dc.contributor.advisor |
Rodrigues, Eduardo Lima |
|
dc.contributor.author |
Silva, Elismar Costa da |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-06T17:54:01Z |
|
dc.date.available |
2024-08-06T17:54:01Z |
|
dc.date.issued |
2020-03-06 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Elismar Costa da. O Jogo da demanda de energia elétrica. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14093 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O Jjogo da demanda de energia elétrica |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The game of electric power demand |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Rodrigues, Eduardo Lima |
|
dc.contributor.referee |
Santos, Antônio Carlos Fontes dos |
|
dc.contributor.referee |
Pereira, João Alberto Mesquita |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Área: FÍSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Subárea: FÍSICA GERAL |
pt_BR |
dc.subject.en |
education |
pt_BR |
dc.subject.en |
teaching-learning |
pt_BR |
dc.subject.en |
physics |
pt_BR |
dc.subject.en |
didactic game |
pt_BR |
dc.subject.en |
energy |
pt_BR |
dc.subject.en |
electric energy |
pt_BR |
dc.subject.en |
power plants |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In this paper we present a pedagogical proposal to help the teacher in class to approach the Energy content and its conservations in the electric power generation plants through the use of a board game entitled "Energizing!". The material produced allowed to correlate the theoretical content and its contextualization in the students' daily life, in a playful, fun, cooperative and motivating way. The game addresses issues such as energy production, environment, planning and financial education, and also brings aspects of the importance of planning the energy structure in a correct and efficient manner. Within this context, the teacher plays a role of mediating students' learning, organizing the game, answering questions and making relationships work more smoothly. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Neste trabalho apresentamos uma proposta pedagógica para auxiliar o professor em sala de aula a abordar o conteúdo de Energia e sua conservação nas usinas de geração de energia elétrica através da utilização de um jogo de tabuleiro intitulado "Energizando!". O material produzido propiciou correlacionar o conteúdo teórico e sua contextualização no dia a dia dos estudantes, de maneira lúdica, divertida, cooperativa e motivadora. O jogo aborda assuntos como produção de energia, meio ambiente, planejamento e educação financeira, trazendo também aspectos da importância do planejamento da estrutura energética de maneira correta e eficiente. O professor, dentro desse contexto, exerce um papel de mediador do aprendizado dos estudantes, organizando o jogo, tirando dúvidas e fazendo as relações funcionarem mais tranquilamente. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
educação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
física |
pt_BR |
dc.subject.pt |
jogo didático |
pt_BR |
dc.subject.pt |
energia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
usinas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
energia elétrica |
pt_BR |