dc.contributor.advisor |
Baptista, Maria Lúcia Grillo Perez |
|
dc.contributor.author |
Freitas, Felipe da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-02T18:06:30Z |
|
dc.date.available |
2024-08-02T18:06:30Z |
|
dc.date.issued |
2021-05-12 |
|
dc.identifier.citation |
FREITAS, Felipe da Silva. Poluição sonora e o ensino de física. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14070 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Poluição sonora e o ensino de física |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Noise pollution and the teaching of physics |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Baptista, Maria Lúcia Grillo Perez |
|
dc.contributor.referee |
Helayël-Neto, José Abdalla |
|
dc.contributor.referee |
Mondaini, Leonardo |
|
dc.contributor.referee |
Dassie, Bruno Alves |
|
dc.contributor.referee |
Souza, Carlos Eduardo Rodrigues de |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Área: FÍSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Subárea: FÍSICA GERAL |
pt_BR |
dc.subject.en |
Physics teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
noise pollution |
pt_BR |
dc.subject.en |
meaningful learning |
pt_BR |
dc.subject.en |
sound intensity |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Physics teaching has undergone several changes, especially regarding to advances in research designed for this purpose. However, critics of the teaching of this discipline, such as a high rate of failure, can be seen daily in the school context. There are some causes for this situation. In order to present a contemporary educational proposal, aimed at training students for the full exercise of citizenship, in the perspective of meaningful learning, this dissertation presents a proposal for an educational product that aims to bring physics and the environment closer, based on noise pollution, exploring its environmental degradation and consequences in everyday life. To this end, a problematizing activity was proposed, in order to make students aware of the effects caused by the use of headphones at high volumes. In order to build the scientific response with the students, considering the sound intensity, they are proposed to carry out an activity based on questionnaires, exhibitions, problematization, texts, videos and at the end an experiment in which, with the use of a sonometer, they must do the measure of the sound intensity of your headphones in a gradual way, that is, from the minimum volume to the maximum, to realize that the ideal volume to listen to your music is not the maximum. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O ensino de Física vem sofrendo diversas mudanças, principalmente, no que diz respeito aos avanços nas pesquisas destinadas para esse fim. Entretanto, críticas em relação ao ensino dessa disciplina, bem como alto índice de reprovação, podem ser observados cotidianamente no contexto escolar. Diversas são as causas para essa situação. No sentido de apresentar uma proposta educacional contemporânea, voltada à formação do estudante para o exercício pleno da cidadania, na perspectiva de uma aprendizagem significativa, esta dissertação apresenta uma proposta de produto educacional que visa à aproximação entre a Física e o Meio Ambiente, a partir da temática poluição sonora, explorando a sua degradação ambiental e consequências na vida cotidiana. Para tal fim, foi proposta uma atividade problematizadora, com o intuito de conscientizar os estudantes sobre os efeitos causados pelo uso de fones de ouvido em volumes elevados. A fim de construir a resposta científica com os alunos, considerando o nível de intensidade sonora é proposto a eles que realizem uma atividade baseada em questionários, exposições, problematização, textos, vídeos e no final um experimento no qual, com o uso de sonômetro, devem fazer a medida do nível de intensidade sonora dos seus fones de ouvido de forma gradativa, ou seja, a partir do volume mínimo até chegar ao máximo, para perceberem que o volume ideal para ouvir suas músicas não é o máximo. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject.pt |
poluição sonora |
pt_BR |
dc.subject.pt |
aprendizagem significativa |
pt_BR |
dc.subject.pt |
nível de intensidade sonora |
pt_BR |