DSpace Repository

Poluição sonora e o ensino de física

Show simple item record

dc.contributor.advisor Baptista, Maria Lúcia Grillo Perez
dc.contributor.author Freitas, Felipe da Silva
dc.date.accessioned 2024-08-02T18:06:30Z
dc.date.available 2024-08-02T18:06:30Z
dc.date.issued 2021-05-12
dc.identifier.citation FREITAS, Felipe da Silva. Poluição sonora e o ensino de física. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14070
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Poluição sonora e o ensino de física pt_BR
dc.title.alternative Noise pollution and the teaching of physics pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Baptista, Maria Lúcia Grillo Perez
dc.contributor.referee Helayël-Neto, José Abdalla
dc.contributor.referee Mondaini, Leonardo
dc.contributor.referee Dassie, Bruno Alves
dc.contributor.referee Souza, Carlos Eduardo Rodrigues de
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física pt_BR
dc.subject.cnpq Área: FÍSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Subárea: FÍSICA GERAL pt_BR
dc.subject.en Physics teaching pt_BR
dc.subject.en noise pollution pt_BR
dc.subject.en meaningful learning pt_BR
dc.subject.en sound intensity pt_BR
dc.description.abstracten Physics teaching has undergone several changes, especially regarding to advances in research designed for this purpose. However, critics of the teaching of this discipline, such as a high rate of failure, can be seen daily in the school context. There are some causes for this situation. In order to present a contemporary educational proposal, aimed at training students for the full exercise of citizenship, in the perspective of meaningful learning, this dissertation presents a proposal for an educational product that aims to bring physics and the environment closer, based on noise pollution, exploring its environmental degradation and consequences in everyday life. To this end, a problematizing activity was proposed, in order to make students aware of the effects caused by the use of headphones at high volumes. In order to build the scientific response with the students, considering the sound intensity, they are proposed to carry out an activity based on questionnaires, exhibitions, problematization, texts, videos and at the end an experiment in which, with the use of a sonometer, they must do the measure of the sound intensity of your headphones in a gradual way, that is, from the minimum volume to the maximum, to realize that the ideal volume to listen to your music is not the maximum. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O ensino de Física vem sofrendo diversas mudanças, principalmente, no que diz respeito aos avanços nas pesquisas destinadas para esse fim. Entretanto, críticas em relação ao ensino dessa disciplina, bem como alto índice de reprovação, podem ser observados cotidianamente no contexto escolar. Diversas são as causas para essa situação. No sentido de apresentar uma proposta educacional contemporânea, voltada à formação do estudante para o exercício pleno da cidadania, na perspectiva de uma aprendizagem significativa, esta dissertação apresenta uma proposta de produto educacional que visa à aproximação entre a Física e o Meio Ambiente, a partir da temática poluição sonora, explorando a sua degradação ambiental e consequências na vida cotidiana. Para tal fim, foi proposta uma atividade problematizadora, com o intuito de conscientizar os estudantes sobre os efeitos causados pelo uso de fones de ouvido em volumes elevados. A fim de construir a resposta científica com os alunos, considerando o nível de intensidade sonora é proposto a eles que realizem uma atividade baseada em questionários, exposições, problematização, textos, vídeos e no final um experimento no qual, com o uso de sonômetro, devem fazer a medida do nível de intensidade sonora dos seus fones de ouvido de forma gradativa, ou seja, a partir do volume mínimo até chegar ao máximo, para perceberem que o volume ideal para ouvir suas músicas não é o máximo. pt_BR
dc.subject.pt Ensino de Física pt_BR
dc.subject.pt poluição sonora pt_BR
dc.subject.pt aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject.pt nível de intensidade sonora pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|