DSpace Repository

História e pedagogia do Teatro no Grupo Mamulengo de cheiroso de teatro de bonecos (Aracaju/SE).

Show simple item record

dc.contributor.advisor Rabetti, Beti
dc.contributor.author Silva, Pedro Rodrigues Pereira da
dc.date.accessioned 2024-04-29T20:02:19Z
dc.date.available 2024-04-29T20:02:19Z
dc.date.issued 2023-07-04
dc.identifier.citation Silva, Pedro Rodrigues Pereira da. História e pedagogia do Teatro no Grupo Mamulengo de cheiroso de teatro de bonecos (Aracaju/SE). Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14022
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights restrictedAccess pt_BR
dc.title História e pedagogia do Teatro no Grupo Mamulengo de cheiroso de teatro de bonecos (Aracaju/SE). pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Rabetti, Beti
dc.contributor.referee Reis, Luis Augusto da Veiga Pessoa
dc.contributor.referee Vieira, Miguel Vellhinho
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Popular Culture pt_BR
dc.subject.en Theater Pedagogy pt_BR
dc.subject.en Nordeste Theater pt_BR
dc.subject.en Mamulengo pt_BR
dc.subject.en Grupo Mamulengo de Cheiroso pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation presents and discusses aspects of the Mamulengo de Cheiroso de Teatro de Bonecos, from Aracaju, SE, moments from its history, its identity, and its artistic and formative actions, and how they contribute to the maintenance and dissemination of the language of Teatro de Bonecos Popular do Nordeste – TBPN. The research analysis focused on its formative period (1978-1982) and contemporaneity (2018-2022), describing and analyzing the artistic and pedagogical actions of the Group during these two periods, considering both identity and formative perspectives. The first chapter of the dissertation is dedicated to presenting and discussing the terminology Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. Thus, the main relevant notions within the theoretical field in which the research object, the Grupo Mamulengo de Cheiroso, is situated were addressed. This popular nucleus holds a specific relationship with the academic sphere. In this way, a theoretical framework is established that contextualizes the studied Group, paving the way for a better understanding of crucial notions and concepts for the discussions. The second chapter aims to identify aspects of the creation of the Grupo Mamulengo de Cheiroso (and its relationship with the university) and its work in education (workshops and courses, and to some extent, performances) during the two periods under discussion, bridging tradition and contemporaneity. This analysis is based on primary documentary sources, interviews, and participant observation. The text addresses historical aspects of the Group's formation and experience, emphasizing key figures in its history and the identity premises that guide the existence of this Sergipe collective, one of the oldest in Brazil. It provides room for reflections on the craft as a place of learning and teaching, on theater pedagogy, and on the teaching of puppet theater in Brazil, with an emphasis on mamulengo and the traditional method of transmitting this popular art form. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação apresenta e discute aspectos do Grupo Mamulengo de Cheiroso de Teatro de Bonecos, de Aracaju/SE, momentos de sua história, sua identidade e suas ações artísticas e formativas, e como elas atuam para manutenção e disseminação da linguagem do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste – TBPN. O foco de análise da pesquisa teve recorte no seu momento de formação (1978-1982) e na contemporaneidade (2018-2022), descrevendo e analisando as ações artísticas e pedagógicas do Grupo nos dois períodos, considerando as perspectivas identitárias e as perspectivas formativas. O primeiro capítulo da dissertação destina-se a apresentar e discutir a terminologia Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. Assim, foram contempladas as principais noções pertinentes ao campo teórico no qual está inserido o objeto da pesquisa, qual seja, o Grupo Mamulengo de Cheiroso, núcleo popular com específica relação com o espaço acadêmico. Desse modo, abre-se um campo teórico que contextualiza o Grupo estudado, a caminho de assegurar uma melhor compreensão das noções e conceitos cruciais às discussões. O segundo capítulo destina-se a identificar os aspectos da criação do Grupo Mamulengo de Cheiroso (e sua relação com a universidade) e do seu trabalho com formação (oficinas e cursos e, em certa medida, os espetáculos) nos dois períodos em discussão, entre a tradição e a contemporaneidade, com base em fontes documentais primárias, em entrevistas e em observação participante. O texto aborda aspectos históricos da formação e vivência do Grupo, com destaque aos principais personagens da história e às premissas identitárias que norteiam a existência desse coletivo sergipano, um dos mais antigos do Brasil. Abre-se espaço para reflexões sobre o ofício como lugar de aprendizagem e ensino, sobre pedagogia do teatro e sobre o ensino de teatro de animação no Brasil, com ênfase no mamulengo e na forma tradicional de transmissão desse brinquedo popular. pt_BR
dc.subject.pt Cultura Popular pt_BR
dc.subject.pt Pedagogia do Teatro pt_BR
dc.subject.pt Teatro do Nordeste pt_BR
dc.subject.pt Mamulengo pt_BR
dc.subject.pt Grupo Mamulengo de Cheiroso pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|