DSpace Repository

Conversas de Botequim: Diálogos com a Cia Marginal sobre representatividade e recepção teatral

Show simple item record

dc.contributor.advisor Coutinho, Marina Henriques
dc.contributor.author Gomes, Carolina Almeida
dc.date.accessioned 2024-03-18T18:16:23Z
dc.date.available 2024-03-18T18:16:23Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation Gomes, Carolina Almeida. Conversas de Botequim: Diálogos com a Cia Marginal sobre representatividade e recepção teatral. 2023, 330 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13995
dc.description.sponsorship N/A pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Conversas de Botequim: Diálogos com a Cia Marginal sobre representatividade e recepção teatral pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Coutinho, Marina Henriques
dc.contributor.referee Leal, Dodi Tavares
dc.contributor.referee Souza, Renata da Silva
dc.contributor.referee Achcar, Ana
dc.contributor.referee Merísio, Paulo Ricardo
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Theatrical Reception pt_BR
dc.subject.en Representativeness pt_BR
dc.subject.en Cia Marginal pt_BR
dc.description.abstracten In an imaginary bar, the researcher meets with members of "Cia Marginal" for a chat in which they recall the path of the group, from Maré in Rio de Janeiro, in its eighteen years of existence. The main theme of the dialogue is the company's relationship with its audiences, the generation of spectators strategies elaborated from the overlap between artistic creation, theatrical pedagogy and cultural production.The “bar chat” also evokes the author's memories and experience as a regular spectator of the group and theater worker. The outlined reflections stress the theatrical reception as a collective experience, crossed by the concept of representativeness. In this thesis, knowledge is elaborated from the perspective of the crossroads, where knowledge is made in the guerrillas and on the street, in a spiral time where the periphery is the center. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/a pt_BR
dc.description.abstractpt Em um bar fictício, a pesquisadora se encontra com integrantes da Cia Marginal para uma conversa na qual relembram a trajetória do grupo, cria da Maré no Rio de Janeiro, nos seus dezoito anos de existência. O diálogo tem como tema principal a relação da companhia com os seus públicos e as estratégias de formação de espectadores/as elaboradas a partir da imbricação entre criação artística, pedagogia teatral e produção cultural. A “conversa de bar” evoca também as memórias e experiências da autora enquanto espectadora assídua do grupo e trabalhadora de teatro. As reflexões traçadas tensionam a recepção teatral como uma experiência coletiva, atravessada pelo conceito de representatividade. Nesta tese o conhecimento é elaborado sob a ótica da encruzilhada, onde o saber se faz na guerrilha e na rua, num tempo em espiral onde a periferia é o centro. pt_BR
dc.subject.pt Recepção Teatral pt_BR
dc.subject.pt Representatividade pt_BR
dc.subject.pt Cia Marginal pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|