DSpace Repository

A divina comédia no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1991): A dança que eu queria dançar

Show simple item record

dc.contributor.advisor Keiserman, Nara Waldemar
dc.contributor.author Salomon, Marina Felisberto
dc.date.accessioned 2024-03-15T18:14:46Z
dc.date.available 2024-03-15T18:14:46Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation SALOMON, Marina Felisberto. A divina comédia no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1991): A dança que eu queria dançar. 2023. 197 f. Dissertação de Mestrado em Artes Cênicas – Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro, Rio de Janeiro pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13993
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A divina comédia no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1991): A dança que eu queria dançar pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Andrade, Elza
dc.contributor.referee Castilho, Jacyan
dc.contributor.referee Brígida, Miguel Santa
dc.contributor.referee Keiserman, Nara Waldemar
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Creative processes in Performing Arts pt_BR
dc.subject.en Choreographic Installation. pt_BR
dc.subject.en The divine comedy pt_BR
dc.subject.en Dante Alighieri pt_BR
dc.description.abstracten The itinerant choreographic installation The divine comedy (1991), conceived and directed by Regina Miranda, is considered a milestone in the performing arts in Rio de Janeiro. Based on the masterpiece by Dante Alighieri (1265-1321), the event was staged at the Museum of Modern Art in Rio de Janeiro and brought together 146 performers and an extensive team of technical staff. Using a cartographic approach, the dissertationrevisits the creative processes and circumstances that led to the staging, interweaving personal archival records and embodied memories in dialogue with theoretical contributions in the fields of Dance, Theatre and Literature. In addition to the proposal to make a documentary record of the work, the research also encompasses reflections on contemporary themes in artistic creation such as multidisciplinarity, intertextuality and the hybridism of artistic languages. The author's participation as a performer and assistant choreographer also confers a hybrid character to the construction of this dissertation, where the fluctuations between the recollection of different personal memories and academic rigor become present as fields of force that intertwine in the search for a writing traversed by factual precision and the description of the artistic experience. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt RESUMO A instalação coreográfica itinerante A divina comédia (1991), concebida e dirigida por Regina Miranda, é considerada como um marco das Artes Cênicas do Rio de Janeiro. Baseada na obra-prima de Dante Alighieri (1265-1321) o evento ocupou os espaços do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e congregou, de forma voluntária, 146 intérpretes e uma extensa ficha técnica. Utilizando uma abordagem cartográfica, a dissertação revisita os processos criativos e as circunstâncias que conduziram à realização da encenação entrelaçando registros pessoais e memórias encarnadas em diálogo com aportes teóricos nas áreas da Dança, Teatro e Literatura. Paralelamente à proposta de efetuar um registro documental da obra, a pesquisa contempla reflexões sobre temas contemporâneos na criação artística como multidisciplinaridade, intertextualidade e hibridismo de linguagens artísticas. A participação da autora como intérprete e assistente de coreografia confere, similarmente, um caráter híbrido na construção desta dissertação onde as oscilações entre o resgate de diferentes memórias pessoais e o rigor acadêmico tornam-se presentes como campos de força que se entrelaçam na busca de uma escrita atravessada pela precisão factual e a descrição da experiência artística. pt_BR
dc.subject.pt Processos de criação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.pt Instalação coreográfica pt_BR
dc.subject.pt A divina comédia pt_BR
dc.subject.pt Teatro coreográfico pt_BR
dc.subject.pt Dante Alighieri pt_BR
dc.subject.pt Regina Miranda pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|