DSpace Repository

Explorando a molécula da água no ensino da matemática

Show simple item record

dc.contributor.author Gonçalves, Édira Castello Branco de Andrade pt_BR
dc.contributor.author Rainha, Marcelo Leonardo dos Santos pt_BR
dc.date.accessioned 2024-10-07T14:06:28Z
dc.date.available 2024-10-07T14:06:28Z
dc.date.issued (2024
dc.identifier.citation GONÇALVES, Édira Castello Branco de Andrade; RAINHA, Marcelo Leonardo dos Santos. Explorando a molécula da água no ensino da matemática. Rio de Janeiro: Ed. dos Autores, 2024. pt_BR
dc.identifier.isbn 978-65-01-14444-3 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14125
dc.format PDF/A pt_BR
dc.format.extent 99 p. pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.publisher Ed. dos Autores pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Explorando a molécula da água no ensino da matemática pt_BR
dc.type book pt_BR
dc.rights.license CC0 1.0 Universal pt_BR
dc.subject.cnpq Área: Ciências Exatas e da Terra. Subárea: Matemática pt_BR
dc.subject.en Water pt_BR
dc.subject.en Geometric figures pt_BR
dc.subject.en Golden ratio pt_BR
dc.subject.en Solubility pt_BR
dc.subject.en Graphs pt_BR
dc.description.abstractpt Ensinar é uma arte, e, arte envolve conhecimento, desenvolvimento, incentivo, comunicação e inspiração. Assim, um licenciado em matemática é responsável por promover em sua sala de aula o conhecimento da matemática em suas mais variadas vertentes, se comunicando com todos e promovendo a educação para todos. Água é vida e está presente em 70% da composição dos organismos vivos. Com o olhar matemático sobre a molécula da água, uma associação direta é com a figura geométrica que representa um triângulo, mas, com a visão filosófica da água, um dos quatro elementos da natureza, associa-se ao icosaedro. No olhar matemático, analisa-se os sólidos de Platão como figuras geométricas e, na visão filosófica se associa à geometria sagrada e, indiretamente à arte, saúde e arquitetura. Com esta perspectiva e a partir da estrutura da molécula da água, exploram-se práticas de ensino que conversam com a geometria, álgebra e grafologia, além de serem indicadas ferramentas associando à arte e geometria sagrada. Estarão sendo apresentadas quatro práticas de ensino envolvendo geometria, três explorando a proporção áurea e três vinculadas à função, além de atividade relacionada à teoria dos grafos. Foi possível observar um extenso universo matemático a ser explorado a partir da molécula de água nos diversos níveis de aprendizagem e como se torna rico o ensino desta ciência a partir de um referencial, inicialmente não associado a mesma. A diversidade em uma sala de aula é um fato, tanto na perspectiva intelectual quanto social, assim, promover atividades que aproximem o aluno do entendimento e interesse na ciência da matemática se torna relevante e urgente visando fortalecimento na formação de nossas crianças e jovens. pt_BR
dc.subject.pt Água pt_BR
dc.subject.pt Figuras geométricas pt_BR
dc.subject.pt Proporção áurea pt_BR
dc.subject.pt Solubilidade pt_BR
dc.subject.pt Grafos pt_BR
dc.publisher.department pt_BR
dc.publisher.program pt_BR
dc.contributor.affiliation UNIRIO - Centro de Ciências Exatas e Tecnologia - Escola de Matemática pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.local Rio de Janeiro pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|