dc.contributor.advisor |
Brandão, Tania |
|
dc.contributor.author |
Silva, Josivânio |
|
dc.date.accessioned |
2024-04-24T21:23:46Z |
|
dc.date.available |
2024-04-24T21:23:46Z |
|
dc.date.issued |
2024-01-30 |
|
dc.identifier.citation |
Silva, Josivânio. O ARTISTA EMPREENDEDOR NO TEATRO: O papel do ator para além da cena. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14020 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O ARTISTA EMPREENDEDOR NO TEATRO: O papel do ator para além da cena |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Brandão, Tania |
|
dc.contributor.referee |
Dourado, Rodrigo Carvalho Marques |
|
dc.contributor.referee |
Gusmão, Henrique Buarque de |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Enterprising artist |
pt_BR |
dc.subject.en |
Brazilian Theater |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theatrical production. |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study presents an analysis of the representativeness of production models in Brazilian theater based on the observation of the trajectory of the actor, director and businessman João Caetano (1808-1863) and the reflections of his working method on contemporary modes of acting in the market. Models of artistic entrepreneurship that persist and inspire collectives, groups, companies, producers and independent artists, to this day, in the four corners of the country. Here summarized and reflected on my own trajectory and the experience of Coletivo Cotinha de Teatro, in Banabuiú (CE). In dialogue with the great names of theater theory such as Décio de Almeida Prado (1984; 1972), Sábato Magaldi (1996), Tania Brandão (2002;2009;2021), Heloisa Marina (2023), Gustavo Guenzburger (2020), Miguel Cuerdo (2015), and in line with the thoughts of the French philosopher Roland Barthes (1978; 2007; 2018), on love and theater, I embark on the quest to try to unravel the mysteries of the forces structures in Brazilian performing arts: the artist, the entrepreneur and the amateur. From professional groups to amateur representations, this dissertation presents examples of small advances and stagnations in theatrical production. An investigative praxis that combines theory associated with the voices of other artists to create an analytical framework and a type of production guide on a trend that began in the 19th century, which seeks reinvention due to the pandemic impact, but above all, due to the constant fluctuations in the market and an industry that invariably never established itself in Brazil. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esse estudo apresenta uma análise da representatividade dos modos de produção no teatro brasileiro a partir da observação da trajetória do ator, encenador e empresário João Caetano (1808-1863) e os reflexos de seu método de trabalho nos formatos contemporâneos de atuação no mercado. Modelos de empreendedorismo artístico que persistem e inspiram coletivos, grupos, companhias, produtoras e artistas independentes, até hoje, nos quatros cantos do país. Aqui sintetizados e refletidos em minha própria trajetória, outros atores realizadores e na experiência do Coletivo Cotinha de Teatro, em Banabuiú (CE). Em diálogo com o pensamento de Décio de Almeida Prado (1984; 1972), Sábato Magaldi (1996), Tania Brandão (2002;2009;2021), Heloisa Marina (2023), Gustavo Guenzburger (2020), Miguel Cuerdo (2015), e em consonância com o pensamento do filósofo francês Roland Barthes (1978; 2007; 2018), sobre o amor e o teatro, me lanço na busca de tentar desvendar os mistérios das forças estruturantes nas artes cênicas brasileiras: o artista, o empreendedor e o amador. Dos núcleos profissionais às representações amadoras, essa dissertação apresenta exemplos dos pequenos avanços e as estagnações na realização teatral. Uma práxis investigativa que une teoria associada a vozes de outros artistas produtores para criar um recorte analítico e uma espécie de guia de produção sobre uma tendência iniciada no século XIX, que busca reinvenção pelo impacto pandêmico, mas sobretudo, pelas constantes oscilações no mercado e de uma indústria que invariavelmente nunca se estabeleceu no Brasil. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Artista empreendedor |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro Brasileiro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Produção teatral |
pt_BR |