DSpace Repository

O Jjogo da demanda de energia elétrica

Show simple item record

dc.contributor.advisor Rodrigues, Eduardo Lima
dc.contributor.author Silva, Elismar Costa da
dc.date.accessioned 2024-08-06T17:54:01Z
dc.date.available 2024-08-06T17:54:01Z
dc.date.issued 2020-03-06
dc.identifier.citation SILVA, Elismar Costa da. O Jogo da demanda de energia elétrica. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14093
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O Jjogo da demanda de energia elétrica pt_BR
dc.title.alternative The game of electric power demand pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Rodrigues, Eduardo Lima
dc.contributor.referee Santos, Antônio Carlos Fontes dos
dc.contributor.referee Pereira, João Alberto Mesquita
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física pt_BR
dc.subject.cnpq Área: FÍSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Subárea: FÍSICA GERAL pt_BR
dc.subject.en education pt_BR
dc.subject.en teaching-learning pt_BR
dc.subject.en physics pt_BR
dc.subject.en didactic game pt_BR
dc.subject.en energy pt_BR
dc.subject.en electric energy pt_BR
dc.subject.en power plants pt_BR
dc.description.abstracten In this paper we present a pedagogical proposal to help the teacher in class to approach the Energy content and its conservations in the electric power generation plants through the use of a board game entitled "Energizing!". The material produced allowed to correlate the theoretical content and its contextualization in the students' daily life, in a playful, fun, cooperative and motivating way. The game addresses issues such as energy production, environment, planning and financial education, and also brings aspects of the importance of planning the energy structure in a correct and efficient manner. Within this context, the teacher plays a role of mediating students' learning, organizing the game, answering questions and making relationships work more smoothly. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Neste trabalho apresentamos uma proposta pedagógica para auxiliar o professor em sala de aula a abordar o conteúdo de Energia e sua conservação nas usinas de geração de energia elétrica através da utilização de um jogo de tabuleiro intitulado "Energizando!". O material produzido propiciou correlacionar o conteúdo teórico e sua contextualização no dia a dia dos estudantes, de maneira lúdica, divertida, cooperativa e motivadora. O jogo aborda assuntos como produção de energia, meio ambiente, planejamento e educação financeira, trazendo também aspectos da importância do planejamento da estrutura energética de maneira correta e eficiente. O professor, dentro desse contexto, exerce um papel de mediador do aprendizado dos estudantes, organizando o jogo, tirando dúvidas e fazendo as relações funcionarem mais tranquilamente. pt_BR
dc.subject.pt educação pt_BR
dc.subject.pt ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject.pt física pt_BR
dc.subject.pt jogo didático pt_BR
dc.subject.pt energia pt_BR
dc.subject.pt usinas pt_BR
dc.subject.pt energia elétrica pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|