dc.contributor.advisor |
Keiserman, Nara |
|
dc.contributor.author |
Brum, Amanda |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-18T21:43:17Z |
|
dc.date.available |
2024-03-18T21:43:17Z |
|
dc.date.issued |
2023-12-12 |
|
dc.identifier.citation |
Brum, Amanda. Cartografias Vocais para um Teatro Missão ou O Silêncio que Escuto enquanto Canto 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14000 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
restrictedAccess |
pt_BR |
dc.title |
Cartografias Vocais para um Teatro Missão ou O Silêncio que Escuto enquanto Canto 2023 |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Keiserman, Nara |
|
dc.contributor.referee |
Aguilar, Gina María Monge |
|
dc.contributor.referee |
Feitosa, Charles |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
voice |
pt_BR |
dc.subject.en |
listening |
pt_BR |
dc.subject.en |
cartography |
pt_BR |
dc.subject.en |
theater mission |
pt_BR |
dc.subject.en |
pedagogical practice |
pt_BR |
dc.subject.en |
attention |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation presents the Vocal Cartography, a pedagogical practice for artists and non-artists, focused on the enlargement of the listening as the main instrument for working on oneself. The research encompasses the search for different modes of attention in contemporary times, transcending the scenic sphere and dialoguing with concepts from other fields of knowledge, especially psychology, psychoanalysis, philosophy and anthropology. In theater, the proposal is also aligned with the notion of mission, connecting specific purposes to scenic work, exposed here from a spiritualist perspective. Vocal Cartography, structured in five dimensions, is exposed in this dissertation through a methodological flexibility that seeks to avoid the predefined manuals and prioritize listening to oneself and the world in a procedural and subjective way, serving as a vehicle for vocal development and breaking with the contemporary productivist standards. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação apresenta a cartografia vocal, prática pedagógica para artistas e não-artistas, centrada no alargamento da escuta como principal instrumento de trabalho sobre si. A pesquisa abrange a busca por diferentes modos de atenção na contemporaneidade, transcendendo a esfera cênica e dialogando com conceitos de outros campos do conhecimento, especialmente a psicologia, psicanálise, filosofia e antropologia. No fazer teatral, a proposta também se alinha à noção de missão, conectando propósitos específicos ao trabalho cênico, aqui expostos sob um olhar espiritualista. A cartografia vocal, estruturada em cinco dimensões, é disposta nesta dissertação através de uma flexibilidade metodológica que busca evitar a rigidez de manuais predefinidos e priorizar a escuta de si e do mundo de maneira processual e subjetiva, servindo como veículo para o desenvolvimento vocal e rompendo com padrões produtivistas contemporâneos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
voz |
pt_BR |
dc.subject.pt |
escuta |
pt_BR |
dc.subject.pt |
cartografia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
teatro missão |
pt_BR |
dc.subject.pt |
prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
atenção |
pt_BR |