DSpace Repository

NO MUSEU, NO MERCADO E NO TERREIRO: os trânsitos do pano da costa agenciado por memórias

Show simple item record

dc.contributor.advisor Mello, Adriana Russi Tavares de
dc.contributor.author Macêdo, Ligia Maria Silva
dc.date.accessioned 2024-05-17T21:57:28Z
dc.date.available 2024-05-17T21:57:28Z
dc.date.issued 2024-03-07
dc.identifier.citation MACEDO, Lígia Maria Silva. NO MUSEU, NO MERCADO E NO TERREIRO: os trânsitos do pano da costa agenciado por memórias. 2024, 150 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14026
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title NO MUSEU, NO MERCADO E NO TERREIRO: os trânsitos do pano da costa agenciado por memórias pt_BR
dc.title.alternative IN THE MUSEUM, IN THE MARKET AND IN THE TERREIRO: the transits of pano da costa mediated by memories pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Mello, Adriana Russi Tavares de
dc.contributor.referee Rocha, Gilmar
dc.contributor.referee Abreu, Regina Maria do Rego Monteiro de
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq Multidisciplinar pt_BR
dc.subject.en Pano da costa. Museu de Folclore Edison Carneiro. Mercadão de Madureira. Festa da Boa Morte. Fragmentary memory. pt_BR
dc.description.abstracten The pano da costa is an artifact of clothing that composes the <baiana attire=. It is an object that has been in use for a few centuries, whose value finds resonance in Society, deeply connected to our popular culture. Therefore, it is possible to find it in different contexts: from Rio de Janeiro to Bahia. Situating itself in the field of social memory and anthropology, this work aims to trace readings about the pano da costa in three different social scenarios: in the collection of the Museu de Folclore Edison Carneiro, in Mercadão de Madureira, both located in Rio de Janeiro and in the traditional festival <Festa da Irmandade Nossa Senhora da Boa Morte= in Recôncavo Baiano. In this way, we start from the concepts of fragmentary memory in Benjamin and fragments of religious culture in Parés. Then, we advance towards the theory of objects agency developed by Gell, especially the issue of clothing in popular culture through Rocha, which evidence clothing as a device for costructing social identities. Through ethnographic method, this research sought to elucidate a series of uses, meanings and agencies of the pano da costa related to the cultural figure of the <baiana= and the <filhas de santo= (daughters of saints) of Candomblé. In these different circumstances, the "pano da costa" articulates events around itself, as it evokes plural memories, for example, of african religions and african diaspora, playing a role in the resistance and construction of afro-brazilian religiosity and popular culture as a whole. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber Não se Aplica pt_BR
dc.description.abstractpt O pano da costa é um artefato da indumentária que compõe o <traje da baiana=. Trata-se de um objeto em uso há alguns séculos, cujo valor encontra ressonância na sociedade, ligando-se profundamente à nossa cultura popular. Assim, é possível encontrá-lo em contextos distintos: do Rio de Janeiro à Bahia. Situando-se no campo da memória social e da antropologia, este trabalho tem como objetivo traçar leituras sobre o pano da costa em três cenários sociais diferentes: no acervo do Museu de Folclore Edison Carneiro, no Mercadão de Madureira, ambos localizados no Rio de Janeiro e na Festa da Irmandade Nossa Senhora da Boa Morte no Recôncavo Baiano. Desse modo, partimos dos conceitos de memória fragmentária em Benjamin e de fragmentos de cultura religiosa em Parés. Em seguida, avançamos em direção à teoria da agência dos objetos desenvolvida por Gell, em especial a questão do vestuário na cultura popular através de Rocha que evidencia a roupa como dispositivo de construção de identidades sociais. Através do método etnográfico, esta pesquisa procurou elucidar uma série de usos, significados e agências do pano da costa relacionados à figura cultural da baiana e às filhas de santo do Candomblé. Nestas diferentes circunstâncias o pano da costa articula acontecimentos em torno de si, na medida em que evoca memórias plurais, por exemplo, das religiões e diáspora africanas, tendo um papel na resistência e construção da religiosidade afro- brasileira e da cultura popular como um todo. pt_BR
dc.subject.pt Pano da costa. Museu de Folclore Edison Carneiro. Mercadão de Madureira. Festa da Boa Morte. Memória fragmentária. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|