dc.contributor.advisor |
Coutinho, Marina Henriques |
|
dc.contributor.author |
Gomes, Carolina Almeida |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-18T18:16:23Z |
|
dc.date.available |
2024-03-18T18:16:23Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.citation |
Gomes, Carolina Almeida. Conversas de Botequim: Diálogos com a Cia Marginal sobre representatividade e recepção teatral. 2023, 330 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13995 |
|
dc.description.sponsorship |
N/A |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Conversas de Botequim: Diálogos com a Cia Marginal sobre representatividade e recepção teatral |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Coutinho, Marina Henriques |
|
dc.contributor.referee |
Leal, Dodi Tavares |
|
dc.contributor.referee |
Souza, Renata da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Achcar, Ana |
|
dc.contributor.referee |
Merísio, Paulo Ricardo |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theatrical Reception |
pt_BR |
dc.subject.en |
Representativeness |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cia Marginal |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In an imaginary bar, the researcher meets with members of "Cia Marginal" for a chat in which they recall the path of the group, from Maré in Rio de Janeiro, in its eighteen years of existence. The main theme of the dialogue is the company's relationship with its audiences, the generation of spectators strategies elaborated from the overlap between artistic creation, theatrical pedagogy and cultural production.The “bar chat” also evokes the author's memories and experience as a regular spectator of the group and theater worker. The outlined reflections stress the theatrical reception as a collective experience, crossed by the concept of representativeness. In this thesis, knowledge is elaborated from the perspective of the crossroads, where knowledge is made in the guerrillas and on the street, in a spiral time where the periphery is the center. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Em um bar fictício, a pesquisadora se encontra com integrantes da Cia Marginal para uma conversa na qual relembram a trajetória do grupo, cria da Maré no Rio de Janeiro, nos seus dezoito anos de existência. O diálogo tem como tema principal a relação da companhia com os seus públicos e as estratégias de formação de espectadores/as elaboradas a partir da imbricação entre criação artística, pedagogia teatral e produção cultural. A “conversa de bar” evoca também as memórias e experiências da autora enquanto espectadora assídua do grupo e trabalhadora de teatro. As reflexões traçadas tensionam a recepção teatral como uma experiência coletiva, atravessada pelo conceito de representatividade. Nesta tese o conhecimento é elaborado sob a ótica da encruzilhada, onde o saber se faz na guerrilha e na rua, num tempo em espiral onde a periferia é o centro. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Recepção Teatral |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Representatividade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cia Marginal |
pt_BR |