dc.description.abstractpt |
Ensinar é uma arte, e, arte envolve conhecimento, desenvolvimento, incentivo, comunicação e inspiração. Assim, um licenciado em matemática é responsável por promover em sua sala de aula o conhecimento da matemática em suas mais variadas vertentes, se comunicando com todos e promovendo a educação para todos. Água é vida e está presente em 70% da composição dos organismos vivos. Com o olhar matemático sobre a molécula da água, uma associação direta é com a figura geométrica que representa um triângulo, mas, com a visão filosófica da água, um dos quatro elementos da natureza, associa-se ao icosaedro. No olhar matemático, analisa-se os sólidos de Platão como figuras geométricas e, na visão filosófica se associa à geometria sagrada e, indiretamente à arte, saúde e arquitetura. Com esta perspectiva e a partir da estrutura da molécula da água, exploram-se práticas de ensino que conversam com a geometria, álgebra e grafologia, além de serem indicadas ferramentas associando à arte e geometria sagrada. Estarão sendo apresentadas quatro práticas de ensino envolvendo geometria, três explorando a proporção áurea e três vinculadas à função, além de atividade relacionada à teoria dos grafos. Foi possível observar um extenso universo matemático a ser explorado a partir da molécula de água nos diversos níveis de aprendizagem e como se torna rico o ensino desta ciência a partir de um referencial, inicialmente não associado a mesma. A diversidade em uma sala de aula é um fato, tanto na perspectiva intelectual quanto social, assim, promover atividades que aproximem o aluno do entendimento e interesse na ciência da matemática se torna relevante e urgente visando fortalecimento na formação de nossas crianças e jovens. |
pt_BR |