DSpace Repository

A física em uma aproximação interdisciplinar contribuindo para a formação de professores de ciências

Show simple item record

dc.contributor.advisor Helayël-Neto, José Abdalla
dc.contributor.author Amaral, Nathalia Mariz do
dc.date.accessioned 2024-08-02T18:10:11Z
dc.date.available 2024-08-02T18:10:11Z
dc.date.issued 2021-06-18
dc.identifier.citation AMARAL, Nathalia Mariz do. A Física em uma aproximação interdisciplinar contribuindo para a formação de professores de ciências. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14071
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A física em uma aproximação interdisciplinar contribuindo para a formação de professores de ciências pt_BR
dc.title.alternative Physics in an interdisciplinary approach contributing to the training of science teachers pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Motta, Demison Correia
dc.contributor.referee Helaÿel-Neto, José Abdalla
dc.contributor.referee Motta, Demison Correia
dc.contributor.referee Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
dc.contributor.referee Rocha, Jaime Fernando Villas da
dc.contributor.referee Soares, Vitorvani
dc.contributor.referee Rodrigues, Eduardo Lima
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física pt_BR
dc.subject.cnpq Área: FÍSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Subárea: FÍSICA GERAL pt_BR
dc.subject.en Interdisciplinarity pt_BR
dc.subject.en Physics teaching pt_BR
dc.subject.en Science teachers pt_BR
dc.description.abstracten We propose in this dissertation the creation of a website as an educational product containing information about Physics, with a simple language and directed mainly to Science teachers in training. These professionals will be responsible for the first contacts of Middle School students with Physics. The website contains interdisciplinary approaches between Physics and Biology with examples from daily life to facilitate learning. For this dissertation we did field research with students from Biological, Environmental and Nature science courses, in the Federal University of the State of Rio de Janeiro. The application of the educational product occurred as expected and the analysis of the results demonstrated its effectiveness. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Propomos nesta dissertação a construção de um site como produto educacional contendo conceitos de Física, com uma linguagem simples e direcionada principalmente aos professores de Ciências em formação. Estes profissionais serão os responsáveis pelos primeiros contatos dos alunos do Ensino Fundamental II com a Física. O produto é um site e contém aproximações interdisciplinares entre a Física e a Biologia com exemplos do cotidiano para facilitar o aprendizado. Para esta dissertação, foram realizadas pesquisas de campo com alunos dos cursos de graduação de Ciências Biológicas, Ambientais e da Natureza, todos pertencentes à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, que contribuíram para a estrutura do site. A aplicação do produto educacional ocorreu dentro do esperado e a análise dos resultados demonstrou a sua eficácia. pt_BR
dc.subject.pt Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject.pt Ensino de Física pt_BR
dc.subject.pt professores de Ciências pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|