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O ARTISTA EMPREENDEDOR NO TEATRO: O papel do ator para além da cena

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dc.contributor.advisor Brandão, Tania
dc.contributor.author Silva, Josivânio
dc.date.accessioned 2024-04-24T21:23:46Z
dc.date.available 2024-04-24T21:23:46Z
dc.date.issued 2024-01-30
dc.identifier.citation Silva, Josivânio. O ARTISTA EMPREENDEDOR NO TEATRO: O papel do ator para além da cena. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14020
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O ARTISTA EMPREENDEDOR NO TEATRO: O papel do ator para além da cena pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Brandão, Tania
dc.contributor.referee Dourado, Rodrigo Carvalho Marques
dc.contributor.referee Gusmão, Henrique Buarque de
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Enterprising artist pt_BR
dc.subject.en Brazilian Theater pt_BR
dc.subject.en Theatrical production. pt_BR
dc.description.abstracten This study presents an analysis of the representativeness of production models in Brazilian theater based on the observation of the trajectory of the actor, director and businessman João Caetano (1808-1863) and the reflections of his working method on contemporary modes of acting in the market. Models of artistic entrepreneurship that persist and inspire collectives, groups, companies, producers and independent artists, to this day, in the four corners of the country. Here summarized and reflected on my own trajectory and the experience of Coletivo Cotinha de Teatro, in Banabuiú (CE). In dialogue with the great names of theater theory such as Décio de Almeida Prado (1984; 1972), Sábato Magaldi (1996), Tania Brandão (2002;2009;2021), Heloisa Marina (2023), Gustavo Guenzburger (2020), Miguel Cuerdo (2015), and in line with the thoughts of the French philosopher Roland Barthes (1978; 2007; 2018), on love and theater, I embark on the quest to try to unravel the mysteries of the forces structures in Brazilian performing arts: the artist, the entrepreneur and the amateur. From professional groups to amateur representations, this dissertation presents examples of small advances and stagnations in theatrical production. An investigative praxis that combines theory associated with the voices of other artists to create an analytical framework and a type of production guide on a trend that began in the 19th century, which seeks reinvention due to the pandemic impact, but above all, due to the constant fluctuations in the market and an industry that invariably never established itself in Brazil. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esse estudo apresenta uma análise da representatividade dos modos de produção no teatro brasileiro a partir da observação da trajetória do ator, encenador e empresário João Caetano (1808-1863) e os reflexos de seu método de trabalho nos formatos contemporâneos de atuação no mercado. Modelos de empreendedorismo artístico que persistem e inspiram coletivos, grupos, companhias, produtoras e artistas independentes, até hoje, nos quatros cantos do país. Aqui sintetizados e refletidos em minha própria trajetória, outros atores realizadores e na experiência do Coletivo Cotinha de Teatro, em Banabuiú (CE). Em diálogo com o pensamento de Décio de Almeida Prado (1984; 1972), Sábato Magaldi (1996), Tania Brandão (2002;2009;2021), Heloisa Marina (2023), Gustavo Guenzburger (2020), Miguel Cuerdo (2015), e em consonância com o pensamento do filósofo francês Roland Barthes (1978; 2007; 2018), sobre o amor e o teatro, me lanço na busca de tentar desvendar os mistérios das forças estruturantes nas artes cênicas brasileiras: o artista, o empreendedor e o amador. Dos núcleos profissionais às representações amadoras, essa dissertação apresenta exemplos dos pequenos avanços e as estagnações na realização teatral. Uma práxis investigativa que une teoria associada a vozes de outros artistas produtores para criar um recorte analítico e uma espécie de guia de produção sobre uma tendência iniciada no século XIX, que busca reinvenção pelo impacto pandêmico, mas sobretudo, pelas constantes oscilações no mercado e de uma indústria que invariavelmente nunca se estabeleceu no Brasil. pt_BR
dc.subject.pt Artista empreendedor pt_BR
dc.subject.pt Teatro Brasileiro pt_BR
dc.subject.pt Produção teatral pt_BR


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