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Educação Ambiental Pilintra e Direito a Cidade: Pedagogias Que Emergem da Luta por Moradia no Centro do Rio De Janeiro

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dc.contributor.advisor Sánchez, Celso
dc.contributor.author Rangel, João Paulo Gonçalves Ferreira
dc.date.accessioned 2024-08-05T19:25:57Z
dc.date.available 2024-08-05T19:25:57Z
dc.date.issued 2021-03-16
dc.identifier.citation Rangel, João Paulo Gonçalves Ferreira. “Educação Ambiental Pilintra e Direito à Cidade: Pedagogias Que Emergem da Luta por Moradia no Centro do Rio De Janeiro”. Dissertação (Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14089
dc.description.sponsorship N/se aplica pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Educação Ambiental Pilintra e Direito a Cidade: Pedagogias Que Emergem da Luta por Moradia no Centro do Rio De Janeiro pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Sánchez, Celso
dc.contributor.referee Loureiro, Carlos Frederico
dc.contributor.referee Ogêda, Adriane
dc.contributor.referee Ribeiro, Tiago
dc.contributor.referee Castro, Leonardo
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq Área: MULTIDISCIPLINAR. Subárea: INTERDISCIPLINAR. Sub Subárea: SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.description.abstracten The present research seeks to observe, identify and recognize the knowledge that emerges from the collective practices of struggle for housing and the right to the city in the central region of Rio de Janeiro, configuring itself as an emancipatory and organic pedagogical praxis developed in the dialogue with the territory with the aim of promoting the overcoming of the asymmetrical power relations that structure it. For this, we seek to discuss the social values and narratives that constitute in an inarticulate and imperceptible way the geographic space. The observation of the environment, as well as the bibliographic research undertaken, shows that only ontological criticism, in other words, a philosophical and critical reflection about the human being and the being of things, can generate transformations on the relationship in between society and nature. The struggle for social recognition, as the only alternative to barbarism, leads to movements for the reconstruction of human sociability, collaboration and solidarity; elements constantly attacked by capitalism in its attempt to manage bodies and spaces. Thus, we highlight the fundamental role played by ancestral social technologies that, gathered here, make up what I decided to call Pilintra's Environmental Education and which represents a scope of collective tactics, strategies or simply "ways of living and doing things" that, even fragmented, and scattered throughout the territory, are presented as a counterpoint to the idea of the city as a commodity, as well as a way of escaping the normative logic of coloniality. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber Não se aplica pt_BR
dc.description.abstractpt A presente pesquisa busca a observação, identificação e reconhecimento dos saberes que emergem das práticas coletivas de luta por moradia e direito à cidade na região central do Rio de Janeiro, configurando-se como práxis pedagógica emancipatória e orgânica desenvolvida no diálogo com o território com o objetivo de promover a superação das relações assimétricas de poder que o estruturam. Para isso, buscamos discutir os valores sociais e as narrativas que constituem de maneira inarticulada e imperceptível o espaço geográfico. A observação do meio, assim como a pesquisa bibliográfica empreendida, mostra que somente crítica ontológica, ou seja, uma reflexão filosófica e crítica a respeito do ser humano e do ser das coisas, pode gerar transformações concretas e duradouras sobre a relação sociedade/natureza. A luta por reconhecimento social, como única alternativa à barbárie, leva a movimentos de reconstrução da sociabilidade, colaboração e solidariedade humanas; elementos constantemente atacados pelo capital em sua tentativa de gerenciamento de corpos e espaços. Destaco assim, o papel fundamental exercido por certas tecnologias sociais ancestrais que, sendo aqui reunidas, compõem o que resolvi chamar de Educação Ambiental Pilintra. Esta última representa um escopo de táticas coletivas e “formas de fazer” que, mesmo fragmentadas e espalhadas pelo território, se apresentam como contraponto à ideia de cidade como mercadoria, além de uma forma de escapar à lógica normativa da colonialidade. pt_BR
dc.subject.pt Colonialidade pt_BR
dc.subject.pt Educação ambiental de base comunitária pt_BR
dc.subject.pt Território pt_BR
dc.subject.pt Totalidade pt_BR
dc.subject.pt Práxis pt_BR


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