dc.contributor.advisor |
Bernado, Elisangela da Silva |
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dc.contributor.author |
Mota, Pamela Maria do Rosário |
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dc.date.accessioned |
2024-07-10T23:07:55Z |
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dc.date.available |
2024-07-10T23:07:55Z |
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dc.date.issued |
2023-04-03 |
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dc.identifier.citation |
MOTA, Pamela Maria do Rosário. Gestão Democrática Em Cena: ações do Ministério Público nos processos de escolha para diretores escolares em Duque de Caxias (RJ) e no Rio de Janeiro (RJ). 2023. 255 f. Tese de doutorado – Centro de Ciências Humanas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14059 |
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dc.description.sponsorship |
Não se aplica |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Gestão democrática em cena: ações do Ministério Público nos processos de escolha para diretores escolares em Duque de Caxias (RJ) e no Rio de Janeiro (RJ) |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Bernado, Elisangela da Silva |
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dc.contributor.referee |
Oliveira, Ana Cristina Prado |
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dc.contributor.referee |
Menezes, Janaina Specht |
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dc.contributor.referee |
Amaral, Daniela Patti do |
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dc.contributor.referee |
Silveira, Adriana Aparecida Dragone |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro,RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Área: MULTIDISCIPLINAR. Subárea: INTERDISCIPLINAR. Sub Subárea: SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Democratic management |
pt_BR |
dc.subject.en |
Selection of public school principals |
pt_BR |
dc.subject.en |
Public Prosecutor´s Office of Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This paper aims to discuss the route of the recruitment of public school principals in Duque de Caxias, city located in the metropolitan region of the state of Rio de Janeiro, in Rio de Janeiro, capital, based on the idea that the Public Prosecutor´s Office of Rio de Janeiro, with its actions, may have contributed to the regulation of democratic management in public educational system. The contributions of the “policy cycle approach” formulated by Bowe, Ball and Gold (1992) and Ball (1994) and conceptions of democracy (SANTOS; AVRITZER, 2002; LIMA, 2001, 2011, 2014 e 2018; TILLY, 2013), were as a theoretical and analytical framework to examine educational policies in the investigated cities. This paper presents results based on the documentary analysis of the extrajudicial and judicial instruments examined by Public Prosecutor´s Office between 2014 and 2019. The result of the research, we suggest the Public Prosecutor´s Office of Rio de Janeiro can be a influence on the writting of educational policies aimed at democratic management more enlarge in the city investigated and it guids more
perennial local legislations |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
Não se aplica |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho, de natureza qualitativa, analisa a atuação do Ministério Público do Estado Rio de Janeiro, MPRJ, tendo em vista as ações do órgão em prol da regulamentação da gestão democrática (GD), com foco no processo de escolha de diretores escolares, em duas cidades: Duque de Caxias, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, e Rio de Janeiro, capital. Durante essa investigação, visualizamos o percurso do contexto de produção textual dessas promotorias especializadas, compreendendo as influências incutidas na encenação das políticas a solidificarem a GD. Para tanto, foi realizada análise documental das diligências exaradas pelo órgão por meio de Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação entre 2014 e 2019 nos municípios pesquisados. Sob a perspectiva teórico-metodológica do ciclo de políticas (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994) e por meio de contribuições em torno de concepções de democracia (SANTOS; AVRITZER, 2002; LIMA, 2001, 2011, 2014 e 2018;
TILLY, 2013), os resultados apontam que o MPRJ maximiza a GD, ao ampliar a intensidade democrática desta e contribui na amplitude participativa dos destinatários na gestão democrática de políticas públicas educacionais nos locais pesquisados, além de ser um dos contextos de influência a visar normativas mais perenes da gestão democrática e de mitigação do clientelismo. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gestão democrática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Processo seletivo de diretores escolares |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro |
pt_BR |