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Formação de Diretores da Educação Infantil: a Atuação Das Diferentes Burocracias Da Rede Municipal Do Rio De Janeiro

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dc.contributor.advisor Oliveira, Ana Cristina Prado de
dc.contributor.author Gomes, Luan Felipe Xavier
dc.date.accessioned 2024-07-11T20:42:35Z
dc.date.available 2024-07-11T20:42:35Z
dc.date.issued 2023-04-28
dc.identifier.citation XAVIER, Luan Felipe Gomes. Formação de diretores da educação infantil: a atuação das diferentes burocracias da rede municipal do Rio de Janeiro. 2023. Dissertação (Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14063
dc.description.sponsorship Não se aplica pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Formação de Diretores da Educação Infantil: a Atuação Das Diferentes Burocracias Da Rede Municipal Do Rio De Janeiro pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Oliveira, Ana Cristina Prado de
dc.contributor.referee Nunes, Maria Fernanda Rezende
dc.contributor.referee Carvalho, Cynthia Paes
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro,RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq Área: MULTIDISCIPLINAR. Subárea: INTERDISCIPLINAR. Sub Subárea: SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Early Childhood Education pt_BR
dc.subject.en School Management pt_BR
dc.subject.en Principals’ training pt_BR
dc.subject.en Public Policies pt_BR
dc.description.abstracten This research addressed aspects of educational policies for Early Childhood Education, especially those referring to the specificities of the school principal's role in units that serve this age group. Having as a central theme the performance of school management teams in guaranteeing the right to access to quality early childhood education in Brazilian public schools, our research question was: How has the training of school principals of early childhood education been taking place within the scope of SME/RJ? Methodologically, a documentary analysis was carried out, within the scope of the Municipal Education Network of Rio de Janeiro, including the selection notices for school principals’ position, seeking to observe the place of Early Childhood Education in the policy. To deepen this analysis, we conducted semistructured interviews with servers at the central and intermediate level (Coordenaria Regional de Educação – CRE), high and medium-level bureaucracies (LIPSKY, 2010) on the implementation of policies related to the principals’ training. Then, it was necessary to listen to the principals of the SME/RJ as a way of understanding their perception of their training and of the implementation of policies aimed at the subject, in the municipal public network. Thus, 4 principals were interviewed, representing different models of schools that provide early childhood education in the SME/RJ. The data were analyzed in the light of studies on school management (OLIVEIRA, 2018; PAES de CARVALHO, 2012; SOUZA, 2017; among others) and on Early Childhood Education (NUNES et al, 2011; KRAMER, 2014; GIL, 2018; among others). As a result, we highlight the scarcity of academic studies relating the aspects of Early Childhood Education and School Management and that the absence of a consistent public policy results in the BME agents not understanding their role in the performance of the training of school principals in Early Childhood Education. It is expected that the analysis of the data presented in this research can contribute to the municipal public management to reflect on the place of Early Childhood Education in the principal selection policy, as well as for the formulation of a specific training that meets the needs of these principals. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber Não se aplica pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa abordou aspectos sobre as políticas educacionais de atendimento a Educação Infantil, especialmente as que se referem às especificidades da atuação do diretor escolar nas unidades que atendam a essa faixa etária. Tendo como tema central a atuação das equipes de gestão escolar na garantia do direito ao acesso à educação infantil de qualidade nas escolas públicas brasileiras, nossa questão de pesquisa foi: De que forma vem se dando a formação de diretores escolares da educação infantil no âmbito da SME/RJ? Metodologicamente, foi realizada uma análise documental, no âmbito da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, dos editais de Seleção para Diretores Escolares, buscando observar o lugar da Educação Infantil na política de inserção ao cargo. Para aprofundar esta análise, realizamos entrevistas semiestruturadas com servidores do nível central e intermediário (Coordenaria Regional de Educação – CRE), burocracias de alto e médio escalão (LIPSKY, 2010) sobre a implementação de políticas relacionadas à formação de diretores. Em seguida, foi necessário escutar os diretores da SME/RJ, como forma de compreender sua percepção sobre sua formação e sobre a implementação de políticas voltadas para o tema na rede pública municipal. Assim, foram entrevistados quatro diretores representando diferentes modelos de escolas que atendem à educação infantil na SME/RJ. Os dados foram analisados à luz dos estudos sobre gestão escolar (OLIVEIRA, 2018; PAES de CARVALHO, 2012; SOUZA, 2017; entre outros) e sobre a Educação Infantil (NUNES et al, 2011; KRAMER, 2014; GIL, 2018; entre outros). Como resultados, destacamos a escassez de trabalhos acadêmicos relacionados aos aspectos da Educação Infantil e a Gestão Escolar e que ausência de uma política pública consistente faz com que os agentes da BME não compreendam seu papel na atuação da formação dos diretores escolares da Educação Infantil. Espera-se que a análise dos dados apresentados nessa pesquisa possa contribuir para que a gestão pública municipal reflita sobre o lugar da Educação Infantil na política de seleção de diretores, bem como para formulação de uma formação especifica que atenda às necessidades destes diretores. pt_BR
dc.subject.pt Educação Infantil - Gestão Escolar pt_BR
dc.subject.pt Formação de Diretores pt_BR
dc.subject.pt Políticas Públicas pt_BR


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