| dc.contributor.advisor | Rodrigues, Eduardo Lima | |
| dc.contributor.author | Silva, Elismar Costa da | |
| dc.date.accessioned | 2024-08-06T17:54:01Z | |
| dc.date.available | 2024-08-06T17:54:01Z | |
| dc.date.issued | 2020-03-06 | |
| dc.identifier.citation | SILVA, Elismar Costa da. O Jogo da demanda de energia elétrica. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/14093 | |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | O Jjogo da demanda de energia elétrica | pt_BR |
| dc.title.alternative | The game of electric power demand | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Rodrigues, Eduardo Lima | |
| dc.contributor.referee | Santos, Antônio Carlos Fontes dos | |
| dc.contributor.referee | Pereira, João Alberto Mesquita | |
| dc.degree.department | CCBS | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Profissional | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Área: FÍSICA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Subárea: FÍSICA GERAL | pt_BR |
| dc.subject.en | education | pt_BR |
| dc.subject.en | teaching-learning | pt_BR |
| dc.subject.en | physics | pt_BR |
| dc.subject.en | didactic game | pt_BR |
| dc.subject.en | energy | pt_BR |
| dc.subject.en | electric energy | pt_BR |
| dc.subject.en | power plants | pt_BR |
| dc.description.abstracten | In this paper we present a pedagogical proposal to help the teacher in class to approach the Energy content and its conservations in the electric power generation plants through the use of a board game entitled "Energizing!". The material produced allowed to correlate the theoretical content and its contextualization in the students' daily life, in a playful, fun, cooperative and motivating way. The game addresses issues such as energy production, environment, planning and financial education, and also brings aspects of the importance of planning the energy structure in a correct and efficient manner. Within this context, the teacher plays a role of mediating students' learning, organizing the game, answering questions and making relationships work more smoothly. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Neste trabalho apresentamos uma proposta pedagógica para auxiliar o professor em sala de aula a abordar o conteúdo de Energia e sua conservação nas usinas de geração de energia elétrica através da utilização de um jogo de tabuleiro intitulado "Energizando!". O material produzido propiciou correlacionar o conteúdo teórico e sua contextualização no dia a dia dos estudantes, de maneira lúdica, divertida, cooperativa e motivadora. O jogo aborda assuntos como produção de energia, meio ambiente, planejamento e educação financeira, trazendo também aspectos da importância do planejamento da estrutura energética de maneira correta e eficiente. O professor, dentro desse contexto, exerce um papel de mediador do aprendizado dos estudantes, organizando o jogo, tirando dúvidas e fazendo as relações funcionarem mais tranquilamente. | pt_BR |
| dc.subject.pt | educação | pt_BR |
| dc.subject.pt | ensino-aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject.pt | física | pt_BR |
| dc.subject.pt | jogo didático | pt_BR |
| dc.subject.pt | energia | pt_BR |
| dc.subject.pt | usinas | pt_BR |
| dc.subject.pt | energia elétrica | pt_BR |