dc.contributor.advisor |
Baptista, Maria Lúcia Grillo Perez |
|
dc.contributor.author |
Correia, Eduardo Pinheiro |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-06T17:51:58Z |
|
dc.date.available |
2024-08-06T17:51:58Z |
|
dc.date.issued |
2020-12-08 |
|
dc.identifier.citation |
CORREIA, Eduardo Pinheiro. Uma proposta de ensino de física moderna e contemporânea no nível médio através da nanotecnologia e nanociência. 144 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14092 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Uma proposta de ensino de física moderna e contemporânea no nível médio através da nanotecnologia e nanociência |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A Proposal for teaching modern and contemporary physics at the secondary level through nanotechnology and nanoscience |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Baptista, Maria Lúcia Grillo Perez |
|
dc.contributor.referee |
Lopes, Munich Ribeiro de Oliveira |
|
dc.contributor.referee |
Souza, Carlos Eduardo Rodrigues de |
|
dc.contributor.referee |
Mondaini, Leonardo |
|
dc.contributor.referee |
Helayël-Neto, José Abdalla |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Área: FÍSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Subárea: FÍSICA GERAL |
pt_BR |
dc.subject.en |
Physics teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
Meaningful learning |
pt_BR |
dc.subject.en |
Flipped classroom |
pt_BR |
dc.subject.en |
Nanotechnology and Nanoscience |
pt_BR |
dc.subject.en |
Modern and contemporary physics |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work aims to draw attention to the insertion of Modern and Contemporary Physics in the high school curriculum, one of the existing problems in the teaching of current physics. Here I will try to introduce this concept through Nanotechnology and Nanoscience, based on the following methodologies adopted: David Ausubel's Theory of Meaningful Learning and the inverted classroom. For that, the concepts will be presented: of new materials; atomic bonds; the importance of Physics of condensed matter in electronic devices, as the first step of miniaturization, through the invention of transistors; the proof of the corpuscular theory of matter through the Brownian movement; changes in the physical properties of materials when they are miniaturized; nanomaterials for industrial applications; and the applications of nanotechnology in the industry and its possible impacts on the environment. For the fulfillment of the proposal in the present, an educational product was elaborated, which will be presented here, aiming at the insertion of Modern and Contemporary Physics in basic education, through concepts of Nanotechnology and Nanoscience, with a focus on the production of nanomaterials. The product was introduced, as will be seen, from a problematization and a brief review of scientific notation. To compile this research, probing tests were used to verify the students' previous knowledge; movies; complementary texts; experimental activities; and the use of computer programs, including some suggested, such as: Phet Interactive simulations and Brownian Motion. In addition to five test classes planned and carried out successfully, since, as the meetings took place, student participation became more accentuated, with questions and inquiries about the nano universe. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho tem como objetivo chamar a atenção para a inserção da Física Moderna e Contemporânea no currículo do Ensino Médio, um dos problemas existentes, no ensino de física atual. Aqui buscarei introduzir esse conceito através da Nanotecnologia e Nanociência, baseado nas seguintes metodologias adotadas: a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e a sala de aula invertida. Para tal, serão apresentados os conceitos: de novos materiais; ligações atômicas; a importância da Física da matéria condensada em dispositivos eletrônicos, como primeiro passo da miniaturização, através da invenção dos transistores; a comprovação da teoria corpuscular da matéria através do movimento Browniano; as mudanças das propriedades físicas dos materiais quando são miniaturizados; os nanomateriais para aplicações industriais; e as aplicações de nanotecnologia na indústria e seus possíveis impactos no meio ambiente. Para o cumprimento do proposto no presente, foi elaborado um produto educacional, o qual será aqui apresentado, visando a inserção da Física Moderna e Contemporânea no ensino básico, através de conceitos da Nanotecnologia e Nanociência, com o enfoque na produção de nanomateriais. O produto foi introduzido, como será visto, a partir de uma problematização e de uma breve revisão de notação científica. Para a compilação desta pesquisa, foram utilizados testes de sondagem, para verificar os conhecimentos prévios dos alunos; filmes; textos complementares; atividades experimentais; e o uso de programas de computadores, inclusive de alguns sugeridos, como: Phet simulações Interativas e Brownian Motion. Além de cinco aulas teste previstas e realizadas com sucesso, uma vez que, à medida que os encontros aconteciam, a participação dos alunos se tornava mais acentuada, com perguntas e questionamentos sobre o universo nano. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de física |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aprendizagem significativa |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sala de aula invertida |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Nanotecnologia e Nanociência |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Física moderna e contemporânea |
pt_BR |