DSpace Repository

Instagram como ferramenta de disseminação de conteúdo em Patologia Geral

Show simple item record

dc.contributor.advisor Lima, Luciana Moreira
dc.contributor.author Tokumoto, Thais
dc.date.accessioned 2024-08-01T19:20:10Z
dc.date.available 2024-08-01T19:20:10Z
dc.date.issued 2024-02-01
dc.identifier.citation TOKUMOTO, Thais. Instagram como ferramenta de aprendizado em Patologia Geral. 2024. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Medicina e Cirurgia, Rio de Janeiro, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14068
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Instagram como ferramenta de disseminação de conteúdo em Patologia Geral pt_BR
dc.title.alternative Instagram as a learning tool in General Pathology pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.contributor.referee Lima, Luciana Moreira
dc.contributor.referee Moreira, Lio
dc.contributor.referee Redondo, Patrícia de Albuquerque Garcia
dc.contributor.referee Silva Filho, Renato Geraldo da
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS DA SAÚDE pt_BR
dc.subject.cnpq MEDICINA pt_BR
dc.subject.en Instagram pt_BR
dc.subject.en General Pathology pt_BR
dc.subject.en Knowledge dissemination pt_BR
dc.subject.en Educational inclusion pt_BR
dc.description.abstracten Introduction: The digital era, especially through social media, has revolutionized the dissemination of knowledge. Instagram, a popular platform, has excelled in general pathology education, making learning more accessible and visual. The traditionally restricted teaching of pathology now benefits from Instagram's ability to visually share complex concepts. The aim of this study is to utilize Instagram, specifically the profile @patologia.unirio, for the dissemination of General Pathology content, facilitating and deepening the study in the discipline. The methodology consisted of creating the profile to disseminate weekly feed posts and daily stories about pathology, featuring photos of macro and microscopic specimens, slide descriptions, theoretical concepts, and active interaction with the audience. The content was approved by a specialized team, ensuring comprehension, ethics, and clarity. As a result, 233 followers were reached, with 226 stories and 18 posts; the profile achieved significant engagement, evidenced by 68.9% accuracy in quizzes and 484 interactions on posts. The @patologia.unirio profile on Instagram demonstrates the potential of social media in education, especially in General Pathology. It attracted engaged followers, democratized access to knowledge, and represented an advancement towards a more inclusive and dynamic health education. The success of the profile suggests continuous potential for disseminating knowledge in General Pathology, reaching a global audience, and offering an innovative approach to teaching the discipline. pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Introdução: A era digital, especialmente através das redes sociais, revolucionou a disseminação de conhecimento. O Instagram, uma plataforma popular, se destacou na educação em patologia geral, tornando o aprendizado mais acessível e visual. O ensino tradicionalmente restrito de patologia agora se beneficia da capacidade do Instagram de compartilhar visualmente conceitos complexos. O objetivo deste estudo é fazer uso do Instagram, especificamente do perfil @patologia.unirio, para a disseminação de conteúdos em Patologia Geral, facilitar e aprofundar o estudo na disciplina. A metodologia consistiu em criar o perfil para disseminar postagens no feed semanais e stories diários sobre patologia, apresentando fotos de peças macro e microscópicas, descrições de lâminas, conceitos teóricos e interação ativa com a audiência. O conteúdo foi aprovado por uma equipe especializada, garantindo compreensão, ética e clareza.Como resultados atingiu-se 233 seguidores, 226 stories e 18 publicações, o perfil alcançou um engajamento significativo, evidenciado por 68,9% de acertos em quizzes e 484 interações em postagens. O perfil @patologia.unirio no Instagram demonstra o potencial das redes sociais na educação, especialmente em Patologia Geral. Atraiu seguidores engajados, democratizou o acesso ao conhecimento e representou um avanço para uma educação mais inclusiva e dinâmica em saúde. O sucesso do perfil sugere um potencial contínuo para disseminar conhecimento em Patologia Geral, alcançando uma audiência global e oferecendo uma abordagem inovadora no ensino da disciplina. pt_BR
dc.subject.pt Instagram pt_BR
dc.subject.pt Patologia Geral pt_BR
dc.subject.pt Disseminação de conhecimento pt_BR
dc.subject.pt Inclusão educacional pt_BR
dc.degree.course Bacharelado em Medicina pt_BR
dc.degree.college Escola de Medicina e Cirurgia pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|