DSpace Repository

O Uso Pedagógico Das Mídias de Imagens Visuais para Alunos com Transtorno do Espectro Autista

Show simple item record

dc.contributor.advisor Oliveira, Ana Cristina Prado de
dc.contributor.author Constantino, Emília Jorge
dc.date.accessioned 2024-08-05T19:26:12Z
dc.date.available 2024-08-05T19:26:12Z
dc.date.issued 2021-07-05
dc.identifier.citation Constantino, Emília Jorge. O Uso Pedagógico Das Mídias de Imagens Visuais para Alunos com Transtorno do Espectro Autista. Dissertação (Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14090
dc.description.sponsorship Não se aplica pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O Uso Pedagógico Das Mídias de Imagens Visuais para Alunos com Transtorno do Espectro Autista pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Oliveira, Ana Cristina Prado
dc.contributor.referee Mendonça, Leda Glicério
dc.contributor.referee Pedrosa, Stela Maria Peixoto de Azevedo
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq Área: MULTIDISCIPLINAR. Subárea: INTERDISCIPLINAR. Sub Subárea: SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Inclusive Education, pt_BR
dc.subject.en Inclusive Education pt_BR
dc.subject.en Autism pt_BR
dc.subject.en Images pt_BR
dc.subject.en Media-Education pt_BR
dc.description.abstracten With the increasing number of enrollments of students with disabilities in the regular education network, this work, with a descriptive qualitative approach developed in the format of a case study, discussed the potential of using visual media as a pedagogical strategy for the inclusion of students with the Autistic Spectrum Disorder – ASD. As a methodology for data collection, we used a semi- structured interview that was conducted online due to the worsening of the COVID-19 global pandemic (2020-2021) and social isolation, with six teachers from the Specialized Educational Service - AEE in the city of Mesquita, in Rio de Janeiro. The choice of teachers from the AEE and not teachers from regular education classes occurred because we understand that these professionals have continued training in Special Education or Inclusion, according to the Law, and also because they work closer with their students’ realities. The interviews were examined and considered through the content analysis methodology, which technique developed for this observation was the analysis of relationships (MINAYO, 2000). Thus, the research revealed that visual image media are important to assist the teaching-learning of students with ASD in the AEE classes and, according to the teachers' reports, has a potential not only for pedagogical development, but also for psychosocial development. It was equally observed that all the teachers in the research reported that the technological resource for pedagogical development with the media is very scarce and that they often use their own materials to carry out activities with their students. Thus, we consider that the research allowed greater visibility for the use of differentiated strategies that can help the teaching-learning of students with ASD starting from the playful and from a reality closer to the individuality of each one of them. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber Não se aplica pt_BR
dc.description.abstractpt Com o aumento crescente do número de matrículas de alunos com deficiência na rede regular de ensino, este trabalho de abordagem qualitativa descritiva, desenvolvida no formato de um estudo de caso, discutiu o potencial do uso das mídias de imagens visuais como estratégia pedagógica para inclusão de alunos com o Transtorno do Espectro Autista – TEA. Utilizamos como metodologia para a coleta de dados a entrevista semiestruturada, que foi realizada de forma online, devido ao agravamento da pandemia mundial da COVID-19 (2020-2021) e do isolamento social, com seis professores do Atendimento Educacional Especializado – AEE do município de Mesquita no Rio de Janeiro. A escolha por professores do AEE e não de professores de turmas do ensino regular ocorreu por entendermos que esses profissionais tenham formação continuada sobre Educação Especial ou Inclusão, de acordo com a Lei, e por conviverem mais próximo com esse aluno e sua singularidade. As entrevistas foram examinadas e consideradas por meio de análise de conteúdo, cuja técnica desenvolvida para essa observação foi a análise de relações (MINAYO, 2000). Sendo assim, a pesquisa nos revelou que as mídias de imagens visuais são importantes para auxiliar o ensino-aprendizagem de alunos com TEA nas turmas do AEE e possui, conforme relato das professoras, um potencial não apenas para o desenvolvimento pedagógico, mas para o desenvolvimento psicossocial. Também foi observado que as professoras da pesquisa relataram ser muito escasso o recurso tecnológico para o desenvolvimento pedagógico com as mídias e que muitas vezes elas se utilizam do material de uso pessoal para as atividades com seus alunos. Assim, consideramos que a pesquisa permitiu uma maior visibilidade para o uso de estratégias diferenciadas que possam auxiliar o ensino-aprendizagem dos alunos com TEA partindo do lúdico e de uma realidade mais próxima da individualidade de cada um. pt_BR
dc.subject.pt Educação Inclusiva pt_BR
dc.subject.pt Autismo pt_BR
dc.subject.pt Imagens pt_BR
dc.subject.pt Mídia-Educação pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|