DSpace Repository

Estudo da quantização do espaço-tempo aplicada à entropia de buracos negros

Show simple item record

dc.contributor.advisor Mondaini, Leonardo
dc.contributor.author Silva, Jizreel Pereira da
dc.date.accessioned 2024-08-06T17:55:46Z
dc.date.available 2024-08-06T17:55:46Z
dc.date.issued 2022-11-07
dc.identifier.citation SILVA, Jizreel Pereira da. Estudo da quantização do espaço-tempo aplicada à entropia de buracos negros. 143 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14094
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Estudo da quantização do espaço-tempo aplicada à entropia de buracos negros pt_BR
dc.title.alternative Study of the quantization of space-time applied to entropy of black holes pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Mondaini, Leonardo
dc.contributor.referee Meirose, Bernhard
dc.contributor.referee Reis, Fábio Pascoal dos
dc.contributor.referee Hellayël-Neto, José Abdalla
dc.contributor.referee Motta, Demison
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física pt_BR
dc.subject.cnpq Área: FÍSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Subárea: FÍSICA GERAL pt_BR
dc.subject.en Quantization pt_BR
dc.subject.en Teaching pt_BR
dc.subject.en Space-time pt_BR
dc.subject.en Entropy pt_BR
dc.subject.en Black Holes pt_BR
dc.description.abstracten The research comprised the elaboration and application of an educational product on the quantization of space-time and its relationship with the entropy of black holes, conditioning the students of the third year of high school to a posture of critical and analytical analysis, similar to that of a researcher. The work was based on the approaches of Ausubel and Bruner, as well as on teaching through research and project- based learning. The research was exploratory, explanatory, and qualitative-quantitative. We did a didactic intervention work aiming the student to freely approach an innovative and contemporary theme on Physics. The methodology used were the diagnostic and final questionnaires, didactic sequence, exercises, virtual experiments, videos, games, website and a research project. The investigation was carried out by collecting data and observing the students' actions in relation to the proposed works, aiming at the adoption of the "student-researcher" conduct. Thus, we observed the effectiveness of Ausubel's meaningful learning and the idea of the possibility of introducing any subject but making adjustments to the target audience according to Bruner. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A pesquisa compreendeu a elaboração e aplicação de um produto educacional sobre a quantização do espaço-tempo e sua relação com a entropia de buracos negros, condicionando os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio para uma postura de análise crítica e analítica, semelhante à de um pesquisador. O trabalho fundamentou-se nas abordagens de Ausubel e Bruner, bem como no Ensino pela Pesquisa e Aprendizagem Baseada em Projetos. A pesquisa foi do tipo exploratória, explicativa e qualitativa-quantitativa. Fizemos um trabalho de intervenção didática objetivando o estudante abordar com liberalidade um tema inovador e contemporâneo da Física. A metodologia utilizada foram os questionários diagnóstico e final, sequência didática, exercícios de fixação, experimentos virtuais, vídeos, jogos, site e um projeto de pesquisa. A investigação se deu pela coleta de dados e a observação das ações dos estudantes frente aos trabalhos propostos, visando a adoção da conduta “aluno- pesquisador”. Dessa forma, observamos a eficácia da aprendizagem significativa de Ausubel e a ideia da possibilidade de introduzir qualquer assunto, mas fazendo adequações para o público-alvo de acordo com Bruner. pt_BR
dc.subject.pt Quantização pt_BR
dc.subject.pt Ensino pt_BR
dc.subject.pt Espaço-tempo pt_BR
dc.subject.pt Entropia pt_BR
dc.subject.pt Buracos negros pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|