DSpace Repository

Uma proposta de ensino de física moderna e contemporânea no nível médio através da nanotecnologia e nanociência

Show simple item record

dc.contributor.advisor Baptista, Maria Lúcia Grillo Perez
dc.contributor.author Correia, Eduardo Pinheiro
dc.date.accessioned 2024-08-06T17:51:58Z
dc.date.available 2024-08-06T17:51:58Z
dc.date.issued 2020-12-08
dc.identifier.citation CORREIA, Eduardo Pinheiro. Uma proposta de ensino de física moderna e contemporânea no nível médio através da nanotecnologia e nanociência. 144 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14092
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Uma proposta de ensino de física moderna e contemporânea no nível médio através da nanotecnologia e nanociência pt_BR
dc.title.alternative A Proposal for teaching modern and contemporary physics at the secondary level through nanotechnology and nanoscience pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Baptista, Maria Lúcia Grillo Perez
dc.contributor.referee Lopes, Munich Ribeiro de Oliveira
dc.contributor.referee Souza, Carlos Eduardo Rodrigues de
dc.contributor.referee Mondaini, Leonardo
dc.contributor.referee Helayël-Neto, José Abdalla
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física pt_BR
dc.subject.cnpq Área: FÍSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Subárea: FÍSICA GERAL pt_BR
dc.subject.en Physics teaching pt_BR
dc.subject.en Meaningful learning pt_BR
dc.subject.en Flipped classroom pt_BR
dc.subject.en Nanotechnology and Nanoscience pt_BR
dc.subject.en Modern and contemporary physics pt_BR
dc.description.abstracten This work aims to draw attention to the insertion of Modern and Contemporary Physics in the high school curriculum, one of the existing problems in the teaching of current physics. Here I will try to introduce this concept through Nanotechnology and Nanoscience, based on the following methodologies adopted: David Ausubel's Theory of Meaningful Learning and the inverted classroom. For that, the concepts will be presented: of new materials; atomic bonds; the importance of Physics of condensed matter in electronic devices, as the first step of miniaturization, through the invention of transistors; the proof of the corpuscular theory of matter through the Brownian movement; changes in the physical properties of materials when they are miniaturized; nanomaterials for industrial applications; and the applications of nanotechnology in the industry and its possible impacts on the environment. For the fulfillment of the proposal in the present, an educational product was elaborated, which will be presented here, aiming at the insertion of Modern and Contemporary Physics in basic education, through concepts of Nanotechnology and Nanoscience, with a focus on the production of nanomaterials. The product was introduced, as will be seen, from a problematization and a brief review of scientific notation. To compile this research, probing tests were used to verify the students' previous knowledge; movies; complementary texts; experimental activities; and the use of computer programs, including some suggested, such as: Phet Interactive simulations and Brownian Motion. In addition to five test classes planned and carried out successfully, since, as the meetings took place, student participation became more accentuated, with questions and inquiries about the nano universe. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho tem como objetivo chamar a atenção para a inserção da Física Moderna e Contemporânea no currículo do Ensino Médio, um dos problemas existentes, no ensino de física atual. Aqui buscarei introduzir esse conceito através da Nanotecnologia e Nanociência, baseado nas seguintes metodologias adotadas: a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e a sala de aula invertida. Para tal, serão apresentados os conceitos: de novos materiais; ligações atômicas; a importância da Física da matéria condensada em dispositivos eletrônicos, como primeiro passo da miniaturização, através da invenção dos transistores; a comprovação da teoria corpuscular da matéria através do movimento Browniano; as mudanças das propriedades físicas dos materiais quando são miniaturizados; os nanomateriais para aplicações industriais; e as aplicações de nanotecnologia na indústria e seus possíveis impactos no meio ambiente. Para o cumprimento do proposto no presente, foi elaborado um produto educacional, o qual será aqui apresentado, visando a inserção da Física Moderna e Contemporânea no ensino básico, através de conceitos da Nanotecnologia e Nanociência, com o enfoque na produção de nanomateriais. O produto foi introduzido, como será visto, a partir de uma problematização e de uma breve revisão de notação científica. Para a compilação desta pesquisa, foram utilizados testes de sondagem, para verificar os conhecimentos prévios dos alunos; filmes; textos complementares; atividades experimentais; e o uso de programas de computadores, inclusive de alguns sugeridos, como: Phet simulações Interativas e Brownian Motion. Além de cinco aulas teste previstas e realizadas com sucesso, uma vez que, à medida que os encontros aconteciam, a participação dos alunos se tornava mais acentuada, com perguntas e questionamentos sobre o universo nano. pt_BR
dc.subject.pt Ensino de física pt_BR
dc.subject.pt Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject.pt Sala de aula invertida pt_BR
dc.subject.pt Nanotecnologia e Nanociência pt_BR
dc.subject.pt Física moderna e contemporânea pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|