dc.contributor.advisor |
Sánchez, Celso |
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dc.contributor.author |
Rangel, João Paulo Gonçalves Ferreira |
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dc.date.accessioned |
2024-08-05T19:25:57Z |
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dc.date.available |
2024-08-05T19:25:57Z |
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dc.date.issued |
2021-03-16 |
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dc.identifier.citation |
Rangel, João Paulo Gonçalves Ferreira. “Educação Ambiental Pilintra e Direito à Cidade: Pedagogias Que Emergem da Luta por Moradia no Centro do Rio De Janeiro”. Dissertação (Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14089 |
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dc.description.sponsorship |
N/se aplica |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Educação Ambiental Pilintra e Direito a Cidade: Pedagogias Que Emergem da Luta por Moradia no Centro do Rio De Janeiro |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Sánchez, Celso |
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dc.contributor.referee |
Loureiro, Carlos Frederico |
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dc.contributor.referee |
Ogêda, Adriane |
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dc.contributor.referee |
Ribeiro, Tiago |
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dc.contributor.referee |
Castro, Leonardo |
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dc.degree.department |
CCHS |
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dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Área: MULTIDISCIPLINAR. Subárea: INTERDISCIPLINAR. Sub Subárea: SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present research seeks to observe, identify and recognize the knowledge that emerges from the collective practices of struggle for housing and the right to the city in the central region of Rio de Janeiro, configuring itself as an emancipatory and organic pedagogical praxis developed in the dialogue with the territory with the aim of promoting the overcoming of the asymmetrical power relations that structure it. For this, we seek to discuss the social values and narratives that constitute in an inarticulate and imperceptible way the geographic space. The observation of the environment, as well as the bibliographic research undertaken, shows that only ontological criticism, in other
words, a philosophical and critical reflection about the human being and the being of things, can generate transformations on the relationship in between society and nature. The struggle for social
recognition, as the only alternative to barbarism, leads to movements for the reconstruction of
human sociability, collaboration and solidarity; elements constantly attacked by capitalism in its
attempt to manage bodies and spaces. Thus, we highlight the fundamental role played by ancestral
social technologies that, gathered here, make up what I decided to call Pilintra's Environmental
Education and which represents a scope of collective tactics, strategies or simply "ways of living
and doing things" that, even fragmented, and scattered throughout the territory, are presented as a
counterpoint to the idea of the city as a commodity, as well as a way of escaping the normative
logic of coloniality. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
Não se aplica |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente pesquisa busca a observação, identificação e reconhecimento dos saberes que emergem das práticas coletivas de luta por moradia e direito à cidade na região central do Rio de Janeiro, configurando-se como práxis pedagógica emancipatória e orgânica desenvolvida no diálogo com o território com o objetivo de promover a superação das relações assimétricas de poder que o estruturam. Para isso, buscamos discutir os valores sociais e as narrativas que constituem de maneira inarticulada e imperceptível o espaço geográfico. A observação do meio, assim como a pesquisa bibliográfica empreendida, mostra que somente crítica ontológica, ou seja, uma reflexão filosófica e crítica a respeito do ser humano e do ser das coisas, pode gerar transformações concretas e duradouras sobre a relação sociedade/natureza. A luta por reconhecimento social, como única alternativa à barbárie, leva a movimentos de reconstrução da sociabilidade, colaboração e solidariedade humanas; elementos constantemente atacados pelo capital em sua tentativa de gerenciamento de corpos e espaços. Destaco assim, o papel fundamental exercido por certas tecnologias sociais ancestrais que, sendo aqui reunidas, compõem o que resolvi chamar de Educação Ambiental Pilintra. Esta última representa um escopo de táticas coletivas e “formas de fazer” que, mesmo fragmentadas e espalhadas pelo território, se apresentam como contraponto à ideia de cidade como mercadoria, além de uma forma de escapar à lógica normativa da colonialidade. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Colonialidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação ambiental de base comunitária |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Território |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Totalidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Práxis |
pt_BR |