dc.contributor.advisor |
Moraes, José Damiro |
|
dc.contributor.author |
Martins, Bruno Pecegueiro do Amaral |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-10T21:28:47Z |
|
dc.date.available |
2024-07-10T21:28:47Z |
|
dc.date.issued |
2023-03-16 |
|
dc.identifier.citation |
MARTINS, Bruno Pecegueiro do Amaral. As contribuições Anarquistas à educação e sua presença na pedagogia contemporânea. 2023. Dissertação. (Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14056 |
|
dc.description.sponsorship |
Não se aplica |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
AS CONTRIBUIÇÕES ANARQUISTAS À EDUCAÇÃO E SUA PRESENÇA NA PEDAGOGIA CONTEMPORÂNEA |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Moraes, José Damiro |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Área: MULTIDISCIPLINAR. Subárea: INTERDISCIPLINAR. Sub Subárea: SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Brazilian Educational Though |
pt_BR |
dc.subject.en |
Libertarian Pedagogy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Anarchism |
pt_BR |
dc.subject.en |
Anarchist Education |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The research seeks to measure the anarchist contributions to education in themes that
are present in the educational field until today, with emphasis on the practices that
libertarian pedagogy elaborated and experienced especially in the passage from the
19th to the 20th century. This theme is relevant because there are few works that seek
to relate libertarian proposals with other educational perspectives, trying to indicate
possible approaches. In this way, we seek to bring an analysis of the absence of
libertarian pedagogy themes in the educational field and also map how anarchist
proposals in education appear in current educational theories, pointing out as a
possible contribution that is not always attributed. With this, it presents a survey of how
these contributions appear in manuals of the history of pedagogical ideas, in addition
to debates on their relevance. In the course of this research, we realized that there are
many appropriations of anarchist thought/method and educational
practices/experiences that are emptied of their concepts aimed at the radical
transformation of society. It also discusses how the libertarian field has addressed
these relationships with other pedagogical currents, raising hypotheses about possible
dialogues. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
Não se aplica |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A pesquisa busca dimensionar as contribuições anarquistas à educação em temáticas
que estão presentes no campo educacional até os dias de hoje, com ênfase nas
práticas que a pedagogia libertária elaborou e experimentou sobretudo na passagem
do século XIX para o século XX. Esse tema mostra-se relevante pois são poucos os
trabalhos que buscam relacionar as propostas libertárias com outras perspectivas
educacionais procurando indicar possíveis aproximações. Desta forma, procuramos
trazer uma análise da ausência dos temas da pedagogia libertária no campo
educacional e também mapear como as propostas anarquistas em educação
aparecem nas teorias educacionais atuais, apontando como uma possível
contribuição que nem sempre é atribuída. Com isso, apresenta um levantamento de
como estas contribuições aparecem nos manuais de história das ideias pedagógicas,
além de debates sobre sua atualidade. Na trajetória dessa pesquisa, percebemos
que existem muitas apropriações do pensamento/método e de práticas/experiências
educacionais anarquistas que são esvaziadas de seus conceitos voltados à
transformação radical da sociedade. Discute também como o campo libertário tem
abordado estas relações com outras correntes pedagógicas, levantando hipóteses
sobre diálogos possíveis. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pensamento Educacional Brasileiro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pedagogia Libertária |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Anarquismo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Anarquista |
pt_BR |