dc.contributor.advisor |
Casemiro, Juliana Pereira |
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dc.contributor.author |
Penha, Raiane Silva da |
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dc.date.accessioned |
2024-08-09T11:52:28Z |
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dc.date.available |
2024-08-09T11:52:28Z |
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dc.date.issued |
2024-05-16 |
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dc.identifier.citation |
PENHA, Raiane Silva da. Cultivando em rede: educação popular, agroecologia e saúde em um território do Rio de Janeiro-RJ. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado em Segurança Alimentar e Nutricional) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14106 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Cultivando em rede: educação popular, agroecologia e saúde em um território do Rio de Janeiro-RJ |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cultivating in a network: popular education, agroecology and health in a territory of Rio de Janeiro-RJ |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Casemiro, Juliana Pereira |
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dc.contributor.referee |
Lisbôa, Célia Maria Patriarca |
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dc.contributor.referee |
Souza, Thais Salema Nogueira de |
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dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-graduação em Segurança Alimentar e Nutricional |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Segurança Alimentar e Nutricional |
pt_BR |
dc.subject.en |
Agroecology |
pt_BR |
dc.subject.en |
Popular Health Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Health of the Black Population |
pt_BR |
dc.subject.en |
Food and nutrition security |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The current context of complexity of health issues has required thinking about new health care strategies and the relationship between social indicators (intersections of gender and race/color) and food insecurity. The objective of this project was to understand the challenges and potential for promoting the Human Right to Adequate Food (DHAA) in an urban territory based on an agroecological experience developed with women in the city of Rio de Janeiro. This is a qualitative research, adopting data collection through the Focus Group and Participant Observation technique. Two Focus Group sessions were held
between the months of February and April 2024, with the following themes: (1) What is the Agroecological School? (2) Real Food, at School and in the Community! 21 people participated. In compliance with the precepts of research ethics, this project was submitted to the Research Ethics Committee of the Federal University of the State of Rio de Janeiro. During the analysis process, four categories emerged (1) “Some have it, others don’t have it”; (2) Plants for bathing, for seasoning and for nourishment; (3) “Mother went to work...” and (4) “We’re going to harvest up front”. It is concluded that it is necessary to develop
studies with an intersectional perspective related to the field of food and nutrition that dialogue with the territory, community leaders and residents and that reach the territories. The agroecological proposal is a counterpoint to the current social reality and for this it is necessary to build a plural movement that incorporates the anti-racist struggle through dialogue with urban agriculture. The products are presented as an article with contributions to debates on the topic of DHAA, Agroecology and Intersectionality and a notebook of activities developed at the Escola Popular de Agroecologia. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O contexto atual de complexidade das questões de saúde vem exigindo pensar em novas estratégias de atenção à saúde e a relação entre indicadores sociais (intersecções de gênero e raça/cor) e insegurança alimentar. O objetivo do estudo foi compreender os desafios e as potencialidades de uma experiência agroecológica desenvolvida com mulheres em território urbano visando a promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, adotando a coleta de dados através da técnica de Grupo Focal e Observação Participante. Foram realizadas duas sessões de Grupo Focal entre os meses de fevereiro e abril de 2024, tendo como temas: (1) O que é a Escolinha Agroecológica? (2) Comida de Verdade, na Escolinha e na Comunidade! Participaram 21 pessoas. Durante o processo de análise emergiram quatro categorias (1) “Uns têm, outros não tem”; (2) Plantas para banho, para tempero e para nutrir; (3) “A mãe foi trabalhar...” e (4) “A gente vai colher lá na frente”. Conclui-se que é necessário desenvolver estudos com o olhar interseccional relacionados ao campo da alimentação e nutrição que dialoguem com o território, lideranças comunitárias e moradores e que cheguem nos territórios. A proposta agroecológica é um contraponto à atual realidade social e para isso é necessário a construção de um movimento plural e que incorpore a luta antiracista a partir do diálogo com a agricultura urbana. Apresentam-se como produtos um artigo com contribuições aos debates acerca do tema DHAA, Agroecologia e Interseccionalidade e um caderno de atividades desenvolvidas na Escola Popular de Agroecologia. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Agroecologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Popular em Saúde |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Saúde da População Negra |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Segurança Alimentar e Nutricional |
pt_BR |
dc.subject.decs |
Análise Nutricional de População |
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