dc.contributor.advisor |
Keiserman, Nara Waldemar |
|
dc.contributor.author |
Salomon, Marina Felisberto |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-15T18:14:46Z |
|
dc.date.available |
2024-03-15T18:14:46Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.citation |
SALOMON, Marina Felisberto. A divina comédia no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1991): A dança que eu queria dançar. 2023. 197 f. Dissertação de Mestrado em Artes Cênicas – Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro, Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13993 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A divina comédia no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1991): A dança que eu queria dançar |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Andrade, Elza |
|
dc.contributor.referee |
Castilho, Jacyan |
|
dc.contributor.referee |
Brígida, Miguel Santa |
|
dc.contributor.referee |
Keiserman, Nara Waldemar |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Creative processes in Performing Arts |
pt_BR |
dc.subject.en |
Choreographic Installation. |
pt_BR |
dc.subject.en |
The divine comedy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Dante Alighieri |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The itinerant choreographic installation The divine comedy (1991), conceived and directed by Regina Miranda, is considered a milestone in the performing arts in Rio de Janeiro. Based on the masterpiece by Dante Alighieri (1265-1321), the event was staged at the Museum of Modern Art in Rio de Janeiro and brought together 146 performers and an extensive team of technical staff. Using a cartographic approach, the dissertationrevisits the creative processes and circumstances that led to the staging, interweaving personal archival records and embodied memories in dialogue with theoretical contributions in the fields of Dance, Theatre and Literature. In addition to the proposal to make a documentary record of the work, the research also encompasses reflections on contemporary themes in artistic creation such as multidisciplinarity, intertextuality and the hybridism of artistic languages. The author's participation as a performer and assistant choreographer also confers a hybrid character to the construction of this dissertation, where the fluctuations between the recollection of different personal memories and academic rigor become present as fields of force that intertwine in the search for a writing traversed by factual precision and the description of the artistic experience. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
RESUMO A instalação coreográfica itinerante A divina comédia (1991), concebida e dirigida por Regina Miranda, é considerada como um marco das Artes Cênicas do Rio de Janeiro. Baseada na obra-prima de Dante Alighieri (1265-1321) o evento ocupou os espaços do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e congregou, de forma voluntária, 146 intérpretes e uma extensa ficha técnica. Utilizando uma abordagem cartográfica, a dissertação revisita os processos criativos e as circunstâncias que conduziram à realização da encenação entrelaçando registros pessoais e memórias encarnadas em diálogo com aportes teóricos nas áreas da Dança, Teatro e Literatura. Paralelamente à proposta de efetuar um registro documental da obra, a pesquisa contempla reflexões sobre temas contemporâneos na criação artística como multidisciplinaridade, intertextualidade e hibridismo de linguagens artísticas. A participação da autora como intérprete e assistente de coreografia confere, similarmente, um caráter híbrido na construção desta dissertação onde as oscilações entre o resgate de diferentes memórias pessoais e o rigor acadêmico tornam-se presentes como campos de força que se entrelaçam na busca de uma escrita atravessada pela precisão factual e a descrição da experiência artística. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Processos de criação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Instalação coreográfica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
A divina comédia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro coreográfico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Dante Alighieri |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Regina Miranda |
pt_BR |