dc.contributor.advisor |
Mello, Adriana Russi Tavares de |
|
dc.contributor.author |
Macêdo, Ligia Maria Silva |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-17T21:57:28Z |
|
dc.date.available |
2024-05-17T21:57:28Z |
|
dc.date.issued |
2024-03-07 |
|
dc.identifier.citation |
MACEDO, Lígia Maria Silva. NO MUSEU, NO MERCADO E NO TERREIRO: os trânsitos do pano da costa agenciado por memórias. 2024, 150 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14026 |
|
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
NO MUSEU, NO MERCADO E NO TERREIRO: os trânsitos do pano da costa agenciado por memórias |
pt_BR |
dc.title.alternative |
IN THE MUSEUM, IN THE MARKET AND IN THE TERREIRO: the transits of pano da costa mediated by memories |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Mello, Adriana Russi Tavares de |
|
dc.contributor.referee |
Rocha, Gilmar |
|
dc.contributor.referee |
Abreu, Regina Maria do Rego Monteiro de |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Multidisciplinar |
pt_BR |
dc.subject.en |
Pano da costa. Museu de Folclore Edison Carneiro. Mercadão de Madureira. Festa da Boa Morte. Fragmentary memory. |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The pano da costa is an artifact of clothing that composes the <baiana attire=. It is an object
that has been in use for a few centuries, whose value finds resonance in Society, deeply
connected to our popular culture. Therefore, it is possible to find it in different contexts: from
Rio de Janeiro to Bahia. Situating itself in the field of social memory and anthropology, this
work aims to trace readings about the pano da costa in three different social scenarios: in the
collection of the Museu de Folclore Edison Carneiro, in Mercadão de Madureira, both located
in Rio de Janeiro and in the traditional festival <Festa da Irmandade Nossa Senhora da Boa
Morte= in Recôncavo Baiano. In this way, we start from the concepts of fragmentary memory
in Benjamin and fragments of religious culture in Parés. Then, we advance towards the theory
of objects agency developed by Gell, especially the issue of clothing in popular culture through
Rocha, which evidence clothing as a device for costructing social identities. Through
ethnographic method, this research sought to elucidate a series of uses, meanings and agencies
of the pano da costa related to the cultural figure of the <baiana= and the <filhas de santo=
(daughters of saints) of Candomblé. In these different circumstances, the "pano da costa"
articulates events around itself, as it evokes plural memories, for example, of african religions
and african diaspora, playing a role in the resistance and construction of afro-brazilian
religiosity and popular culture as a whole. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
Não se Aplica |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O pano da costa é um artefato da indumentária que compõe o <traje da baiana=. Trata-se de um
objeto em uso há alguns séculos, cujo valor encontra ressonância na sociedade, ligando-se
profundamente à nossa cultura popular. Assim, é possível encontrá-lo em contextos distintos:
do Rio de Janeiro à Bahia. Situando-se no campo da memória social e da antropologia, este
trabalho tem como objetivo traçar leituras sobre o pano da costa em três cenários sociais
diferentes: no acervo do Museu de Folclore Edison Carneiro, no Mercadão de Madureira,
ambos localizados no Rio de Janeiro e na Festa da Irmandade Nossa Senhora da Boa Morte no
Recôncavo Baiano. Desse modo, partimos dos conceitos de memória fragmentária em
Benjamin e de fragmentos de cultura religiosa em Parés. Em seguida, avançamos em direção à
teoria da agência dos objetos desenvolvida por Gell, em especial a questão do vestuário na
cultura popular através de Rocha que evidencia a roupa como dispositivo de construção de
identidades sociais. Através do método etnográfico, esta pesquisa procurou elucidar uma série
de usos, significados e agências do pano da costa relacionados à figura cultural da baiana e às
filhas de santo do Candomblé. Nestas diferentes circunstâncias o pano da costa articula
acontecimentos em torno de si, na medida em que evoca memórias plurais, por exemplo, das
religiões e diáspora africanas, tendo um papel na resistência e construção da religiosidade afro-
brasileira e da cultura popular como um todo. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pano da costa. Museu de Folclore Edison Carneiro. Mercadão de Madureira. Festa da Boa Morte. Memória fragmentária. |
pt_BR |