dc.contributor.advisor |
França, Gabriel Muniz Improta |
|
dc.contributor.author |
Ronchetti, Cássio Gabriel |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-07T21:47:54Z |
|
dc.date.available |
2024-08-07T21:47:54Z |
|
dc.date.issued |
2024 |
|
dc.identifier.citation |
Ronchetti, Cássio Gabriel. A prática da improvisação na guitarra elétrica a partir do fraseado de Allan Holdsworth e Scott Henderson. 2024. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Música, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14101 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A prática da improvisação na guitarra elétrica a partir do fraseado de Allan Holdsworth e Scott Henderson |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
França, Gabriel Muniz Improta |
|
dc.contributor.referee |
Korman, Clifford Hill |
|
dc.contributor.referee |
Chritaro, Gustavo Rocha |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Electric Guitar |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musical Improvisation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Allan Holdsworth |
pt_BR |
dc.subject.en |
Scott Henderson |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work discusses the practice of musical improvisation on the electric guitar. Studies demonstrate that understanding the improvisation style of other musicians is one of the main tools for developing skills within the area, allowing the acquisition of a greater vocabulary of phrases for formulating an improvised solo. With this in mind, in this work we selected different improvisations by guitarists Allan Holdsworth and Scott Henderson to analyze their phrasing with a view to using them in improvisational situations. Holdsworth was recognized for his application of fast melodic lines using a technique similar to the saxophone, and Henderson for his creative way of applying different languages in his interpretative practice. After the process of transcription and analysis of phrases in both guitarists' solos, we mapped the different melodic choices used by them, and used them in improvisation situations. We were based on the concepts of referent and knowledge base by Jeff Pressing (1984, 1988, 1998), which acted as facilitating tools in the generation of improvised material, allowing a sense of continuity, from the reduction of the selection process and creation in real time, functioning as optimizers in the production of material during the practice of musical improvisation. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho discute sobre a prática da improvisação musical na guitarra elétrica. Estudos demonstram que a compreensão do estilo de improvisação de outros músicos é uma das principais ferramentas para o desenvolvimento de habilidades dentro área, permitindo a aquisição de um maior vocabulário de frases para formulação de um solo improvisado. Tendo isso em vista, neste trabalho selecionamos diferentes improvisações dos guitarristas Allan Holdsworth e Scott Henderson para análise de seu fraseado visando a utilização em situações de improviso. Holdsworth ficou reconhecido pela aplicação de rápidas linhas melódicas utilizando a técnica de ligados semelhantes ao saxofone, e Henderson pela forma criativa de aplicar diferentes linguagens em sua prática interpretativa. Após o processo de transcrição e análise de frases nos solos de ambos os guitarristas, mapeamos as diversas escolhas melódicas utilizadas por eles, e utilizamos em situações de improvisação. Nos embasamos nos conceitos de referente e base do conhecimento de Jeff Pressing (1984, 1988, 1998), que atuaram como ferramentas facilitadoras na geração de material improvisado, permitindo o senso de continuidade, a partir da diminuição do processo de seleção e criação em tempo real, funcionando como otimizadores na produção de material durante a prática da improvisação musical. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Guitarra elétrica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Improvisação musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Allan Holdsworth |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Scott Henderson |
pt_BR |