dc.contributor.advisor |
Motta-Lima, Tatiana |
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dc.contributor.author |
Freitas, Livia Guerra De Araújo |
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dc.date.accessioned |
2024-04-16T19:09:36Z |
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dc.date.available |
2024-04-16T19:09:36Z |
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dc.date.issued |
2024 |
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dc.identifier.citation |
Freitas, Livia Guerra De Araújo. A sala de aula como resistência: a pesquisa de Cristiane Paoli quito frente à hiperconexão na contemporaneidade. Mestrado (Dissertação) Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14007 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A sala de aula como resistência: a pesquisa de Cristiane Paoli quito frente à hiperconexão na contemporaneidade |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Motta-Lima, Gilberto |
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dc.contributor.referee |
Icle, Gilberto |
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dc.contributor.referee |
Merísio, Paulo |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
hyperconnection |
pt_BR |
dc.subject.en |
improvisation |
pt_BR |
dc.subject.en |
somatic education |
pt_BR |
dc.subject.en |
subjectivation ways |
pt_BR |
dc.subject.en |
Quito |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work discusses the teaching methodology and scenic creation of the teacher and diretor Cristiane Paoli Vieira (Quito) facing the challenges that hyperconnectivity contemporary brings to your acting classroom. Quito's methodology, or her “research axis”, as she herself calls it, has been developed and refined for more than 30 years, understanding his work in the artistic and pedagogical areas, guiding students and directing actors and dancers, inside and outside USP (University of São Paulo). Such axis or methodological structure, expressed in the theory of “movement, image, idea”, brings to the center of research the importance of the actor's proprioception in game processes and improvised scenic creations, always in dialogue with their time. It therefore welcomes the presence of different and diverse corporeality and individualities, in the classroom, stating that 'the scene improvisation teaches and learns from the diversity that is presented in it'. The devices central to its methodology are the processes of somatic education (Ideokinesis and BMC), the contemplative practices, more precisely Aikido, and scenic exercises and games. The improvisation is the most central aspect of this methodology and appears as the means to arrive at a previously designed scene, or as the end, building the scene while presented to the public, without prior appointments. This dissertation seeks to understand how crossings that appear outside the classroom and that have a Strong presence inside it, mainly, the difference generated in subjectivities by contemporary hyperconnection, transforms or rubs against this methodology. It is clear that the practices and fundamentals of the Quito research axis, for its call to experiences and the singular relationships, oppose resistance to the ways of perceiving themselves produced by the digital world, even though the teacher and her methodology continue to transform with and through the relationship with their students. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
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dc.description.abstractpt |
O presente trabalho disserta sobre a metodologia de ensino e de criação cênica da professora e encenadora Cristiane Paoli Vieira (Quito) frente aos desafios que a hiperconectividade contemporânea coloca à sua sala de aula de atuação. A metodologia de Quito, ou o seu “eixo de pesquisa”, como ela mesma o nomeia, foi desenvolvido e refinado por mais de 30 anos, compreendendo sua atuação nas áreas artística e pedagógica, orientando estudantes e dirigindo atores e bailarinos, dentro e fora da USP. Tal eixo ou estrutura metodológica, expressa na teoria do “movimento, imagem, ideia”, traz para o centro das pesquisas a importância da propriocepção do ator em processos de jogos e criações cênicas improvisacionais, sempre em diálogo com o seu tempo. Acolhe, portanto, a presença de diferentes e diversas corporeidades e individualidades, em sala de aula, afirmando que 'a cena improvisada ensina e aprende com a diversidade que nela se apresenta'. Os dispositivos centrais de sua metodologia são os processos da educação somática (Ideokinesis e BMC), as práticas contemplativas, mais precisamente o Aikido, e os exercícios e jogos cênicos. A improvisação é o aspecto mais central dessa metodologia e aparece como o meio, para se chegar à uma cena previamente desenhada, ou como o fim, construindo a cena enquanto se apresenta ao público, sem marcações prévias. Essa dissertação busca perceber como os atravessamentos que surgem fora da sala de aula e que têm presença marcante dentro dela, principalmente, a diferença gerada nas subjetividades pela hiperconexão contemporânea, transforma ou se fricciona com essa metodologia. Percebe-se que as práticas e fundamentos do eixo de pesquisa de Quito, por sua convocação às experiências e as relações singulares, opõem resistência aos modos de percepção de si produzidos pelo mundo digital, mesmo que a professora e sua metodologia continuem se transformando com e através da relação com seus estudantes. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
hiperconexão |
pt_BR |
dc.subject.pt |
improvisação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
educação somática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
modos de subjetivação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Quito |
pt_BR |