dc.contributor.advisor |
Adriana Fernandes, Hoffmann |
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dc.contributor.author |
Duarte, Ludmilla Pollyana |
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dc.date.accessioned |
2024-08-05T19:25:30Z |
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dc.date.available |
2024-08-05T19:25:30Z |
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dc.date.issued |
2022-04-19 |
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dc.identifier.citation |
Gomes, Luan Felipe Xavier. Olhares Para as Visualidades e Contravisualidades em Rede Emergentes da Desinformação Na Pandemia De Covid-19 No Brasil. 2022. Dissertação (Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14087 |
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dc.description.sponsorship |
N/se aplica |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Olhares Para As Visualidades e Contravisualidades em Rede Emergentes da Desinformação na Pandemia de Covid-19 no Brasil |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Hoffmann, Adriana Fernandes |
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dc.contributor.referee |
Amaro, Ivan |
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dc.contributor.referee |
Sardelick, Maria Emilia |
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dc.contributor.referee |
Madalena, Tania |
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dc.contributor.referee |
Campos, Ricardo |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR. Subárea: INTERDISCIPLINAR. Sub Subárea: SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memetic visuals |
pt_BR |
dc.subject.en |
Countervisualities |
pt_BR |
dc.subject.en |
Misinformation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Pandemic |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Based on the theoretical-methodological perspectives of Visual Culture, this work looked at networked memetic co-productions, permeated by disinformation during the Covid-19
pandemic in Brazil. To this end, we recognize the researcher's multiple perspectives in the
analytical reading of the bodies of this investigation. We seek to bricolage these perspectives to the interdisciplinary theoretical bases of the fields of Education and Communication. We raise terms, memes and misinformation with spikes in network search, in this way, we create an overview of the first year of the pandemic. We produced analytical infographics for reading the images later, supported by the analysis of discourses engendered by the actors affected by the co-productions. We draw the dimensions involved in the production and propagation of this networked memetic misinformation. We realized that the network co-productions found in the research configure visualities of a hegemonic thinking of groups that are in power, linked to the
cultural frameworks and individual and collective imaginaries latent in society. And they
generate counter-hegemonic co-productions in insurgent network reactions, which constitute
counter-visulities. Therefore, the co-productions are divided into visualities and counter-
visualities. Finally, we reflect on the places we see education or not in this research scenario,we bring reports of the researcher's experiences as an educator and authors who talk about pedagogical practices against hegemonic to think about the power of these practices in the fightagainst disinformation.. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/se aplica |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Com base nas perspectivas teórica-metodológicas da Cultura Visual, este trabalho lançou
olhares para as coproduções meméticas em rede, permeadas pela desinformação durante a pandemia de covid-19 no Brasil. Para tal, reconhecemos os múltiplos olhares da pesquisadora na leitura analítica do corpus desta investigação. Buscamos bricolar esses olhares às bases teóricas interdisciplinares dos campos da Educação e da Comunicação. Levantamos termos, memes e as desinformações com picos de busca em rede, dessa maneira, criamos um panorama geral do primeiro ano da pandemia. Produzimos infográficos analíticos para leitura das imagens posteriormente, apoiadas nas análises de discursos engendrados pelos atores afetados pelas coproduções. Desenhamos as dimensões visuais, emocionais e discursivas em rede envolvidas
na produção e propagação dessas desinformações meméticas. Percebemos que as coproduções da desinformação em rede achadas na pesquisa configuram visualidades de um pensamento hegemônico de grupos que estão no poder, atreladas aos arcabouços culturais e imaginários individuais e coletivos latentes na sociedade, que geram coproduções contra-hegemônicas em reações insurgentes em rede, que constituem contravisulidades. Por isso, as coproduções são divididas em visualidades e contravisualidades. Por fim, refletimos os lugares em que vemos ou não a educação nesse cenário da pesquisa, trazemos relatos de experiências da pesquisadora
enquanto educadora e autores que dissertam sobre práticas pedagógicas contra-hegemônicas para pensarmos na potência dessas práticas no combate à desinformação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Visualidades meméticas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Contravisualidades |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Desinformação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pandemia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação |
pt_BR |