dc.contributor.advisor |
Pereira, João Alberto Mesquita |
|
dc.contributor.author |
Schmitz, Reinaldo Fonseca |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-02T18:12:59Z |
|
dc.date.available |
2024-08-02T18:12:59Z |
|
dc.date.issued |
2023-05-10 |
|
dc.identifier.citation |
SCHMITZ, Reinaldo Fonseca. A Promoção da predisposição para o aprendizado da física através do jogo didático. 65 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14072 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A Promoção da predisposição para o aprendizado da física através do jogo didático |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The promotion of the predisposition for learning physics through the didactic game |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Pereira, João Alberto Mesquita |
|
dc.contributor.referee |
Oliveira, Alexandre Lopes de |
|
dc.contributor.referee |
Honnappa, Satheeshkumar Veerahanumakkanapalya |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Área: FÍSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Subárea: FÍSICA GERAL |
pt_BR |
dc.subject.en |
Physics Teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
Meaningful Learning |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social interaction |
pt_BR |
dc.subject.en |
Dialogic Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Game |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The use of new theories of meaningful learning in Physics teaching can make the classroom a more attractive environment and favor the formation of a more critical citizen. A card game was developed in which the learning theories of Ausubel, Vigotsky and Paulo Freire were taken into account. After creating this game, the applicability was tested in 12 classes of 50 minutes each in December 2022, divided into 2 weeks, with 15 students in the ninth grade of elementary school at a public school in the municipal network of Niteroi, located in Maria Paula. The objective was to evaluate whether inserting the game in the teaching of Physics would make the content more interesting and less abstract for the students and thus awaken in the students a predisposition for learning Physics. In applying the proposal, data were collected by direct observation and a dialogue for them to talk about the issues addressed. At the beginning of the game, three students had understood the purpose of the game, they began to explain it to their colleagues, so in the end, everyone demonstrated that they understood the game and assimilated many concepts that they did not know and did not want to learn. The intention of the game is for students to create letters, to facilitate this, some letters were made to serve as an example for students. The students researched and were free to create the letters in any way they could, some used cardboard, notebook paper, etc. All students created at least one letter which contributed to learning and cooperated a lot for the interaction between them, making them know each other better. The increase in participation and motivation to learn Physics with the application of the game was notorious, compared to traditional classes. Soon, when students played a physics-based game in the classroom, it made the content more interesting and concrete, which helped to promote in students a predisposition to learn physical concepts. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O emprego de novas teorias de aprendizagem significativa no ensino de Física pode tornar a sala de aula um ambiente mais atrativo e favorecer a formação de um cidadão mais crítico. Foi desenvolvido um jogo de cartas no qual foram levados em consideração as teorias de aprendizagem de Ausubel, Vigotsky e Paulo Freire. Após a criação desse jogo, a aplicabilidade foi testada em 12 aulas de 50 minutos cada em dezembro de 2022, divididas em 2 semanas, com 15 alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de Niterói, localizada em Maria Paula. O objetivo foi avaliar se inserir o jogo no ensino da Física poderia despertar nos alunos uma predisposição para o aprendizado da Física. Na aplicação da proposta, dados foram coletados por observação direta e um diálogo para que eles falassem sobre os assuntos abordados. No início do jogo, três alunos haviam entendido a proposta do jogo, eles passaram a explicar para os colegas, então ao final, todos demonstraram ter entendido o jogo e assimilado muitos conceitos que não conheciam e consideravam desinteressantes. A intenção do jogo é que os alunos criem cartas com temas relacionados à Física. Para facilitar que isso ocorresse, foram feitas algumas cartas para servirem de exemplo para os alunos. Os alunos pesquisaram e tiveram a liberdade de criar as cartas de acordo com sua conveniência (utilizaram papelão, folha de caderno, etc.). Todos os alunos, criaram pelo menos uma carta o que contribuiu para a aprendizagem e cooperou bastante para a interação entre eles fazendo com que eles se conhecessem melhor. O aumento da participação e da motivação para aprender Física com a aplicação do jogo foi notório, em comparação às aulas tradicionais. Logo, os alunos ao jogarem em sala de aula com um jogo baseado em Física, tornou o conteúdo mais interessante e concreto o que ajudou a promover nos alunos uma predisposição para aprender os conceitos físicos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aprendizagem Significativa |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Interação Social |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Dialógica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jogo |
pt_BR |