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A sala de aula como resistência: a pesquisa de Cristiane Paoli quito frente à hiperconexão na contemporaneidade

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dc.contributor.advisor Motta-Lima, Tatiana
dc.contributor.author Freitas, Livia Guerra De Araújo
dc.date.accessioned 2024-04-16T19:09:36Z
dc.date.available 2024-04-16T19:09:36Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.citation Freitas, Livia Guerra De Araújo. A sala de aula como resistência: a pesquisa de Cristiane Paoli quito frente à hiperconexão na contemporaneidade. Mestrado (Dissertação) Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14007
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A sala de aula como resistência: a pesquisa de Cristiane Paoli quito frente à hiperconexão na contemporaneidade pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Motta-Lima, Gilberto
dc.contributor.referee Icle, Gilberto
dc.contributor.referee Merísio, Paulo
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en hyperconnection pt_BR
dc.subject.en improvisation pt_BR
dc.subject.en somatic education pt_BR
dc.subject.en subjectivation ways pt_BR
dc.subject.en Quito pt_BR
dc.description.abstracten This work discusses the teaching methodology and scenic creation of the teacher and diretor Cristiane Paoli Vieira (Quito) facing the challenges that hyperconnectivity contemporary brings to your acting classroom. Quito's methodology, or her “research axis”, as she herself calls it, has been developed and refined for more than 30 years, understanding his work in the artistic and pedagogical areas, guiding students and directing actors and dancers, inside and outside USP (University of São Paulo). Such axis or methodological structure, expressed in the theory of “movement, image, idea”, brings to the center of research the importance of the actor's proprioception in game processes and improvised scenic creations, always in dialogue with their time. It therefore welcomes the presence of different and diverse corporeality and individualities, in the classroom, stating that 'the scene improvisation teaches and learns from the diversity that is presented in it'. The devices central to its methodology are the processes of somatic education (Ideokinesis and BMC), the contemplative practices, more precisely Aikido, and scenic exercises and games. The improvisation is the most central aspect of this methodology and appears as the means to arrive at a previously designed scene, or as the end, building the scene while presented to the public, without prior appointments. This dissertation seeks to understand how crossings that appear outside the classroom and that have a Strong presence inside it, mainly, the difference generated in subjectivities by contemporary hyperconnection, transforms or rubs against this methodology. It is clear that the practices and fundamentals of the Quito research axis, for its call to experiences and the singular relationships, oppose resistance to the ways of perceiving themselves produced by the digital world, even though the teacher and her methodology continue to transform with and through the relationship with their students. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho disserta sobre a metodologia de ensino e de criação cênica da professora e encenadora Cristiane Paoli Vieira (Quito) frente aos desafios que a hiperconectividade contemporânea coloca à sua sala de aula de atuação. A metodologia de Quito, ou o seu “eixo de pesquisa”, como ela mesma o nomeia, foi desenvolvido e refinado por mais de 30 anos, compreendendo sua atuação nas áreas artística e pedagógica, orientando estudantes e dirigindo atores e bailarinos, dentro e fora da USP. Tal eixo ou estrutura metodológica, expressa na teoria do “movimento, imagem, ideia”, traz para o centro das pesquisas a importância da propriocepção do ator em processos de jogos e criações cênicas improvisacionais, sempre em diálogo com o seu tempo. Acolhe, portanto, a presença de diferentes e diversas corporeidades e individualidades, em sala de aula, afirmando que 'a cena improvisada ensina e aprende com a diversidade que nela se apresenta'. Os dispositivos centrais de sua metodologia são os processos da educação somática (Ideokinesis e BMC), as práticas contemplativas, mais precisamente o Aikido, e os exercícios e jogos cênicos. A improvisação é o aspecto mais central dessa metodologia e aparece como o meio, para se chegar à uma cena previamente desenhada, ou como o fim, construindo a cena enquanto se apresenta ao público, sem marcações prévias. Essa dissertação busca perceber como os atravessamentos que surgem fora da sala de aula e que têm presença marcante dentro dela, principalmente, a diferença gerada nas subjetividades pela hiperconexão contemporânea, transforma ou se fricciona com essa metodologia. Percebe-se que as práticas e fundamentos do eixo de pesquisa de Quito, por sua convocação às experiências e as relações singulares, opõem resistência aos modos de percepção de si produzidos pelo mundo digital, mesmo que a professora e sua metodologia continuem se transformando com e através da relação com seus estudantes. pt_BR
dc.subject.pt hiperconexão pt_BR
dc.subject.pt improvisação pt_BR
dc.subject.pt educação somática pt_BR
dc.subject.pt modos de subjetivação pt_BR
dc.subject.pt Quito pt_BR


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