dc.contributor.advisor |
Melo, Glenda Cristina de Valim |
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dc.contributor.author |
Honorato, Keison Mamud |
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dc.date.accessioned |
2024-04-24T20:38:28Z |
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dc.date.available |
2024-04-24T20:38:28Z |
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dc.date.issued |
2023-11-23 |
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dc.identifier.citation |
HONORATO, Keison Mamud. UM CORPO POÉTICO: As memórias e performances de Maria Bethânia nos palcos dos anos 1970. . 2023. Dissertação (Mestrado em Memória Social) – Programa de Pós-Graduação de Memória Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14019 |
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dc.description.sponsorship |
Não se aplica |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Um corpo poético: as memórias e performances de Maria Bethânia nos palcos dos anos 1970 |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Melo, Glenda Cristina de Valim |
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dc.contributor.referee |
Pinto, Diana Souza |
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dc.contributor.referee |
Bacal, Tatiana Braga |
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dc.degree.department |
CCHS |
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dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work aims to understand the different memories mobilized in Maria Bethânia's
trajectory during the 1970s. Based on some shows starring the singer during that period,
we establish a dialogue with the fields of Social Memory, based on authors such as
Gondar (2016) and Bergson (1999), which led us to think about memory as a field of
creation and construction of art and music. Furthermore, we also start from the idea that
language is action, using authors such as Austin (1962; 1992), Pinto (2002) and Borba
(2014). We also seek to explore the concepts of gender and race in Glusberg (2008);
Butler (1990; 2021) and Melo (2017) and the field of Brazilian Popular Music studies
through the works of Prado (2016), Napolitano (2010; 2020; 2021) and Garcia (2010;
2018). To this end, we used a qualitative interpretative approach as a methodological path
(Moita Lopes, 1994) and were based on the conception of order of indexicality proposed
by Silverstein (2003) and Melo (2019). Faced with a scenario of civil-military
dictatorship, we selected two shows presented by Bethânia that dialogue with this
political context: <Drama – 3o Ato= (1973) and <A Cena Muda= (1974) and two artistic
presentations present in these shows: <Último Pau de Arara/Pau de Arara= and
<Demoniaca=. What we were able to observe is that in these shows, the singer mobilizes
memories of her hometown, Santo Amaro da Purificação, as well as music and
celebrations from the Recôncavo Baiano region and also mobilizes memories of
resistance, pointing to exile, torture and also memories protest, directing censorship and
persecution. Furthermore, we observe performances of race, through their religion, in the
use of guides and their hair and also of gender, through the use of their body, clothes and
the compositions that are staged. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
Não se aplica |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho tem por objetivo compreender as diferentes memórias mobilizadas na
trajetória de Maria Bethânia durante a década de 1970. A partir de alguns espetáculos
estrelados pela cantora nesse período, estabelecemos um diálogo com os campos da
Memória Social, embasando-nos em autores como Gondar (2016) e Bergson (1999), que
nos conduziu a pensar a memória enquanto um campo de criação e construção de arte e
música. Além disso, também partimos da ideia de que a linguagem é ação, utilizando
autores como Austin (1962; 1992), Pinto (2002) e Borba (2014). Buscamos, ainda
explorar os conceitos de gênero e raça em Glusberg (2008); Butler (1990; 2021) e Melo
(2017) e do campo de estudos de Música Popular Brasileira pelos trabalhos de Prado
(2016), Napolitano (2010; 2020; 2021) e Garcia (2010; 2018). Para tal realização,
utilizamos como caminho metodológico uma abordagem qualitativa interpretativista
(Moita Lopes, 1994) e nos embasamos na concepção de ordem de indexicalidade proposta
por Silverstein (2003) e Melo (2019). Diante de um cenário de ditadura civil-militar,
selecionamos dois shows apresentados por Bethânia que dialogam com esse contexto
político: <Drama – 3o Ato= (1973) e <A Cena Muda= (1974) e duas apresentações
artísticas presentes nesses shows: <Último Pau de Arara/Pau de Arara= e <Demoníaca=.
O que pudemos observar é que nesses espetáculos, a cantora mobiliza memórias de sua
cidade natal, Santo Amaro da Purificação, bem como de músicas e festejos da região do
Recôncavo Baiano e também mobiliza memórias de resistência, apontando para o exílio,
tortura e também memórias protesto, direcionando à censura e à perseguição. Além disso, observamos performances de raça, através de sua religião, no uso de guias e seu cabelo e também de gênero, através da utilização de seu corpo, roupas e das composições que são encenadas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Maria Bethânia |
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dc.subject.pt |
Música Popular Brasileira |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ditadura civil-militar |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gênero |
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