dc.contributor.advisor |
Mondaini, Leonardo |
|
dc.contributor.author |
Silva, Jizreel Pereira da |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-06T17:55:46Z |
|
dc.date.available |
2024-08-06T17:55:46Z |
|
dc.date.issued |
2022-11-07 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Jizreel Pereira da. Estudo da quantização do espaço-tempo aplicada à entropia de buracos negros. 143 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14094 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Estudo da quantização do espaço-tempo aplicada à entropia de buracos negros |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Study of the quantization of space-time applied to entropy of black holes |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Mondaini, Leonardo |
|
dc.contributor.referee |
Meirose, Bernhard |
|
dc.contributor.referee |
Reis, Fábio Pascoal dos |
|
dc.contributor.referee |
Hellayël-Neto, José Abdalla |
|
dc.contributor.referee |
Motta, Demison |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Área: FÍSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Subárea: FÍSICA GERAL |
pt_BR |
dc.subject.en |
Quantization |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
Space-time |
pt_BR |
dc.subject.en |
Entropy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Black Holes |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The research comprised the elaboration and application of an educational product on the quantization of space-time and its relationship with the entropy of black holes, conditioning the students of the third year of high school to a posture of critical and analytical analysis, similar to that of a researcher. The work was based on the approaches of Ausubel and Bruner, as well as on teaching through research and project- based learning. The research was exploratory, explanatory, and qualitative-quantitative. We did a didactic intervention work aiming the student to freely approach an innovative and contemporary theme on Physics. The methodology used were the diagnostic and final questionnaires, didactic sequence, exercises, virtual experiments, videos, games, website and a research project. The investigation was carried out by collecting data and observing the students' actions in relation to the proposed works, aiming at the adoption of the "student-researcher" conduct. Thus, we observed the effectiveness of Ausubel's meaningful learning and the idea of the possibility of introducing any subject but making adjustments to the target audience according to Bruner. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A pesquisa compreendeu a elaboração e aplicação de um produto educacional sobre a quantização do espaço-tempo e sua relação com a entropia de buracos negros, condicionando os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio para uma postura de análise crítica e analítica, semelhante à de um pesquisador. O trabalho fundamentou-se nas abordagens de Ausubel e Bruner, bem como no Ensino pela Pesquisa e Aprendizagem Baseada em Projetos. A pesquisa foi do tipo exploratória, explicativa e qualitativa-quantitativa. Fizemos um trabalho de intervenção didática objetivando o estudante abordar com liberalidade um tema inovador e contemporâneo da Física. A metodologia utilizada foram os questionários diagnóstico e final, sequência didática, exercícios de fixação, experimentos virtuais, vídeos, jogos, site e um projeto de pesquisa. A investigação se deu pela coleta de dados e a observação das ações dos estudantes frente aos trabalhos propostos, visando a adoção da conduta “aluno- pesquisador”. Dessa forma, observamos a eficácia da aprendizagem significativa de Ausubel e a ideia da possibilidade de introduzir qualquer assunto, mas fazendo adequações para o público-alvo de acordo com Bruner. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Quantização |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Espaço-tempo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Entropia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Buracos negros |
pt_BR |