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Elementos Compositores do Mito do Rei Agassú da África Ocidental e do Vódum Kpossú nos Candomblés Djeje Mahin no Rio de Janeiro

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dc.contributor.advisor Faceira, Lobelia
dc.contributor.author Baptista, Maria Da Conceição Cotta
dc.date.accessioned 2024-05-17T18:15:20Z
dc.date.available 2024-05-17T18:15:20Z
dc.date.issued 2024-02-28
dc.identifier.citation BAPTISTA, Maria Da Conceição Cotta. Elementos Compositores do Mito do Rei Agassú da África Ocidental e do Vódum Kpossú nos Candomblés Djeje Mahin no Rio de Janeiro. 2024. Tese (Mestrado em Memória Social) – Pós-Graduação em Memória Social, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14024
dc.description.sponsorship Não se aplica pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Elementos Compositores do Mito do Rei Agassú da África Ocidental e do Vódum Kpossú nos Candomblés Djeje Mahin no Rio de Janeiro pt_BR
dc.title.alternative Composing Elements of the Myth of King Agassú of West Africa and Vódum Kpossú in the Candomblés Djeje Mahin in Rio de Janeiro pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Martins, Ana Amélia Lage
dc.contributor.referee Faceira, Lobelia da Silva
dc.contributor.referee Martins, Ana Amélia Lage
dc.contributor.referee Gomes, Edlaine de Campos
dc.contributor.referee Souza, Waldelice
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq Multidisciplinar pt_BR
dc.subject.en Myth; Candomblé; Vodum; Vódum Kpossú; Memory. pt_BR
dc.description.abstracten The objective of this dissertation was to reflect on the myth, memory, resistance and existence of the voodoo Kpossú presents in traditional territories of African origin, Candomblé houses in Rio de Janeiro, specifically, those of the Djeje Mahin nation, a people originating from Benin, formerly Dahomey. The work had as its object the Kpossú voodoo of the Fon ethnic group and their mythical relationship with King Agassú brought to Brazil by enslaved men, women and children, whose descendants were responsible for keeping alive their cultural heritage represented in their religious rituals. The research, of a qualitative and exploratory nature, was developed methodologically through oral history, with interviews with two priests from terreiros in the municipality of Nova Iguaçu, in Baixada Fluminense. This work was fundamental for the knowledge and recognition of the relationship between the myth of King Agassú, the Leopard Man, which is reconstructed at different times, and in different territories, reaffirming the transformation of a King into a deified Vódum. The narratives obtained in the interviews tell of the experiences of current characters, the followers of Candomblé gathered in the territories of these priests, and the particle Vódum Kpossú, which acts as a collective memory transmitted or inherited from African culture, part of the cultural identity of these communities. Seeking to identify constituent elements of the myth, it is pointed out how these religious practices are revived and given new meaning by memories that are not exactly linked to <real time=, but are produced knowledge through the repeated manifestation of music, dance, rhythm and trance, rebuilding and giving new meaning to its existence. These elements were represented in the creation of the garment, one of the results of this research. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber Não se aplica pt_BR
dc.description.abstractpt A presente dissertação teve como objetivo a reflexão sobre o mito, a memória, a resistência e a existência do Vódum Kpossú presentes nos territórios tradicionais de matriz africanas, casas de Candomblés do Rio de Janeiro, especificamente, os de nação Djeje Mahin, povo oriundo do Benin, antigo Dahomé. O trabalho elegeu como objeto o Vódum Kpossú da etnia Fon e sua relação mítica com o rei Agassú trazida para o Brasil por homens, mulheres e crianças escravizados, cujos descendentes se encarregaram de manter viva sua herança cultural representada em seus rituais religiosos. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, se desenvolveu metodologicamente por meio da história oral, com entrevistas a dois Sacerdotes de terreiros do município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Este trabalho foi fundamental para o conhecimento e o reconhecimento da relação existente entre o mito do Rei Agassú, o Homem Leopardo, que se reconstrói em diferentes momentos, e em diferentes territórios, reafirmando a transformação de um Rei em um Vódum divinizado. As narrativas obtidas nas entrevistas contam as vivências de personagens atuais, os adeptos do Candomblé reunidos nos territórios desses sacerdotes, e a divindade Vódum Kpossú, que atua como memória coletiva transmitida ou herdada da cultura africana, parte da identidade cultural dessas comunidades. Buscando identificar elementos constituintes do mito, aponta-se como é que essas práticas religiosas são revividas e resignificadas por lembranças não propriamente vinculadas ao <tempo real= e produzem conhecimento através da manifestação repetida da música, da dança, do ritmo e do transe, reconstruindo e ressignificando sua existência. Estes elementos foram representados na elaboração da veste, um dos resultados desta pesquisa. pt_BR
dc.subject.pt Mito; Candomblé; Vódum; Vódum Kpossú; Memória pt_BR


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