DSpace Repository

NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA NEGRA: relações entre literatura, experiência e formação com crianças na educação infantil

Show simple item record

dc.contributor.advisor Sampaio, Carmen Sanches
dc.contributor.author Silva, Queiti Cristina Pereira da
dc.date.accessioned 2024-10-17T14:12:06Z
dc.date.available 2024-10-17T14:12:06Z
dc.date.issued 2023-08-23
dc.identifier.citation Silva, Queiti Cristina Pereira da. Narrativas de uma professora negra: relações entre literatura, experiência e formação com crianças na educação infantil. 2023. 118 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2023 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14131
dc.description.sponsorship N/A pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA NEGRA: relações entre literatura, experiência e formação com crianças na educação infantil pt_BR
dc.title.alternative NARRATIVES OF A BLACK TEACHER: relationships between literature, experience and training with children and early education. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Sampaio, Carmen Sanches
dc.contributor.referee Nunes, Maria Fernanda Rezende
dc.contributor.referee Baião, Jonê Carla
dc.contributor.referee Silva, Tiago Ribeiro da Silva
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.es Narrativas pt_BR
dc.subject.es Educación Infantil pt_BR
dc.subject.es Rutina escolar pt_BR
dc.subject.es Educación antirracista pt_BR
dc.subject.es Educación liberadora pt_BR
dc.description.abstractes La presente tesis de maestría investiga narrativamente experiencias vividas por la autora en el cotidiano de la favela como mujer negra, maestra de jardín de infantes que, en el encuentro con la literatura, reconoce su negritud y asume prácticas con la lectura literaria como centralidad de su propia práctica pedagógica. vivía con niños en edad preescolar, en la red pública municipal de Río de Janeiro. Esta investigación, una investigación narrativa, se enmarca en el campo de los estudios e investigaciones con la cotidianidad y asume una escritura en primera persona. Una opción relacionada con el compromiso ético-político de visibilizar las voces de las mujeres y niños negros que históricamente han sido colocados en un lugar de subalternidad y sumisión. Una experiencia de investigación comprometida con la autonomía, la autoría, la implicación y la participación efectiva de los niños a partir de una educación antirracista, transgresora y liberadora. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt A presente dissertação de mestrado pesquisa narrativamente experiências vivenciadas pela autora em um cotidiano de favela enquanto mulher negra, professora de educação infantil que, no encontro com a literatura, reconhece sua negritude e assume práticas com a leitura literária como centralidade da própria prática pedagógica vivida com crianças em idade pré-escolar, na rede pública municipal do Rio de Janeiro. Esta pesquisa, uma pesquisa narrativa, se inscreve no campo dos estudos e pesquisas com os cotidianos e assume uma escrita em primeira pessoa. Opção relacionada ao compromisso ético-político de visibilizar vozes de mulheres e crianças negras que historicamente foram postas em um lugar de subalternidade e submissão. Uma pesquisa experiência compromissada com a autonomia, autoria, envolvimento e participação efetiva das crianças a partir de uma educação antirracista, transgressora e libertadora. pt_BR
dc.subject.pt Narrativas pt_BR
dc.subject.pt Educação Infantil pt_BR
dc.subject.pt Cotidiano escolar pt_BR
dc.subject.pt Educação antirracista pt_BR
dc.subject.pt Educação libertadora pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|