered by the PEPB management. Can we understand this activity as a kind of “intelectual recruitment” of supporters for their struggles? Would pedagogical tourism be the strategic complement for Tourism with Community Protagonism, since its assumptions complement each other in the discourse of interdisciplinarity, Community protagonism, citizen action and the promotion of environmental education, reinforcing the quilombola territorial reaffirmation strategies? |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente dissertação tem como objetivo refletir sobre os desafios e oportunidades para o desenvolvimento do Turismo de Protagonismo Comunitário, como reafirmação identitária e de controle territorial pela comunidade quilombola CafundáAstrogilda,
cujo território se encontra nos limites do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O turismo de protagonismo comunitário, assim intitulado por uma liderança da comunidade, se configura como atividade estratégica e complementar aos pressupostos do Uso Público em Parques e do Turismo Pedagógico desenvolvido no âmbito do currículo escolar. O objetivo principal dessa pesquisa é entender como o pressuposto do projeto educativo interdisciplinar desenvolvido na comunidade Cafundá Astrogilda, protagonizado pela própria
comunidade tradicional em conflito com o Estado, que resgata tradição, memória e identidade, inspirado em uma tradição griô oral, se configura como um processo de resistência, uma vez que dialoga e, ao mesmo tempo, se opõe aos programas tradicionais de uso público, oferecido pela gestão do PEPB. Até que ponto pode-se
entender essa atividade como uma espécie de “recrutamento intelectual” de apoiadores para suas lutas? Seria o Turismo pedagógico o complemento estratégico para o Turismo de protagonismo comunitário, uma vez que seus pressupostos se complementam no discurso da interdisciplinaridade, protagonismo comunitário, ação cidadã e promoção da educação ambiental, reforçando as estratégias de reafirmação territorial quilombola? |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Quilombolas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ação Griô |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Turismo Pedagógico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Uso Público |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Parque Estadual da Pedra Branca |
pt_BR |