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CaSEJ: Game Design Canvas para Brainstorming de Jogos para Saúde

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dc.contributor.advisor Classe, Tadeu Moreira de
dc.contributor.author Souza, Emmanuel Gomes
dc.date.accessioned 2024-07-08T19:19:38Z
dc.date.available 2024-07-08T19:19:38Z
dc.date.issued 2023-08-30
dc.identifier.citation SOUZA, Emmanuel Gomes. CaSEJ: game design canvas para brainstorming de jogos para saúde. 71f. Dissertação ( Mestrado em Informática ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14053
dc.description.sponsorship N/A pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title CaSEJ: Game Design Canvas para Brainstorming de Jogos para Saúde pt_BR
dc.title.alternative CaSEJ: Game Design Canvas for Health Game Brainstorming pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Classe, Tadeu Moreira de
dc.contributor.referee Ferreira, Simone Bacellar Leal
dc.contributor.referee Nardi, Carolina Christina do Sacramento
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Informática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Canvas CSEJ pt_BR
dc.subject.en Psycho-Mental pt_BR
dc.subject.en Serious Games pt_BR
dc.subject.en Games for Health pt_BR
dc.subject.en Common Mental Disorders pt_BR
dc.description.abstracten Nowadays, the high frequency of consumption of digital games by various audiences is a reality in society, and most of the time focused on entertainment. Digital games are seen as useful to pass the time and relax the mind. In addition to entertainment, digital games are used in several contexts, health is one of them. Thinking, discussing and conceiving games for this domain can be a bit complicated, because there aren’t many methods and tools that guide designers to conceive them. Thinking about this health context, we saw the opportunity to carry out this research. This work explores how serious games can be applied in the context of health, and for that, a game design canvas called CaSEJ was developed to assist in the development of games for health. As the research was based on Design Science Research, the CaSEJ was demonstrated from the Psycho-Mental game, within the context of detecting psychic alterations. Subsequently, the CaSEJ was evaluated by experts in game design for the validation of the Canvas CaSEJ, and another evaluation by the multidisciplinary mental health team for the analysis of the game. The results of the evaluations indicated that the CaSEJ is useful and feasible to be applied in the design of games for health. Therefore, we understand that CaSEJ presents itself as a support tool for the design of these games through canvas modeling, which presents an alternative and dynamic way of supporting the professionals and is effective in achieving planned objectives. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt Nos dias atuais, a alta frequência no consumo de jogos digitais por vários públicos é uma realidade na sociedade, na maior parte das vezes voltado para entretenimento próprio. Jogos digitais são vistos como úteis para passar o tempo e relaxar a mente. Além do entretenimento, jogos digitais são usados em diversos contextos, sendo a saúde um deles. Pensar, discutir e conceber jogos para este domínio pode ser um tanto complicado, não existindo muitos métodos e ferramentas que guiem os designers a concebê-los. Pensando nesse contexto de saúde, viu-se a oportunidade de realizar esta pesquisa. Este trabalho explora como os jogos sérios podem ser aplicados no campo da saúde, e para isso foi desenvolvido um game design canvas chamado CaSEJ, para auxiliar no desenvolvimento de jogos para a saúde. Como a pesquisa se baseou na Design Science Research, o CaSEJ foi demonstrado a partir do jogo Psico-Mental, dentro do escopo de detecção de alterações psíquicas. Posteriormente, o CaSEJ foi avaliado por especialistas em design de jogos para a validação do Canvas CaSEJ, e outra avaliação com a equipe multidisciplinar de saúde mental para a análise da aplicabilidade do jogo. Os resultados das avaliações apontaram que o CaSEJ é útil e viável de ser aplicado na concepção de jogos para saúde. Portanto, entendemos que o CaSEJ se apresenta como ferramenta de suporte para a criação destes jogos por meio de uma modelagem canvas, a qual apresenta uma forma alternativa e dinâmica de dar suporte aos profissionais e é eficaz em cumprir os objetivos planejados. pt_BR
dc.subject.pt Canvas CSEJ pt_BR
dc.subject.pt Psico-Mental pt_BR
dc.subject.pt Jogos Sérios pt_BR
dc.subject.pt Jogos para Saúde pt_BR
dc.subject.pt Transtornos Mentais Comuns pt_BR


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