DSpace Repository

A Cor da Voz: adaptação da pedagogia Knebel para abordagens inclusivas

Show simple item record

dc.contributor.advisor Oliveira, Domingos Sávio Ferreira de
dc.contributor.author Grilo, Ana Carolina Paes
dc.date.accessioned 2024-03-15T18:14:34Z
dc.date.available 2024-03-15T18:14:34Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation Grilo, Ana Carolina Paes. A Cor da Voz: adaptação da pedagogia Knebel para abordagens inclusivas. Dissertação (Mestrado). Rio de Janeiro, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13992
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A Cor da Voz: adaptação da pedagogia Knebel para abordagens inclusivas pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Oliveira, Domingos Sávio Ferreira de
dc.contributor.referee Becker, Lidia
dc.contributor.referee Almeida, Marcus Vinicius Fritsch de
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.description.abstracten Introduction: The research project "The Color of Voice" aims to promote inclusion and the expression of emotions in people with disabilities. The researcher, a speech therapist and artist, applied Knebel's pedagogy at a Rehabilitation Center in Maricá, focusing on Intellectual Disabilities (F72) and Cerebral Palsy (G80). Methods: Six young individuals aged 12 to 28 were encouraged to express themselves using various forms of communication. Four interventions based on Knebel's pedagogy were conducted. Results: The research identified a positive impact on the personal development and well-being of the participants, highlighting the importance of inclusive and artistic strategies in care centers. Conclusion: Knebel's pedagogy proved effective in promoting the health and quality of life of individuals with disabilities, with a need for curriculum adaptations to expand its application. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Introdução: A pesquisa "A Cor da Voz" busca promover inclusão e expressão de sentimentos em pessoas com deficiência. A pesquisadora, fonoaudióloga e artista, aplicou a pedagogia de Knebel em um Centro de Reabilitação em Maricá, com foco em Deficiência Intelectual (F72) e Paralisia Cerebral (G80). Métodos: Seis jovens de 12 a 28 anos foram estimulados a expressar-se através de diferentes formas de comunicação. Realizaram-se quatro intervenções baseadas na pedagogia de Knebel. Resultados: A pesquisa identificou impacto positivo no desenvolvimento pessoal e bem-estar dos participantes, destacando a importância de estratégias inclusivas e artísticas em centros de cuidado. Conclusão: A pedagogia Knebel mostrou-se eficaz na promoção da saúde e qualidade de vida de pessoas com deficiência, com necessidade de adaptações curriculares para ampliar sua aplicação. pt_BR
dc.subject.pt Inclusão pt_BR
dc.subject.pt Comunicação pt_BR
dc.subject.pt Knebel pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|