dc.contributor.advisor |
Pinheiro, Diógenes |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Luiz Gustavo Prado de |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-07T19:53:45Z |
|
dc.date.available |
2024-08-07T19:53:45Z |
|
dc.date.issued |
2023-03-23 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Luiz Gustavo Prado de. Professores De Atendimento Educacional Especializado – AEE: Um recorte sobre a atuação destes profissionais no município do Rio de JaneiroTese (Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14099 |
|
dc.description.sponsorship |
Não se aplica |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE:Um recorte sobre a atuação destes profissionais no município do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Pinheiro, Diógenes |
|
dc.contributor.referee |
Plaisance, Eric |
|
dc.contributor.referee |
Damasceno, Allan Rocha |
|
dc.contributor.referee |
Rahme, Monica Maria Farid |
|
dc.contributor.referee |
Fernandes, Ediclea Mascarenhas |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Área: MULTIDISCIPLINAR. Subárea: INTERDISCIPLINAR. Sub Subárea: SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Inclusive Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Specialized Educational Service |
pt_BR |
dc.subject.en |
Public Policy |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This thesis aimed to investigate the performance of specialized care teachers (AEE),
describe and analyze their actions and specificities, in order to understand their proximities and disparities regarding the laws and guidelines that support them. For that, a bibliographic survey was carried out in order to historically trace the changes in the field of special education and its inclusive educational policies. Quantitatively, a questionnaire was applied to 10 teachers of specialized educational services - AEE who work in the Multifunctional Resource Rooms of the municipal network of the city of Rio de Janeiro. As a final proposition, an analysis of quantitative and qualitative data was carried out so that propositions and suggestions for actions and practices could contribute to the development and improvement of this professional's role. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente tese teve como objetivo investigar a atuação dos professores de atendimento
especializado (AEE), descrever e analisar as suas ações e especificidades, para assim,
compreender suas proximidades e disparidades referentes às leis e diretrizes que os amparam. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico a fim de traçar historicamente as mudanças no campo da educação especial e suas políticas educacionais inclusivas. Já quantitativamente, foi realizada a aplicação de questionário em 10 professores de atendimento educacional especializado – AEE que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro. Como proposição final, uma análise dos dados quantitativos e qualitativos foi realizado para que assim, proposições e sugestões de ações e práticas possam contribuir para o desenvolvimento e melhoria do papel deste profissional. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Inclusiva |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Atendimento Educacional Especializado- AEE |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Políticas Públicas |
pt_BR |