DSpace Repository

Experimentar-se natureza: uma proposta de práticas para o encontro

Show simple item record

dc.contributor.advisor Zaú, André Scarambone
dc.contributor.author Menéndez, Inés Gómez
dc.date.accessioned 2024-03-14T21:11:29Z
dc.date.available 2024-03-14T21:11:29Z
dc.date.issued 2018-12-18
dc.identifier.citation MENÉNDEZ, Inés Gómez. Experimentar-se natureza: uma proposta de práticas para o encontro. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ecoturismo e Conservação) – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13989
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Experimentar-se natureza: uma proposta de práticas para o encontro pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Andrade, Daniel Fonseca de
dc.contributor.referee Zaú, André Scarambone
dc.contributor.referee Andrade, Daniel Fonseca de
dc.contributor.referee Bocchetti, André
dc.contributor.referee Tiriba, Lea
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Ecoturismo e Conservação pt_BR
dc.subject.cnpq ECOLOGIA pt_BR
dc.subject.cnpq ECOLOGIA APLICADA pt_BR
dc.subject.en Human being/Nature pt_BR
dc.subject.en Outdoor education pt_BR
dc.subject.en Felt-sense pt_BR
dc.description.abstracten Responding to the strange sense that nature is foreign, this research contributes to the understanding around ways of recognizing that humans are nature. It explores the consolidated hegemonic Western conception that culture and nature are separate through the concepts of alienation (humans do not identify as a part of nature) and separation (lack of direct contact and experimentation). Education is understood as a means to either perpetuate this separation or to open space for humans to experience themselves as nature in relationship to other natural bodies. As an alternative to the imposition of a single possible way to exist, of an expected result and of the well-marked path, this research investigates strategies that can stimulate the emergence of creativity by exploring multiple dimensions of what is natural in us. The project investigates felt-sense to explore what the body can feel and the ways it moves. The research also suggests play as a possibility for the experimentation of spontaneity and the strengthening of ties to the world. This exploratory research is a multi case study that includes a literature review and participant observation. It is based on observations and analyses made in the Arte na Terra, Nosso Quintal and Cadernos e Caminhos projects, the Introdução em Floresta Escola course and the Ecoalfabetização e Educação na Natureza learning experience in Terra Una. The research product is a script for a workshop that will be offered to the Guapiaçu Ecological Reserve in collaboration with the Jovens Guardas Environmenal Education Program. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Partindo do estranhamento da Natureza como lugar alheio, essa pesquisa busca colaborar com a compreensão sobre formas de promover o reconhecimento da natureza-humana como natureza-ambiente. Para isso, investigamos a consolidação da separação entre cultura e natureza na concepção hegemônica ocidental. Desdobramos a ideia de separação nos conceitos de alienação (não identificação do humano com o natural) e afastamento (falta de contato direto e experimentação). E consideramos a educação como meio que permite perpetuar essa separação ou abrir espaços para a experimentação da própria natureza em relação com as outras naturezas do mundo. Como alternativa à imposição de uma única forma possível de existência, do resultado esperado e do caminho marcado, investigamos estratégias para estimular a emergência da criatividade através de todas as dimensões que são naturais em nós. Abordamos a sensopercepção para investigar o que o corpo pode sentir e mover. E sugerimos o brincar como possibilidade de experimentação da espontaneidade, para criar vínculos com o mundo. Apresentamos essa pesquisa como estudo exploratório em forma de estudo de caso múltiplo, em que combinamos as técnicas de levantamento bibliográfico e observação participante. Elaboramos uma proposta de atividades práticas, descrevendo e analisando observações realizadas nos projetos Arte na Terra, Nosso Quintal e Cadernos e Caminhos, no curso de Introdução em Floresta Escola e na vivência Ecoalfabetização e Educação na Natureza, em Terra Una. Para aplicação dessa pesquisa, elaboramos um roteiro de oficina que ofereceremos realizar na Reserva Ecológica de Guapiaçu, buscando colaborar com o Programa de Educação Ambiental Jovens Guardas. pt_BR
dc.subject.pt Ser Humano/Natureza pt_BR
dc.subject.pt Educação ao ar livre pt_BR
dc.subject.pt Sensopercepção pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|