dc.contributor.advisor |
Helayël-Neto, José Abdalla |
|
dc.contributor.author |
Amaral, Nathalia Mariz do |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-02T18:10:11Z |
|
dc.date.available |
2024-08-02T18:10:11Z |
|
dc.date.issued |
2021-06-18 |
|
dc.identifier.citation |
AMARAL, Nathalia Mariz do. A Física em uma aproximação interdisciplinar contribuindo para a formação de professores de ciências. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14071 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A física em uma aproximação interdisciplinar contribuindo para a formação de professores de ciências |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Physics in an interdisciplinary approach contributing to the training of science teachers |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Motta, Demison Correia |
|
dc.contributor.referee |
Helaÿel-Neto, José Abdalla |
|
dc.contributor.referee |
Motta, Demison Correia |
|
dc.contributor.referee |
Paulo, Iramaia Jorge Cabral de |
|
dc.contributor.referee |
Rocha, Jaime Fernando Villas da |
|
dc.contributor.referee |
Soares, Vitorvani |
|
dc.contributor.referee |
Rodrigues, Eduardo Lima |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Área: FÍSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Subárea: FÍSICA GERAL |
pt_BR |
dc.subject.en |
Interdisciplinarity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Physics teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
Science teachers |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
We propose in this dissertation the creation of a website as an educational product containing information about Physics, with a simple language and directed mainly to Science teachers in training. These professionals will be responsible for the first contacts of Middle School students with Physics. The website contains interdisciplinary approaches between Physics and Biology with examples from daily life to facilitate learning. For this dissertation we did field research with students from Biological, Environmental and Nature science courses, in the Federal University of the State of Rio de Janeiro. The application of the educational product occurred as expected and the analysis of the results demonstrated its effectiveness. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Propomos nesta dissertação a construção de um site como produto educacional contendo conceitos de Física, com uma linguagem simples e direcionada principalmente aos professores de Ciências em formação. Estes profissionais serão os responsáveis pelos primeiros contatos dos alunos do Ensino Fundamental II com a Física. O produto é um site e contém aproximações interdisciplinares entre a Física e a Biologia com exemplos do cotidiano para facilitar o aprendizado. Para esta dissertação, foram realizadas pesquisas de campo com alunos dos cursos de graduação de Ciências Biológicas, Ambientais e da Natureza, todos pertencentes à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, que contribuíram para a estrutura do site. A aplicação do produto educacional ocorreu dentro do esperado e a análise dos resultados demonstrou a sua eficácia. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject.pt |
professores de Ciências |
pt_BR |