dc.contributor.advisor |
Oliveira, Ana Cristina Prado de |
|
dc.contributor.author |
Constantino, Emília Jorge |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-05T19:26:12Z |
|
dc.date.available |
2024-08-05T19:26:12Z |
|
dc.date.issued |
2021-07-05 |
|
dc.identifier.citation |
Constantino, Emília Jorge. O Uso Pedagógico Das Mídias de Imagens Visuais para Alunos com Transtorno do Espectro Autista. Dissertação (Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14090 |
|
dc.description.sponsorship |
Não se aplica |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O Uso Pedagógico Das Mídias de Imagens Visuais para Alunos com Transtorno do Espectro Autista |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Oliveira, Ana Cristina Prado |
|
dc.contributor.referee |
Mendonça, Leda Glicério |
|
dc.contributor.referee |
Pedrosa, Stela Maria Peixoto de Azevedo |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Área: MULTIDISCIPLINAR. Subárea: INTERDISCIPLINAR. Sub Subárea: SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Inclusive Education, |
pt_BR |
dc.subject.en |
Inclusive Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Autism |
pt_BR |
dc.subject.en |
Images |
pt_BR |
dc.subject.en |
Media-Education |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
With the increasing number of enrollments of students with disabilities in the
regular education network, this work, with a descriptive qualitative approach
developed in the format of a case study, discussed the potential of using visual
media as a pedagogical strategy for the inclusion of students with the Autistic
Spectrum Disorder – ASD. As a methodology for data collection, we used a semi-
structured interview that was conducted online due to the worsening of the
COVID-19 global pandemic (2020-2021) and social isolation, with six teachers
from the Specialized Educational Service - AEE in the city of Mesquita, in Rio de
Janeiro. The choice of teachers from the AEE and not teachers from regular
education classes occurred because we understand that these professionals
have continued training in Special Education or Inclusion, according to the Law,
and also because they work closer with their students’ realities. The interviews
were examined and considered through the content analysis methodology, which
technique developed for this observation was the analysis of relationships
(MINAYO, 2000). Thus, the research revealed that visual image media are
important to assist the teaching-learning of students with ASD in the AEE classes
and, according to the teachers' reports, has a potential not only for pedagogical
development, but also for psychosocial development. It was equally observed that
all the teachers in the research reported that the technological resource for
pedagogical development with the media is very scarce and that they often use
their own materials to carry out activities with their students. Thus, we consider
that the research allowed greater visibility for the use of differentiated strategies
that can help the teaching-learning of students with ASD starting from the playful
and from a reality closer to the individuality of each one of them. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
Não se aplica |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Com o aumento crescente do número de matrículas de alunos com deficiência na rede
regular de ensino, este trabalho de abordagem qualitativa descritiva, desenvolvida no
formato de um estudo de caso, discutiu o potencial do uso das mídias de imagens
visuais como estratégia pedagógica para inclusão de alunos com o Transtorno do
Espectro Autista – TEA. Utilizamos como metodologia para a coleta de dados a
entrevista semiestruturada, que foi realizada de forma online, devido ao agravamento
da pandemia mundial da COVID-19 (2020-2021) e do isolamento social, com seis
professores do Atendimento Educacional Especializado – AEE do município de
Mesquita no Rio de Janeiro. A escolha por professores do AEE e não de professores
de turmas do ensino regular ocorreu por entendermos que esses profissionais tenham
formação continuada sobre Educação Especial ou Inclusão, de acordo com a Lei, e por
conviverem mais próximo com esse aluno e sua singularidade. As entrevistas foram
examinadas e consideradas por meio de análise de conteúdo, cuja técnica
desenvolvida para essa observação foi a análise de relações (MINAYO, 2000). Sendo
assim, a pesquisa nos revelou que as mídias de imagens visuais são importantes para
auxiliar o ensino-aprendizagem de alunos com TEA nas turmas do AEE e possui,
conforme relato das professoras, um potencial não apenas para o desenvolvimento
pedagógico, mas para o desenvolvimento psicossocial. Também foi observado que as
professoras da pesquisa relataram ser muito escasso o recurso tecnológico para o
desenvolvimento pedagógico com as mídias e que muitas vezes elas se utilizam do
material de uso pessoal para as atividades com seus alunos. Assim, consideramos que
a pesquisa permitiu uma maior visibilidade para o uso de estratégias diferenciadas que
possam auxiliar o ensino-aprendizagem dos alunos com TEA partindo do lúdico e de
uma realidade mais próxima da individualidade de cada um. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Inclusiva |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Autismo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Imagens |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mídia-Educação |
pt_BR |