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Cultivando em rede: educação popular, agroecologia e saúde em um território do Rio de Janeiro-RJ

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dc.contributor.advisor Casemiro, Juliana Pereira
dc.contributor.author Penha, Raiane Silva da
dc.date.accessioned 2024-08-09T11:52:28Z
dc.date.available 2024-08-09T11:52:28Z
dc.date.issued 2024-05-16
dc.identifier.citation PENHA, Raiane Silva da. Cultivando em rede: educação popular, agroecologia e saúde em um território do Rio de Janeiro-RJ. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado em Segurança Alimentar e Nutricional) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14106
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Cultivando em rede: educação popular, agroecologia e saúde em um território do Rio de Janeiro-RJ pt_BR
dc.title.alternative Cultivating in a network: popular education, agroecology and health in a territory of Rio de Janeiro-RJ pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Casemiro, Juliana Pereira
dc.contributor.referee Lisbôa, Célia Maria Patriarca
dc.contributor.referee Souza, Thais Salema Nogueira de
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-graduação em Segurança Alimentar e Nutricional pt_BR
dc.subject.cnpq Segurança Alimentar e Nutricional pt_BR
dc.subject.en Agroecology pt_BR
dc.subject.en Popular Health Education pt_BR
dc.subject.en Health of the Black Population pt_BR
dc.subject.en Food and nutrition security pt_BR
dc.description.abstracten The current context of complexity of health issues has required thinking about new health care strategies and the relationship between social indicators (intersections of gender and race/color) and food insecurity. The objective of this project was to understand the challenges and potential for promoting the Human Right to Adequate Food (DHAA) in an urban territory based on an agroecological experience developed with women in the city of Rio de Janeiro. This is a qualitative research, adopting data collection through the Focus Group and Participant Observation technique. Two Focus Group sessions were held between the months of February and April 2024, with the following themes: (1) What is the Agroecological School? (2) Real Food, at School and in the Community! 21 people participated. In compliance with the precepts of research ethics, this project was submitted to the Research Ethics Committee of the Federal University of the State of Rio de Janeiro. During the analysis process, four categories emerged (1) “Some have it, others don’t have it”; (2) Plants for bathing, for seasoning and for nourishment; (3) “Mother went to work...” and (4) “We’re going to harvest up front”. It is concluded that it is necessary to develop studies with an intersectional perspective related to the field of food and nutrition that dialogue with the territory, community leaders and residents and that reach the territories. The agroecological proposal is a counterpoint to the current social reality and for this it is necessary to build a plural movement that incorporates the anti-racist struggle through dialogue with urban agriculture. The products are presented as an article with contributions to debates on the topic of DHAA, Agroecology and Intersectionality and a notebook of activities developed at the Escola Popular de Agroecologia. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O contexto atual de complexidade das questões de saúde vem exigindo pensar em novas estratégias de atenção à saúde e a relação entre indicadores sociais (intersecções de gênero e raça/cor) e insegurança alimentar. O objetivo do estudo foi compreender os desafios e as potencialidades de uma experiência agroecológica desenvolvida com mulheres em território urbano visando a promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, adotando a coleta de dados através da técnica de Grupo Focal e Observação Participante. Foram realizadas duas sessões de Grupo Focal entre os meses de fevereiro e abril de 2024, tendo como temas: (1) O que é a Escolinha Agroecológica? (2) Comida de Verdade, na Escolinha e na Comunidade! Participaram 21 pessoas. Durante o processo de análise emergiram quatro categorias (1) “Uns têm, outros não tem”; (2) Plantas para banho, para tempero e para nutrir; (3) “A mãe foi trabalhar...” e (4) “A gente vai colher lá na frente”. Conclui-se que é necessário desenvolver estudos com o olhar interseccional relacionados ao campo da alimentação e nutrição que dialoguem com o território, lideranças comunitárias e moradores e que cheguem nos territórios. A proposta agroecológica é um contraponto à atual realidade social e para isso é necessário a construção de um movimento plural e que incorpore a luta antiracista a partir do diálogo com a agricultura urbana. Apresentam-se como produtos um artigo com contribuições aos debates acerca do tema DHAA, Agroecologia e Interseccionalidade e um caderno de atividades desenvolvidas na Escola Popular de Agroecologia. pt_BR
dc.subject.pt Agroecologia pt_BR
dc.subject.pt Educação Popular em Saúde pt_BR
dc.subject.pt Saúde da População Negra pt_BR
dc.subject.pt Segurança Alimentar e Nutricional pt_BR
dc.subject.decs Análise Nutricional de População pt_BR


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