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Coletivos Feministas e De Estudantes Negras Na Unirio: Conversando Sobre Gênero, Raça e Educação

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dc.contributor.advisor Amaro, Ivanildo
dc.contributor.author Amarante, Caroline De Oliveira
dc.date.accessioned 2024-07-11T20:04:23Z
dc.date.available 2024-07-11T20:04:23Z
dc.date.issued 2021-11-30
dc.identifier.citation AMARANTE, Caroline de Oliveira. Coletivos feministas e de estudantes negras na UNIRIO: conversando sobre gênero, raça e educação. 2021.108 f. Dissertação. (Programa de Pós Graduação em Educação) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14062
dc.description.sponsorship Não se aplica pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Coletivos Feministas e De Estudantes Negras Na Unirio: Conversando Sobre Gênero, Raça e Educação pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Amaro, Ivanildo
dc.contributor.referee Miranda, Claudia
dc.contributor.referee Filice, Renísia Cristina Garcia
dc.contributor.referee Sotero, Edilza
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro,RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq Área: MULTIDISCIPLINAR. Subárea: INTERDISCIPLINAR. Sub Subárea: SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Black Collective Luíza Mahin pt_BR
dc.subject.en Black feminism pt_BR
dc.subject.en Gender pt_BR
dc.subject.en race and class pt_BR
dc.subject.en Intersectionality pt_BR
dc.subject.en Social Moviments pt_BR
dc.subject.en University pt_BR
dc.description.abstracten This research seeks to analyze how the Black Collective Luíza Mahin, belonging to the Federal University of the State of Rio de Janeiro - UNIRIO, was organized and produced actions inside a public university and how it approached social movements. In the eyes of four black women, participants of the Black Collective Luíza Mahin, this dissertation analyzes, through their speeches, the markers of race, gender, and class. In order to understand the way they was organized and contributes to the permanence of black students inside of UNIRIO, which can occur through actions such as study groups, the resolution of racial issues, defense of students who sue with situations of daily life racism and gendered racism inside the university, criticism and suggestions for changes in the university curriculum, demands for positioning the academic departments of UNIRIO, support during tensions between colleagues and professors, political demonstrations, rejection notes, acts and capacities such as protest posters within and on the outskirts of the university. As a methodology, we established conversation as the primary procedure for accessing the four students who articulate the actions of this collective with historical theory and activist practice. The conversation is an approximation with the participants, providing a relationship of trust with Black Collective Luíza Mahin. This methodological approach provided greater accessibility to the collective agendas, to the demands and difficulties faced by black students in everyday university life. It is important to emphasize that, historically, black women are absent from a large part of the Human Sciences research that is dedicated to critically analyzing the Brazilian reality. The choice of a black collective and of black women within the university is justified, in part, by the perception of a gap in the production of knowledge by black women in the academy. On the other hand, it is justified by enabling greater visibility of how the effects of affirmative quota policies for black people in public universities, in the last 20 years, have materialized in the experiences of black students. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber Não se aplica pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa busca analisar como o Coletivo Negro Luíza Mahin, pertencente à Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro – UNIRIO se organizou e produziu ações dentro de uma universidade pública e como se deu a sua aproximação com movimentos sociais. Aos olhos de quatro mulheres negras, participantes do Coletivo Negro Luíza Mahin, a dissertação analisa através de suas falas, os marcadores de raça, gênero e classe. A fim de compreender a forma que este se organiza e contribui para a permanência de estudantes negras dentro da UNIRIO, que pode ocorrer através de ações como grupos de estudos, tentativas de resolução em assuntos de causa racial, defesa de estudantes que sofrem com situações de racismo cotidiano e racismo gendrado dentro da universidade, críticas e sugestões de mudanças no currículo universitário,cobranças de posicionamento dos departamentos acadêmicos da UNIRIO, apoio durante as tensões entre colegas e docentes, manifestações políticas, notas de repúdio, atos e intervenções como cartazes de protesto dentro e nos arredores da universidade. Como metodologia, estabelecemos a conversa como procedimento primordial de acesso às quatro estudantes que articulam as ações desse coletivo com a teoria histórica e a prática ativista. A conversa permitiu uma aproximação com as participantes, propiciando uma relação de confiança com o Coletivo Negro Luíza Mahin. Esta abordagem metodológica propiciou uma maior acessibilidade às pautas do coletivo, às demandas e dificuldades enfrentadas pelas estudantes negras no cotidiano universitário. Importante ressaltar que, historicamente, mulheres negras estão ausentes de grande parte das pesquisas de Ciências Humanas que se dedicam a analisar criticamente a realidade brasileira. A escolha de um coletivo negro e de mulheres negras no interior da universidade se justifica, em parte, por percebermos uma lacuna na produção do conhecimento por parte de mulheres negras na academia. Por outro lado, se justifica por possibilitar uma maior visibilidade de como os efeitos das políticas afirmativas de cotas para pessoas negras na universidade pública, nos últimos 20 anos, tem se materializado nas vivências e experiências de estudantes negras. pt_BR
dc.subject.pt Coletivo Negro Luíza Mahin pt_BR
dc.subject.pt Feminismo Negro pt_BR
dc.subject.pt Gênero pt_BR
dc.subject.pt Raça e classe pt_BR
dc.subject.pt Interseccionalidade pt_BR
dc.subject.pt Movimentos Sociais pt_BR
dc.subject.pt Universidade pt_BR


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