DSpace Repository

PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE:Um recorte sobre a atuação destes profissionais no município do Rio de Janeiro

Show simple item record

dc.contributor.advisor Pinheiro, Diógenes
dc.contributor.author Oliveira, Luiz Gustavo Prado de
dc.date.accessioned 2024-08-07T19:53:45Z
dc.date.available 2024-08-07T19:53:45Z
dc.date.issued 2023-03-23
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Luiz Gustavo Prado de. Professores De Atendimento Educacional Especializado – AEE: Um recorte sobre a atuação destes profissionais no município do Rio de JaneiroTese (Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14099
dc.description.sponsorship Não se aplica pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE:Um recorte sobre a atuação destes profissionais no município do Rio de Janeiro pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Pinheiro, Diógenes
dc.contributor.referee Plaisance, Eric
dc.contributor.referee Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee Rahme, Monica Maria Farid
dc.contributor.referee Fernandes, Ediclea Mascarenhas
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq Área: MULTIDISCIPLINAR. Subárea: INTERDISCIPLINAR. Sub Subárea: SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Inclusive Education pt_BR
dc.subject.en Specialized Educational Service pt_BR
dc.subject.en Public Policy pt_BR
dc.description.abstracten This thesis aimed to investigate the performance of specialized care teachers (AEE), describe and analyze their actions and specificities, in order to understand their proximities and disparities regarding the laws and guidelines that support them. For that, a bibliographic survey was carried out in order to historically trace the changes in the field of special education and its inclusive educational policies. Quantitatively, a questionnaire was applied to 10 teachers of specialized educational services - AEE who work in the Multifunctional Resource Rooms of the municipal network of the city of Rio de Janeiro. As a final proposition, an analysis of quantitative and qualitative data was carried out so that propositions and suggestions for actions and practices could contribute to the development and improvement of this professional's role. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.abstractpt A presente tese teve como objetivo investigar a atuação dos professores de atendimento especializado (AEE), descrever e analisar as suas ações e especificidades, para assim, compreender suas proximidades e disparidades referentes às leis e diretrizes que os amparam. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico a fim de traçar historicamente as mudanças no campo da educação especial e suas políticas educacionais inclusivas. Já quantitativamente, foi realizada a aplicação de questionário em 10 professores de atendimento educacional especializado – AEE que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro. Como proposição final, uma análise dos dados quantitativos e qualitativos foi realizado para que assim, proposições e sugestões de ações e práticas possam contribuir para o desenvolvimento e melhoria do papel deste profissional. pt_BR
dc.subject.pt Educação Inclusiva pt_BR
dc.subject.pt Atendimento Educacional Especializado- AEE pt_BR
dc.subject.pt Políticas Públicas pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|