dc.contributor.advisor |
Classe, Tadeu Moreira de |
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dc.contributor.author |
Souza, Emmanuel Gomes |
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dc.date.accessioned |
2024-07-08T19:19:38Z |
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dc.date.available |
2024-07-08T19:19:38Z |
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dc.date.issued |
2023-08-30 |
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dc.identifier.citation |
SOUZA, Emmanuel Gomes. CaSEJ: game design canvas para brainstorming de jogos para saúde. 71f. Dissertação ( Mestrado em Informática ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14053 |
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dc.description.sponsorship |
N/A |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
CaSEJ: Game Design Canvas para Brainstorming de Jogos para Saúde |
pt_BR |
dc.title.alternative |
CaSEJ: Game Design Canvas for Health Game Brainstorming |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Classe, Tadeu Moreira de |
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dc.contributor.referee |
Ferreira, Simone Bacellar Leal |
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dc.contributor.referee |
Nardi, Carolina Christina do Sacramento |
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dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Canvas CSEJ |
pt_BR |
dc.subject.en |
Psycho-Mental |
pt_BR |
dc.subject.en |
Serious Games |
pt_BR |
dc.subject.en |
Games for Health |
pt_BR |
dc.subject.en |
Common Mental Disorders |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Nowadays, the high frequency of consumption of digital games by various
audiences is a reality in society, and most of the time focused on entertainment.
Digital games are seen as useful to pass the time and relax the mind. In addition
to entertainment, digital games are used in several contexts, health is one of them.
Thinking, discussing and conceiving games for this domain can be a bit
complicated, because there aren’t many methods and tools that guide designers
to conceive them. Thinking about this health context, we saw the opportunity to
carry out this research. This work explores how serious games can be applied in
the context of health, and for that, a game design canvas called CaSEJ was
developed to assist in the development of games for health. As the research was
based on Design Science Research, the CaSEJ was demonstrated from the
Psycho-Mental game, within the context of detecting psychic alterations.
Subsequently, the CaSEJ was evaluated by experts in game design for the
validation of the Canvas CaSEJ, and another evaluation by the multidisciplinary
mental health team for the analysis of the game. The results of the evaluations
indicated that the CaSEJ is useful and feasible to be applied in the design of games
for health. Therefore, we understand that CaSEJ presents itself as a support tool
for the design of these games through canvas modeling, which presents an
alternative and dynamic way of supporting the professionals and is effective in
achieving planned objectives. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Nos dias atuais, a alta frequência no consumo de jogos digitais por vários
públicos é uma realidade na sociedade, na maior parte das vezes voltado para
entretenimento próprio. Jogos digitais são vistos como úteis para passar o tempo
e relaxar a mente. Além do entretenimento, jogos digitais são usados em diversos
contextos, sendo a saúde um deles. Pensar, discutir e conceber jogos para este
domínio pode ser um tanto complicado, não existindo muitos métodos e
ferramentas que guiem os designers a concebê-los. Pensando nesse contexto de
saúde, viu-se a oportunidade de realizar esta pesquisa. Este trabalho explora
como os jogos sérios podem ser aplicados no campo da saúde, e para isso foi
desenvolvido um game design canvas chamado CaSEJ, para auxiliar no
desenvolvimento de jogos para a saúde. Como a pesquisa se baseou na Design
Science Research, o CaSEJ foi demonstrado a partir do jogo Psico-Mental, dentro
do escopo de detecção de alterações psíquicas. Posteriormente, o CaSEJ foi
avaliado por especialistas em design de jogos para a validação do Canvas CaSEJ,
e outra avaliação com a equipe multidisciplinar de saúde mental para a análise
da aplicabilidade do jogo. Os resultados das avaliações apontaram que o CaSEJ
é útil e viável de ser aplicado na concepção de jogos para saúde. Portanto,
entendemos que o CaSEJ se apresenta como ferramenta de suporte para a criação
destes jogos por meio de uma modelagem canvas, a qual apresenta uma forma
alternativa e dinâmica de dar suporte aos profissionais e é eficaz em cumprir os
objetivos planejados. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Canvas CSEJ |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Psico-Mental |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jogos Sérios |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jogos para Saúde |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Transtornos Mentais Comuns |
pt_BR |