dc.contributor.advisor |
Zaú, André Scarambone |
|
dc.contributor.author |
Menéndez, Inés Gómez |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-14T21:11:29Z |
|
dc.date.available |
2024-03-14T21:11:29Z |
|
dc.date.issued |
2018-12-18 |
|
dc.identifier.citation |
MENÉNDEZ, Inés Gómez. Experimentar-se natureza: uma proposta de práticas para o encontro. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ecoturismo e Conservação) – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13989 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Experimentar-se natureza: uma proposta de práticas para o encontro |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Andrade, Daniel Fonseca de |
|
dc.contributor.referee |
Zaú, André Scarambone |
|
dc.contributor.referee |
Andrade, Daniel Fonseca de |
|
dc.contributor.referee |
Bocchetti, André |
|
dc.contributor.referee |
Tiriba, Lea |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Ecoturismo e Conservação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ECOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ECOLOGIA APLICADA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Human being/Nature |
pt_BR |
dc.subject.en |
Outdoor education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Felt-sense |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Responding to the strange sense that nature is foreign, this research contributes to the understanding around ways of recognizing that humans are nature. It explores the consolidated hegemonic Western conception that culture and nature are separate through the concepts of alienation (humans do not identify as a part of nature) and separation (lack of direct contact and experimentation). Education is understood as a means to either perpetuate this separation or to open space for humans to experience themselves as nature in relationship to other natural bodies. As an alternative to the imposition of a single possible way to exist, of an expected result and of the well-marked path, this research investigates strategies that can stimulate the emergence of creativity by exploring multiple dimensions of what is natural in us. The project investigates felt-sense to explore what the body can feel and the ways it moves. The research also suggests play as a possibility for the experimentation of spontaneity and the strengthening of ties to the world. This exploratory research is a multi case study that includes a literature review and participant observation. It is based on observations and analyses made in the Arte na Terra, Nosso Quintal and Cadernos e Caminhos projects, the Introdução em Floresta Escola course and the Ecoalfabetização e Educação na Natureza learning experience in Terra Una. The research product is a script for a workshop that will be offered to the Guapiaçu Ecological Reserve in collaboration with the Jovens Guardas Environmenal Education Program. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Partindo do estranhamento da Natureza como lugar alheio, essa pesquisa busca colaborar com a compreensão sobre formas de promover o reconhecimento da natureza-humana como natureza-ambiente. Para isso, investigamos a consolidação da separação entre cultura e natureza na concepção hegemônica ocidental. Desdobramos a ideia de separação nos conceitos de alienação (não identificação do humano com o natural) e afastamento (falta de contato direto e experimentação). E consideramos a educação como meio que permite perpetuar essa separação ou abrir espaços para a experimentação da própria natureza em relação com as outras naturezas do mundo. Como alternativa à imposição de uma única forma possível de existência, do resultado esperado e do caminho marcado, investigamos estratégias para estimular a emergência da criatividade através de todas as dimensões que são naturais em nós. Abordamos a sensopercepção para investigar o que o corpo pode sentir e mover. E sugerimos o brincar como possibilidade de experimentação da espontaneidade, para criar vínculos com o mundo. Apresentamos essa pesquisa como estudo exploratório em forma de estudo de caso múltiplo, em que combinamos as técnicas de levantamento bibliográfico e observação participante. Elaboramos uma proposta de atividades práticas, descrevendo e analisando observações realizadas nos projetos Arte na Terra, Nosso Quintal e Cadernos e Caminhos, no curso de Introdução em Floresta Escola e na vivência Ecoalfabetização e Educação na Natureza, em Terra Una. Para aplicação dessa pesquisa, elaboramos um roteiro de oficina que ofereceremos realizar na Reserva Ecológica de Guapiaçu, buscando colaborar com o Programa de Educação Ambiental Jovens Guardas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ser Humano/Natureza |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação ao ar livre |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sensopercepção |
pt_BR |