dc.contributor.advisor |
Lima, Luciana Moreira |
|
dc.contributor.author |
Tokumoto, Thais |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-01T19:20:10Z |
|
dc.date.available |
2024-08-01T19:20:10Z |
|
dc.date.issued |
2024-02-01 |
|
dc.identifier.citation |
TOKUMOTO, Thais. Instagram como ferramenta de aprendizado em Patologia Geral. 2024. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Medicina e Cirurgia, Rio de Janeiro, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14068 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Instagram como ferramenta de disseminação de conteúdo em Patologia Geral |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Instagram as a learning tool in General Pathology |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Lima, Luciana Moreira |
|
dc.contributor.referee |
Moreira, Lio |
|
dc.contributor.referee |
Redondo, Patrícia de Albuquerque Garcia |
|
dc.contributor.referee |
Silva Filho, Renato Geraldo da |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS DA SAÚDE |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MEDICINA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Instagram |
pt_BR |
dc.subject.en |
General Pathology |
pt_BR |
dc.subject.en |
Knowledge dissemination |
pt_BR |
dc.subject.en |
Educational inclusion |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Introduction: The digital era, especially through social media, has revolutionized the
dissemination of knowledge. Instagram, a popular platform, has excelled in general
pathology education, making learning more accessible and visual. The traditionally
restricted teaching of pathology now benefits from Instagram's ability to visually share
complex concepts. The aim of this study is to utilize Instagram, specifically the profile
@patologia.unirio, for the dissemination of General Pathology content, facilitating and
deepening the study in the discipline. The methodology consisted of creating the
profile to disseminate weekly feed posts and daily stories about pathology, featuring
photos of macro and microscopic specimens, slide descriptions, theoretical concepts,
and active interaction with the audience. The content was approved by a specialized
team, ensuring comprehension, ethics, and clarity. As a result, 233 followers were
reached, with 226 stories and 18 posts; the profile achieved significant engagement,
evidenced by 68.9% accuracy in quizzes and 484 interactions on posts. The
@patologia.unirio profile on Instagram demonstrates the potential of social media in
education, especially in General Pathology. It attracted engaged followers,
democratized access to knowledge, and represented an advancement towards a
more inclusive and dynamic health education. The success of the profile suggests
continuous potential for disseminating knowledge in General Pathology, reaching a
global audience, and offering an innovative approach to teaching the discipline. |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Introdução: A era digital, especialmente através das redes sociais,
revolucionou a disseminação de conhecimento. O Instagram, uma plataforma
popular, se destacou na educação em patologia geral, tornando o aprendizado mais
acessível e visual. O ensino tradicionalmente restrito de patologia agora se beneficia
da capacidade do Instagram de compartilhar visualmente conceitos complexos. O
objetivo deste estudo é fazer uso do Instagram, especificamente do perfil
@patologia.unirio, para a disseminação de conteúdos em Patologia Geral, facilitar e
aprofundar o estudo na disciplina. A metodologia consistiu em criar o perfil para
disseminar postagens no feed semanais e stories diários sobre patologia,
apresentando fotos de peças macro e microscópicas, descrições de lâminas,
conceitos teóricos e interação ativa com a audiência. O conteúdo foi aprovado por
uma equipe especializada, garantindo compreensão, ética e clareza.Como
resultados atingiu-se 233 seguidores, 226 stories e 18 publicações, o perfil alcançou
um engajamento significativo, evidenciado por 68,9% de acertos em quizzes e 484
interações em postagens. O perfil @patologia.unirio no Instagram demonstra o
potencial das redes sociais na educação, especialmente em Patologia Geral. Atraiu
seguidores engajados, democratizou o acesso ao conhecimento e representou um
avanço para uma educação mais inclusiva e dinâmica em saúde. O sucesso do perfil
sugere um potencial contínuo para disseminar conhecimento em Patologia Geral,
alcançando uma audiência global e oferecendo uma abordagem inovadora no
ensino da disciplina. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Instagram |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patologia Geral |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Disseminação de conhecimento |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Inclusão educacional |
pt_BR |
dc.degree.course |
Bacharelado em Medicina |
pt_BR |
dc.degree.college |
Escola de Medicina e Cirurgia |
pt_BR |