dc.contributor.advisor |
Kosovski, Lidia |
|
dc.contributor.author |
França Filho, Marco |
|
dc.date.accessioned |
2024-04-24T21:23:59Z |
|
dc.date.available |
2024-04-24T21:23:59Z |
|
dc.date.issued |
2023-04-11 |
|
dc.identifier.citation |
França Filho, Marco. A serpente, Henrique IV e navalha na carne: a experiência de Um ator com o teatro do pequeno gesto. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2024 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14021 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A serpente, Henrique IV e navalha na carne: a experiência de Um ator com o teatro do pequeno gesto |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Kosovski, Lidia |
|
dc.contributor.referee |
Lopes, Angela Leite |
|
dc.contributor.referee |
Kosovski, Ricardo |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teatro do Pequeno Gesto |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theatricality |
pt_BR |
dc.subject.en |
Language |
pt_BR |
dc.subject.en |
Experience |
pt_BR |
dc.subject.en |
Group Theater |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research refers to the experience of actor Marcos França in the theater company from Rio de Janeiro, Teatro do Pequeno Gesto, as the starting point for three plays produced by the group: Nelson Rodrigues' A Serpente; Luigi Pirandello's Henry IV and Plinio Marcos' Navalha na Carne. The research is guided by an investigation into the Company's creative processes, through the relationship between the actor and the Company's director, Antonio Guedes, and is based on the analysis of the archives that keep the group's memory such as programs of the plays, newspaper articles and reviews, interviews, video registrations, etc., as well as it makes use of elements related to a methodology of oral history, gathered through interviews that contributed to the memory of the author of this work. This methodology allowed to broaden the testimonies in a plurality of narratives that aims to present part of Teatro do Pequeno Gesto's history, a group that has as its fundamental basis the theater research and experimentation. It's emphasized, as a mark of the company, the reflection on the creation of language from the various elements of the scene, with a special attention to the participatory role of the audience. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa diz respeito à experiência do ator Marcos França na companhia carioca Teatro do Pequeno Gesto tendo como ponto de partida a vivência em três espetáculos do grupo: A Serpente, de Nelson Rodrigues; Henrique IV, de Luigi Pirandello e Navalha na Carne, de Plínio Marcos. O trabalho passa por uma investigação sobre os processos criativos da companhia, pela relação entre o ator e seu diretor Antonio Guedes e fundamenta-se na análise dos arquivos que guardam a memória do grupo como programas das peças, artigos, matérias jornalísticas, entrevistas, vídeos dos espetáculos, como também utilizase de elementos de metodologia da história oral, colhido através de entrevistas que somaram-se à memória do autor. Esta metodologia permitiu ampliar os testemunhos numa pluralidade de narrativas que tem como objetivo apresentar parte da trajetória do Teatro do Pequeno Gesto, grupo que traz como núcleo de sua pesquisa o teatro como experiência. Ressalta-se, como marca da companhia, a reflexão sobre a criação da linguagem a partir dos diversos elementos da cena, com ênfase para um olhar participativo do espectador. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro do Pequeno Gesto |
pt_BR |
dc.subject.pt |
teatralidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
linguagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
experiência |
pt_BR |
dc.subject.pt |
teatro de grupo |
pt_BR |