DSpace Repository

Um corpo poético: as memórias e performances de Maria Bethânia nos palcos dos anos 1970

Show simple item record

dc.contributor.advisor Melo, Glenda Cristina de Valim
dc.contributor.author Honorato, Keison Mamud
dc.date.accessioned 2024-04-24T20:38:28Z
dc.date.available 2024-04-24T20:38:28Z
dc.date.issued 2023-11-23
dc.identifier.citation HONORATO, Keison Mamud. UM CORPO POÉTICO: As memórias e performances de Maria Bethânia nos palcos dos anos 1970. . 2023. Dissertação (Mestrado em Memória Social) – Programa de Pós-Graduação de Memória Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14019
dc.description.sponsorship Não se aplica pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Um corpo poético: as memórias e performances de Maria Bethânia nos palcos dos anos 1970 pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Melo, Glenda Cristina de Valim
dc.contributor.referee Pinto, Diana Souza
dc.contributor.referee Bacal, Tatiana Braga
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.description.abstracten This work aims to understand the different memories mobilized in Maria Bethânia's trajectory during the 1970s. Based on some shows starring the singer during that period, we establish a dialogue with the fields of Social Memory, based on authors such as Gondar (2016) and Bergson (1999), which led us to think about memory as a field of creation and construction of art and music. Furthermore, we also start from the idea that language is action, using authors such as Austin (1962; 1992), Pinto (2002) and Borba (2014). We also seek to explore the concepts of gender and race in Glusberg (2008); Butler (1990; 2021) and Melo (2017) and the field of Brazilian Popular Music studies through the works of Prado (2016), Napolitano (2010; 2020; 2021) and Garcia (2010; 2018). To this end, we used a qualitative interpretative approach as a methodological path (Moita Lopes, 1994) and were based on the conception of order of indexicality proposed by Silverstein (2003) and Melo (2019). Faced with a scenario of civil-military dictatorship, we selected two shows presented by Bethânia that dialogue with this political context: <Drama – 3o Ato= (1973) and <A Cena Muda= (1974) and two artistic presentations present in these shows: <Último Pau de Arara/Pau de Arara= and <Demoniaca=. What we were able to observe is that in these shows, the singer mobilizes memories of her hometown, Santo Amaro da Purificação, as well as music and celebrations from the Recôncavo Baiano region and also mobilizes memories of resistance, pointing to exile, torture and also memories protest, directing censorship and persecution. Furthermore, we observe performances of race, through their religion, in the use of guides and their hair and also of gender, through the use of their body, clothes and the compositions that are staged. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber Não se aplica pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho tem por objetivo compreender as diferentes memórias mobilizadas na trajetória de Maria Bethânia durante a década de 1970. A partir de alguns espetáculos estrelados pela cantora nesse período, estabelecemos um diálogo com os campos da Memória Social, embasando-nos em autores como Gondar (2016) e Bergson (1999), que nos conduziu a pensar a memória enquanto um campo de criação e construção de arte e música. Além disso, também partimos da ideia de que a linguagem é ação, utilizando autores como Austin (1962; 1992), Pinto (2002) e Borba (2014). Buscamos, ainda explorar os conceitos de gênero e raça em Glusberg (2008); Butler (1990; 2021) e Melo (2017) e do campo de estudos de Música Popular Brasileira pelos trabalhos de Prado (2016), Napolitano (2010; 2020; 2021) e Garcia (2010; 2018). Para tal realização, utilizamos como caminho metodológico uma abordagem qualitativa interpretativista (Moita Lopes, 1994) e nos embasamos na concepção de ordem de indexicalidade proposta por Silverstein (2003) e Melo (2019). Diante de um cenário de ditadura civil-militar, selecionamos dois shows apresentados por Bethânia que dialogam com esse contexto político: <Drama – 3o Ato= (1973) e <A Cena Muda= (1974) e duas apresentações artísticas presentes nesses shows: <Último Pau de Arara/Pau de Arara= e <Demoníaca=. O que pudemos observar é que nesses espetáculos, a cantora mobiliza memórias de sua cidade natal, Santo Amaro da Purificação, bem como de músicas e festejos da região do Recôncavo Baiano e também mobiliza memórias de resistência, apontando para o exílio, tortura e também memórias protesto, direcionando à censura e à perseguição. Além disso, observamos performances de raça, através de sua religião, no uso de guias e seu cabelo e também de gênero, através da utilização de seu corpo, roupas e das composições que são encenadas. pt_BR
dc.subject.pt Maria Bethânia pt_BR
dc.subject.pt Música Popular Brasileira pt_BR
dc.subject.pt Ditadura civil-militar pt_BR
dc.subject.pt Memória pt_BR
dc.subject.pt Gênero pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|