DSpace Repository

O Tracker no ensino de conservação de energia mecânica e suas transformações

Show simple item record

dc.contributor.advisor Duarte, Sérgio José Barbosa
dc.contributor.author Silva, Moacyr Petra da
dc.date.accessioned 2024-08-06T17:57:49Z
dc.date.available 2024-08-06T17:57:49Z
dc.date.issued 2020-02-03
dc.identifier.citation SILVA, Moacyr Petra da. O Tracker no ensino de conservação de energia mecânica e suas transformações. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14095
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O Tracker no ensino de conservação de energia mecânica e suas transformações pt_BR
dc.title.alternative The tracker in mechanical energy conservation teaching and its transformations pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Duarte, Sérgio José Barbosa
dc.contributor.referee Gomes, Erica Cupertino
dc.contributor.referee Mondaini, Leonardo
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física pt_BR
dc.subject.cnpq Área: FÍSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Subárea: FÍSICA GERAL pt_BR
dc.subject.en Physics Teaching pt_BR
dc.subject.en Energy pt_BR
dc.subject.en Didactic Experiment pt_BR
dc.subject.en Significant Learning pt_BR
dc.subject.en Video Analysis pt_BR
dc.subject.en Tracker pt_BR
dc.description.abstracten In this work we present the development of an educational product to teach energy conservation through video analysis using the software Tracker for classes of the second year of high school. Three didactic experiments were carried out, using low cost materials, which were presented in the classroom. All experiments were filmed through the cell phone. We discuse the distinction between the types of forces applied on the objects studied and analyzed, concept of mechanical energy, speed, acceleration, with their respective graphs made using the Tracker program. The educational product consists of a didactic sequence accompanied by a pre-test, that is, a series of questions with the intention of constructing the knowledge of the students through the observation and experimentation of the proposed phenomena in the classroom, and a post-test, with the to know if there was really meaningful learning. So to base this didactic product was made a theoretical foundation on conservation of energy and Meaningful Learning Ausubel and Information Technology and Communication (TICs) in a superficial way. The purpose of this work is to know if the product can allow students to acquire Skills and Competences through the results of content analysis applied to the didactic sequence. We also report possible difficulties in the application of this didactic product and hope that this work can help other teachers to overcome the teaching adversities of this topic in the introduction of new technologies (the Tracker) in and out of school. Along with this dissertation a manual was made on how to construct these experiments as well as an application script for educators to make available. Through the analysis of the data obtained we conclude that the product contributed to the construction of the physical concepts proposed in this work. We noticed that there was a greater interest and involvement among the groups of students formed in the room in the final stages, soon reaching a significant learning. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Neste trabalho apresentamos o desenvolvimento de um produto educacional para ensinar conservação de energia através de vídeo análise utilizando o software Tracker para turmas do segundo ano do ensino médio. Foram construídos experimentos didáticos, utilizando materiais de baixo custo, que foram apresentados em sala de aula. Todas as experiências foram filmadas através do celular. Discutimos a distinção entre os tipos de forças aplicadas sobre os objetos estudados e analisados, conceito de energia mecânica, a velocidade, aceleração, com os seus respectivos gráficos feitos utilizando o programa Tracker. O produto educacional consiste em uma sequência didática acompanhada por um pré-teste, ou seja, uma série de perguntas com a intenção de construir o conhecimento dos educandos através da observação e experimentação dos fenômenos propostos em sala, e um pós-teste, com o intuito de saber se houve realmente um aprendizado significativo. Assim para embasar este produto didático foi feito uma fundamentação teórica sobre conservação de energia e Aprendizagem Significativa de Ausubel e Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) de forma superficial. A proposta deste trabalho é permitir aos alunos adquirir em Habilidades e Competências através dos resultados da análise de conteúdo aplicado à sequência didática. Relatamos também as dificuldades que podem ser encontradas para a aplicação deste produto didático e esperamos que este trabalho possa ajudar outros professores a superarem as adversidades de ensino deste tópico na introdução de novas tecnologias (o “Tracker”) dentro e fora da escola. Junto com esta dissertação foi feito um manual de como construir estes experimentos bem como um roteiro de aplicação para os educadores disponibilizarem. Através da análise dos dados obtidos concluímos que o produto contribuiu para a construção dos conceitos físicos propostos neste trabalho. Percebemos que houve um interesse e envolvimento maior entre os grupos de estudantes formados em sala nas etapas finais, logo alcançando uma aprendizagem significativa. pt_BR
dc.subject.pt Ensino de Física pt_BR
dc.subject.pt Energia pt_BR
dc.subject.pt Experimento Didático pt_BR
dc.subject.pt Aprendizagem Significativa pt_BR
dc.subject.pt vídeo análise pt_BR
dc.subject.pt Tracker pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|